Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma das coisas que mais chamou a atenção dos estrangeiros que vieram ao Brasil para a Copa do Mundo foi a fartura na mesa dos brasileiros. Mas ao mesmo tempo em que a comida chega fácil à mesa de alguns, falta na de outras pessoas. Mas além da desigualdade, é preciso discutir o já conhecido desperdício.
Basta parar e pensar: quantas toneladas de comida são jogadas no lixo diariamente por restaurantes, padarias e até mesmo na sua casa? Após ver de perto a pobreza em países como a Colômbia, o Taiti e países do sudeste asiático, o ambientalista e mestre em desenvolvimento sustentável Baptiste Dubanchet quis fazer um alerta à sociedade. Para isso, decidiu pedalar quase 5 mil quilômetros, de Paris a Varsóvia, alimentando-se apenas com produtos que foram descartados, numa ação intitulada La Faim du Monde (“A fome do mundo”, em português).
Francês nascido em Tours, na parte central da França, o ambientalista pedalou cerca de 60 km por dia e, a cada cidade em que chegava, buscava abrigo por meio do site CouchSurfing e saía em busca de alimento em restaurantes e padarias da região. Ele não pagou por nada do que consumiu e, sempre que possível, ingeriu os alimentos crus, minimizando as emissões de carbono.
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=zLs3jzaeKyM”]
Segundo Baptiste, o local mais difícil para se conseguir alimentos foi na República Tcheca. Por lá, segundo ele, o consumo de alimentos descartados está muito atrelado aos moradores de rua, portanto, explicar aos donos dos estabelecimentos sobre o projeto geralmente era uma tentativa em vão. O ambientalista precisou passar por 50 locais até que conseguisse um pouco de pão velho em uma padaria.
Veja imagens da viagem de Baptiste abaixo:
Baptiste Dubanchet também foi a diversas escolas das cidades que visitou, explicando a crianças e jovens sobre o desperdício de comida e a importância das políticas de sustentabilidade de cada país. A viagem do ambientalista coincidiu com o Ano Contra o Desperdício de Comida, ação organizada pelo próprio Parlamento Europeu.
Todas as fotos © Baptiste Dubanchet
Publicidade
Desde antes de sua construção, a Usina de Belo Monte trouxe controvérsias e gerou resistência de grupos indígenas...
Deixar as ruas das cidades mais limpas é uma missão de todos nós. Mas, em tempos em que a humanidade não anda...
O Brasil possui uma das mais ricas faunas de todo o planeta. Entretanto, há animais em extinção em todos os biomas:...
Ninguém gosta de praia suja, nem mesmo a vida marinha. Entre os animais mais ameaçados por essa poluição estão...
Dois casarões históricos desabaram na cidade de Ouro Preto (MG) após um deslizamento de encosta na manhã dessa...
Pare tudo o que estiver fazendo e assista a este vídeo. Sabe aquele "tapa na cara" que você leva quando descobre...
Como já havíamos adiantado aqui no Hypeness, esta semana será de frio intenso ao redor do todo o Centro-Sul do...
A cada dia, uma nova planta ou animal entra para a lista de espécies em extinção. E isto é grave, pois estamos...
Quem passa de carro pela Rua Piracicaba em Palmeiras dos Tocantins (TO) vai ter que frear por um motivo inusitado: tem...