Criatividade

Como unir o mundo on e offline pode resultar em campanhas publicitárias incríveis

22 • 08 • 2014 às 10:01
Atualizada em 22 • 08 • 2014 às 11:01
Jaque_Barbosa
Jaque_Barbosa Poeira Estelar.

O crescimento da internet e a mudança nos hábitos de consumo trouxeram grandes desafios a muitas áreas e, particularmente, à publicidade. Hoje, para ser competitivo, não basta colocar um anúncio na TV, é preciso ir além. Não que a internet tenha “matado” a TV, como muitos diziam, mas uma boa campanha de publicidade sabe como interligá-las.

Assim surge o conceito de Cross Media (que em português literal significa “cruzamento de mídias”), que se refere à utilização de diversos canais de comunicação para chamar a atenção do leitor para uma campanha, entre televisão, rádio, outdoors ou internet. É a união do mundo on e offline para engajar as pessoas, que passam a poder falar de uma determinada marca ou produto tanto no Facebook e Twitter quanto no café da esquina.

Um bom exemplo de cross media – ou “comunicação 360 graus” – foi a campanha da Devassa, capaz de passar do mundo real para o virtual com o mesmo impacto e gerando um buzz que qualquer publicitário inveja. Para dar a conhecer a nova cerveja Devassa Bem Loura, foi lançado o teaser, que não era mais do que um pequeno filme veiculado na televisão, mostrando uma loura irreverente, sem no entanto revelar o seu rosto. No mesmo filme, os espectadores eram convidados a acessar um site.

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Quem ficava curioso pra descobrir o que escondia aquela loura, acessava o site e descobria uma fechadura, explicando que para abri-la era necessário fazer um tweet com a hashtag #bemmisteriosa. O buzz estava lançado: mais de 44 mil tuítes depois, a fechadura revelou Paris Hilton e a campanha passava à segunda fase, a “revelação”. No dia em que os usuários conseguiram abrir a fechadura, a campanha voltou à televisão e foi parar nas revistas e rádios, já acompanhada do rosto de Paris Hilton.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=ORxQI7AXki8″]

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A campanha atingiu números extraordinários (44.994 tuítes #bemmisteriosa, 1 milhão de views num só site – Paris Hilton Ad/Devassa Beer –, além de prêmios) e mostrou como o mistério e a ligação entre diferentes plataformas pode funcionar tão bem.

Mas não pense que basta uma boa ideia para ter sucesso neste mundo. É preciso saber executá-la e, para isso, é importante aprender. E por isso sugerimos a quem se interesse por esta área a Pós-Graduação em Marketing Digital da ESPM-Sul, em que uma das disciplinas é precisamente Cross Media, uma forma de atuar que as campanhas e ações de marketing estão usando cada vez mais.

Você pode saber mais sobre esse curso aqui, mas precisa correr, já que as inscrições terminam no próximo dia 25.

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Além da Pós-Graduação em Marketing Digital, a ESPM-Sul oferece outros cursos dentro do universo de construção de marca e marketing, como Branding, Ciências do Consumo Aplicadas, Master em Marketing Estratégico e Marketing Estratégico.

Você pode saber mais sobre tudo o que tem por lá neste link. E ainda fazer um tour virtual pela Escola aqui.

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