Sustentabilidade

Homem pedala milhares de quilômetros comendo alimentos do lixo para protestar contra o desperdício

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Uma das coisas que mais chamou a atenção dos estrangeiros que vieram ao Brasil para a Copa do Mundo foi a fartura na mesa dos brasileiros. Mas ao mesmo tempo em que a comida chega fácil à mesa de alguns, falta na de outras pessoas. Mas além da desigualdade, é preciso discutir o já conhecido desperdício.

Basta parar e pensar: quantas toneladas de comida são jogadas no lixo diariamente por restaurantes, padarias e até mesmo na sua casa? Após ver de perto a pobreza em países como a Colômbia, o Taiti e países do sudeste asiático, o ambientalista e mestre em desenvolvimento sustentável Baptiste Dubanchet quis fazer um alerta à sociedade. Para isso, decidiu pedalar quase 5 mil quilômetros, de Paris a Varsóvia, alimentando-se apenas com produtos que foram descartados, numa ação intitulada La Faim du Monde (“A fome do mundo”, em português).

Francês nascido em Tours, na parte central da França, o ambientalista pedalou cerca de 60 km por dia e, a cada cidade em que chegava, buscava abrigo por meio do site CouchSurfing e saía em busca de alimento em restaurantes e padarias da região. Ele não pagou por nada do que consumiu e, sempre que possível, ingeriu os alimentos crus, minimizando as emissões de carbono.

Segundo Baptiste, o local mais difícil para se conseguir alimentos foi na República Tcheca. Por lá, segundo ele, o consumo de alimentos descartados está muito atrelado aos moradores de rua, portanto, explicar aos donos dos estabelecimentos sobre o projeto geralmente era uma tentativa em vão. O ambientalista precisou passar por 50 locais até que conseguisse um pouco de pão velho em uma padaria.

Veja imagens da viagem de Baptiste abaixo:

La Faim du Monde

La Faim du Monde

La Faim du Monde

La Faim du Monde

La Faim du Monde

La Faim du Monde

La Faim du Monde

La Faim du Monde

La Faim du Monde

La Faim du Monde

La Faim du Monde

La Faim du Monde

Baptiste Dubanchet também foi a diversas escolas das cidades que visitou, explicando a crianças e jovens sobre o desperdício de comida e a importância das políticas de sustentabilidade de cada país. A viagem do ambientalista coincidiu com o Ano Contra o Desperdício de Comida, ação organizada pelo próprio Parlamento Europeu.

La Faim du Monde

La Faim du Monde

La Faim du Monde

La Faim du Monde

Todas as fotos © Baptiste Dubanchet

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O desrespeito do presidente da Vale aos mortos na tragédia de Brumadinho