Design

Projeto ajuda moradores de comunidades carentes na África a criar seus próprios sapatos

por: Vicente Carvalho

O acrônimo D.I.Y. é uma sigla em inglês para o termo “Do it yourself” e é usado quando podemos fazer ou construir alguma coisa sem ajuda de especialistas ou técnicos da área. Foi essa solução que o designer coreano Lee Jinyoung aplicou para o Klem Project, com a missão de colocar um par de sapatos nos pés de cada morador de Malawi, na África.

O projeto fornece material para que as pessoas facilmente façam seu próprio calçado com kits D.I.Y. que vêm com tecido (que o usuário pode moldar ao seu pé) e com um pedaço de pneu reciclado para fazer o solado.

klem-project-shoes-6

A ideia surgiu quando Lee e sua equipe foram gravar um episódio de “Design for Human”, de um programa de TV da SBS, no qual constataram, conversando com a comunidade local, que a maioria tem sub-empregos (ou não tem nenhum) que não recebe bem e que cerca de 40% das despesas vem de ajuda estrangeira, o que faz com que a população não tenha tempo para pensar em alguma atividade que possa render mais dinheiro. Por isso, a equipe verificou que a melhor maneira de ajudar seria encontrar materiais fornecidos pelos próprios nativos, para que se iniciasse um ciclo de venda que não fosse tão dependente de ajuda externa.

O Klem Project baseia-se, de certa forma, na missão dos já bastante conhecidos sapatos da marca TOMS, que assenta seu modelo de negócio do One for One, ou seja, a cada sapato vendido, eles doam um para uma criança descalça no mundo. Ao colocar os materiais necessários diretamente nas mãos do povo, o projeto permite que as pessoas façam os sapatos que precisam, que servem para os seus próprios pés e usos específicos.

Dá uma olhada no vídeo do projeto:

klem

klem2

klem3

klem-project-shoes-1

klem-project-shoes-2

klem-project-shoes-4

klem-project-shoes-5

klem-project-shoes-7

Post por Razões para Acreditar.

Publicidade


Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Artista cria camisetas para refletir sobre ‘estar bem, mesmo não estando’