Viagem

7 lugares que provam que Zurique é uma das cidades mais inovadoras da Europa

por: Jaque_Barbosa

Você que acompanha o Hypeness, sabe que embarcamos nos últimos dias em uma viagem para descobrir o lado hype da Suíça. A ação, que ganhou o nome de #SWISSExperience, foi idealizado pela Agência Ptahx | mindGo’s, junto com a SWISS International Airlines, com apoio do Switzerland Tourism e, como podem imaginar, foi um sucesso.Cinco blogueiros brasileiros foram convidados para desbravar e trazer seus pontos de vista sobre diferentes cantos do país: nós do Hypeness, o Nômades Digitais, o Café Viagem, o Aprendiz de Viajante e o Viajar é Tudo de Bom.  Esse post é para contar para vocês um pouquinho das coisas incríveis que vimos por lá e para provar que a Suíça tem muito mais do que chocolates e relógios para oferecer.

Como nosso foco aqui no Hypeness é inovação e tendências, fomos escolhidos para explorar a principal cidade do país – Zurique. Apesar de já termos viajado bastante pela Europa, Zurique nunca tinha entrado no roteiro, mas essa cidade se revelou uma fantástica surpresa, e saímos de lá já pensando em quando poderemos voltar.

Zurique é uma cidade com pouco mais de 360 mil habitantes. Ela é cercada por água, e tem uma fantástica vista para os Alpes, que ficam cobertos de neve durante o ano todo. Mas além desses privilégios naturais, Zurique também é uma cidade moderna e vibrante. Ela abriga mais de 50 museus, mais de 100 galerias de arte, lojas de marcas internacionais, muitos talentos locais na área do design, uma gastronomia excelente, uma rede de transporte impecável, fantásticos vinhos, uma arquitetura que salta aos olhos (indo do clássico até o moderno), e uma vida noturna animada e extravagante. Tudo isso sem falar nos clichês: chocolates e queijos com uma qualidade difícil de encontrar em outros países pelo mundo.

Como você provavelmente já sabe bastante sobre os clichês do país, montamos uma lista com 10 motivos pelos quais Zurique é uma cidade muito mais moderna e trend do que você poderia imaginar. Fizemos uma compilação das coisas mais bacanas que vimos por lá. Confira:

1) IM VIADUKT…

viadukt

© Jaqueline Barbosa/Hypeness

Os arcos de um antigo viaduto, construído no século 19, foram transformados em um espaço cheio de lojas modernas, mercados e restaurantes. As 30 lojas escolhidas para ocuparem o espaço são marcas locais, pequenas e criativas, ao invés de grandes marcas. O governo oferece um preço mais acessível para o aluguel dos espaços e, em contrapartida, os donos precisam oferecer algo de volta para a cidade, que geralmente vem em forma da contratação de profissionais que não teriam tanto espaço no mercado de trabalho comum, como deficientes físicos, ou jovens que estão sem emprego.

zurique5

© Jaqueline Barbosa/Hypeness

Vai lá: Dammweg, Zurich West.

2) Clouds

zurique6

© Clouds

Se quiser ter uma vista panorâmica da cidade de Zurique, vá ao Clouds. É um restaurante/bar/café/bistrô, que fica no topo do edifício mais alto de Zurique, a 120 metros de altura. É o lugar perfeito para ver do alto o Lago Zurich, os Alpes e o pôr-do-sol na cidade. A comida é de ótima qualidade, o atendimento é cordial e o ambiente super moderno, com uma decoração de muito bom gosto.

zurique7

© Clouds

Vai lá: Maagplatz 5, Zurique.

3) Freitag

zurique11

© Freitag

Os irmãos suíços Daniel e Markus Freitagitas tiveram uma ideia: criar bolsas com materiais usados pois percebiam o desperdício de recursos do mercado de moda. Foi assim que escolheram as lonas de caminhão e cintos de segurança como material principal de suas criações. Hoje a Freitag é uma marca mega famosa aqui na Europa e possui dezenas de modelos de bolsas e carteiras. Dá para ter uma ideia no que passa na cabeça dos donos da marca ao criarem uma loja feita com 19 containers empilhados em Zurique. Inovação é o sobrenome da Freitag.

zurique15

Foto esquerda: © Emerson Viegas/Hypeness; Foto direita: © Freitag

Vai lá: Geroldstrasse 17, Zurique.

4) Hiltl

O restaurante vegetariano mais antigo da Europa fica em Zurique, e faz um sucesso impressionante. O espaço foi criado em 1888, por Ambrosius Hiltl, que teve um grave reumatismo, e que conseguiu se curar na clínica  Max Bircher-Benner, na qual todos os pacientes eram tratados com uma dieta vegetariana focada em alimentos crus. Sua doença foi curada, e assim ele, juntamente com sua esposa, resolveu criar esse espaço, que hoje é uma referência mundial em alimentação natural.

zurique8

© Hiltl

O restaurante nunca mais saiu das mãos da família Hiltl, e hoje continua o seu sucesso em Zurique, e em outras cidades da Europa. Lá é possível encontrar opções a la carte, e um buffet com uma variedade absurda de alimentos vegetarianos (muito diferentes de locais nos quais 70% da comida é salada), sucos e sobremesas, assim como uma loja que vende alimentos produzidos no local.

zurique10

© Hiltl

zurique22

© Jaqueline Barbosa/Hypeness

Eles recém-inaugaram também uma projeto de horta urbana, junto com o jardim botânico de Zurique, na qual têm plantado seus temperos e verduras em caixas que ficam na calçada do restaurante. Ah, e para completar a variedade, de noite o espaço se transforma em uma casa noturna.

Vai lá: Sihlstrasse 28, Zurique.

5) my3Dworld

zurique20

© my3Dworld

Essa start-up suíça é uma das pioneiras na arte de criar miniaturas de pessoas em 3D. Imagine uma cabine daquelas de onde você sai com uma foto instantânea, mas que em vez de retratos tira… miniaturas em 3D.

zurique21

© my3Dworld

Basta ficar alguns minutos fazendo pose para as máquinas de fotografia 3D, sendo captado da cabeça aos pés; depois os dados e detalhes da pessoa, como as cores da roupa, os cabelos, a pele ou as texturas, são processados por computador; e por fim, a “impressora 3D” libera um boneco com as mesmas feições do cliente.

Vai lá: Anchor Strasse 53, Zurique.

6) Les Halles

zurique16

© Jaqueline Barbosa/Hypeness

É um bar, um restaurante, um takeaway, um mercado de alimentos orgânicos, tudo isso junto e misturado num ambiente com muito barulho, com uma decoração excêntrica (você vai encontrar bicicletas penduradas pelo espaço, encanamentos expostos, muitos posters vintage, mobília antiga, espelhos, etc) e com uma comida excelente.

zurique18

© Jaqueline Barbosa/Hypeness

Construído numa garagem antiga, o espaço atrai centenas de locais e turistas para desfrutar de uma comida de qualidade, num ambiente descolado. A sensação é de ter visitado vários lugares em um só, e o espaço é uma ótima referência dos ambientes modernos e trends que você pode encontrar em Zurich West.

Vai lá: Pfingstweidstrasse 6, Zurique.

7) Orange Cinema

zurique1

© Orange Cinema

Um cinema a céu aberto, em frente ao lago. Esse é o Orange Cinema, um evento que acontece no verão na cidade (durante um mês), e que traz uma coleção de filmes especiais, assim como uma variedade de restaurantes. Os tickets são vendidos online, e é preciso ser rápido, pois eles são disputadíssimos. Dá para entender o porquê.

zurique2

© Orange Cinema

Vai lá: Zürichhorn, Zurique.

E então, se convenceu que Zurique merece um espaço no seu roteiro na próxima viagem à Europa? A gente tem certeza absoluta disso. Encerramos o post com um agradecimento especial à SWISS International Airlines, ao Switzerland Tourism e à Agência Ptahx | mindGo’s, que fizeram a #SWISSExperience possível.

Se quiser acompanhar mais detalhes dessa viagem, siga no Instagram as #SWISSExperience e #HypenessNaSuica.

Publicidade


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Comissários de bordo dão dicas para ter mais chances de conseguir upgrade para 1ª classe