Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O crescimento da internet e a mudança nos hábitos de consumo trouxeram grandes desafios a muitas áreas e, particularmente, à publicidade. Hoje, para ser competitivo, não basta colocar um anúncio na TV, é preciso ir além. Não que a internet tenha “matado” a TV, como muitos diziam, mas uma boa campanha de publicidade sabe como interligá-las.
Assim surge o conceito de Cross Media (que em português literal significa “cruzamento de mídias”), que se refere à utilização de diversos canais de comunicação para chamar a atenção do leitor para uma campanha, entre televisão, rádio, outdoors ou internet. É a união do mundo on e offline para engajar as pessoas, que passam a poder falar de uma determinada marca ou produto tanto no Facebook e Twitter quanto no café da esquina.
Um bom exemplo de cross media – ou “comunicação 360 graus” – foi a campanha da Devassa, capaz de passar do mundo real para o virtual com o mesmo impacto e gerando um buzz que qualquer publicitário inveja. Para dar a conhecer a nova cerveja Devassa Bem Loura, foi lançado o teaser, que não era mais do que um pequeno filme veiculado na televisão, mostrando uma loura irreverente, sem no entanto revelar o seu rosto. No mesmo filme, os espectadores eram convidados a acessar um site.
Quem ficava curioso pra descobrir o que escondia aquela loura, acessava o site e descobria uma fechadura, explicando que para abri-la era necessário fazer um tweet com a hashtag #bemmisteriosa. O buzz estava lançado: mais de 44 mil tuítes depois, a fechadura revelou Paris Hilton e a campanha passava à segunda fase, a “revelação”. No dia em que os usuários conseguiram abrir a fechadura, a campanha voltou à televisão e foi parar nas revistas e rádios, já acompanhada do rosto de Paris Hilton.
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=ORxQI7AXki8″]
A campanha atingiu números extraordinários (44.994 tuítes #bemmisteriosa, 1 milhão de views num só site – Paris Hilton Ad/Devassa Beer –, além de prêmios) e mostrou como o mistério e a ligação entre diferentes plataformas pode funcionar tão bem.
Mas não pense que basta uma boa ideia para ter sucesso neste mundo. É preciso saber executá-la e, para isso, é importante aprender. E por isso sugerimos a quem se interesse por esta área a Pós-Graduação em Marketing Digital da ESPM-Sul, em que uma das disciplinas é precisamente Cross Media, uma forma de atuar que as campanhas e ações de marketing estão usando cada vez mais.
Você pode saber mais sobre esse curso aqui, mas precisa correr, já que as inscrições terminam no próximo dia 25.
Além da Pós-Graduação em Marketing Digital, a ESPM-Sul oferece outros cursos dentro do universo de construção de marca e marketing, como Branding, Ciências do Consumo Aplicadas, Master em Marketing Estratégico e Marketing Estratégico.
Você pode saber mais sobre tudo o que tem por lá neste link. E ainda fazer um tour virtual pela Escola aqui.
Publicidade
Um ouvido atento, um ombro amigo, olhos atentos a detalhes ou pés dispostos a caminhar lado a lado podem ser quase...
As câmeras de segurança foram desenvolvidas para flagrar e prevenir delitos. Mas, ainda bem, ela não flagra apenas...
Não é de hoje que a vodka Absolut se engaja no meio artístico, e para o lançamento do drink Absolut...
Quando pensamos em um vídeo caseiro, logo imaginamos algo mal filmado por uma câmera de um smartphone, sem...
Um pedido de casamento em rede nacional bombou na TV e na internet nessa última semana: Vitor Malacrida, um biólgo,...
Se o mundo real está te deixando para baixo, que tal uma visita a Grécia antiga, ou mesmo o Egito? A Ubisoft anunciou...
A quarentena é momento propício para usarmos a imaginação na cozinha, a fim de preencher tédio eventual e trazer...
Nós, brasileiros, estamos cansados de corrupção, leis abusivas, de violência e de impunidade. Mas não somos os...
Que o gin voltou com tudo para o coração da galera que ama bons drinks nós já sabemos. Agora, uma novidade chega...