Viagem

A caverna no Líbano que se transforma em cachoeira quando o gelo derrete

por: Eme Viegas

Imagine que uma pedra calcária antiga foi esculpida naturalmente ao longo de 160 milhões de anos pela água de degelo após o inverno. Este lugar existe e rende um cenário fascinante, chamado “Baatara Gorge Waterfall“, ou Gruta das Três Pontes, em Tannourine, no Líbano.

Caindo no abismo de 255 metros, na caverna de Pothole Baatara a cachoeira é alimentada pela água de degelo do Monte Líbano, emergindo durante a primavera no subsolo de Dalleh, na  cidade vizinha de Mgharet al-Ghaouaghir. Os fatos foram descobertos em 1988 durante um experimento com corante fluorescente, mas a espetacular cachoeira no pico do Monte Trail foi descoberta em 1952 pelo bio-espeleólogo francês Henri Coiffait, responsável pela expedição por cavidades naturais. 

Com bordas escorregadias e frágeis, pois podem entrar em colapso a qualquer instante, não é aconselhável as visitas turísticas a pé, embora sejam feitas. A verdade é que seria praticamente impossível estar próximo deste lugar e se recusar a vê-lo, então o ideal é ter muita cautela e não se empolgar com os “selfies”.

baatara7

baatara13

baatara8

baatara1

baatara5

baatara6

baatara4

baatara3

baatara2

baatara14

baatara12

Todas as fotos via

Publicidade


Eme Viegas
Trabalho com internet e meu escritório é na praia.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Tobago: florestas exuberantes e praias paradisíacas são alguns dos bons motivos para visitar a ilha