Sustentabilidade

Jovens reaproveitam rolhas de cortiça para criar pranchas de surf estilosas e sustentáveis

por: Brunella Nunes

Reaproveitar materiais é um dos grandes desafios para evitar o desperdício e até mesmo poupar a natureza da geração de resíduos. A prática é colocada agora em diversos produtos, como as pranchas de surf feitas com rolhas de cortiça fabricadas pela empresa, de nome bem peculiar, Richpeoplethings (“Coisas-de-gente-rica”, em tradução livre”), em Murcia, na Espanha.

Como o esporte é inteiramente ligado à natureza, nada melhor do que uma matéria prima sustentável na hora de fazer as pranchas. A ideia partiu de dois jovens espanhóis que coletam e captam rolhas doadas por voluntários. Após serem separadas por tamanho e colocadas na forma correta, são fixadas com cera de abelha e resina de pinheiro, materiais menos impactantes do que os encontrados na indústria. E não é que o design vazado ficou bacana?!

A cortiça é altamente indicada para pranchas por conta de suas particularidades, visto que é impermeável, leve, elástica e adere bem ao surfista, proporcionando uma melhor performance sobre as águas. Segundo a Richpeoplethings, cerca de 2.500 toneladas de rolhas de cortiça são descartadas anualmente.

O produto é feito sob medida em diversos modelos através de encomenda no site oficial da empresa, que garante a entrega em até dois meses. E tem mais coisa boa: parte da produção é doada para projetos que incentivam o esporte.

Se liga nessa “maravilha da natureza”:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=D1iF8YqT8nE”]

prancha rolha

prancha-rolha2

prancha-rolha3

prancha-rolha4

prancha-rolha5

prancha-rolha6

prancha-rolha7

prancha-rolha8

prancha-rolha9

prancha-rolha10

prancha-rolha11

prancha-rolha12

prancha-rolha13

Fotos: Divulgação

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Emergência climática revela cadáveres ‘enterrados’ em geleiras