Viagem

26 lojas de discos que todo amante de música iria adorar conhecer

por: Eme Viegas

Com a cultura dos discos voltando à tona com força total, a procura pelo material tem sido intensa. Mas, na verdade, as ‘bolachas’ nunca deixaram de existir, tornando-se itens de colecionador e aficionados por música. Os artistas, dos mais contemporâneos aos mais tradicionais, não fogem à tendência e sempre lançam uma versão LP de seus trabalhos, que acabam se tornando verdadeiras relíquias musicais, visto que não é em qualquer lugar que se encontram.

E nada melhor do que gigantescas lojas de discos para se vasculhar quando se viaja em busca daquele single ou LP que você procura há tempos. Nem sempre estes estabelecimentos são gigantes de espaço, mas sim de conteúdo, pois reúnem os mais diversos estilos. Enquanto isso, as lojas especializadas transbordam uma diversidade de artistas, raridades e lançamentos, sempre vendidos por alguém que sabe do que está falando e pode te ajudar a descobrir coisas novas.

Reunimos algumas das melhores lojas ao redor do mundo pra você conferir ao longo das suas viagens. Se liga:

1. Amoeba Music, em Los Angeles, Califórnia

A mundialmente famosa Amoeba Records faz jus à sua reputação. Com um estoque enorme e em constante renovação de mídias novas e usadas, você pode achar praticamente tudo o que procura por lá. Suas instalações gigantescas abrigam mais de um milhão de CD’s, vinis, cassetes, DVDs, Laser Discs, e mais.

2. 12 Tonar, em Reykjavik, Islândia

Assim como muitas lojas pequenas, a 12 Tonar também se destaca como gravadora de bandas da Islândia. Apesar de não ser muito impressionante em tamanho, é incrivelmente influente e serve como ponto de encontro para músicos talentosos, como Björk e Sigur Rós.

3. Aquarius Records, em San Francisco, Califórnia

A Aquarius Records tem sido um baluarte da cena musical de São Francisco desde os anos 70, fazendo dela uma das lojas com maior longevidade dos EUA. Ela tem um vasto estoque, mas é mais conhecida por seu grande acervo de Psicodelia, Metal e drone.

4. Tower Records, em Tóquio, Japão

Para muitos, a Tower Records era ‘O’ lugar para se descobrir música. A Tower fechou em 2006 em todos os cantos, depois de 46 anos de existência. Quer dizer, em todo canto, menos em Tóquio! O Japão é conhecido por seu incrível estoque de discos, então as 12 filiais que ainda funcionam no país devem ser consideradas território sagrado.

5. Princeton Record Store, em Princeton, New Jersey

Considerado o “paraíso dos discos”, a loja de nome pouco – ou nada – criativo, Princeton Record Store Exchange vai direto ao ponto, reunindo álbuns a preços acessíveis de todos os gêneros para todos os fãs de música. Se você está à caça de raridades, esse é o lugar.

6. Spacehall, em Berlim, Alemanha

Não há como você começar a falar de Techno ou de House ou de Dub ou qualquer outro tipo de música eletrônica sem mencionar a Spacehall de Berlim. O belo design minimalista da loja combina com sua estética musical refinada e altamente estilosa.

7. The Thing, em Brooklyn, Nova York

O sonho dos dedilhadores: a The Thing, em Brooklyn, parece ser uma loja comum de discos usados…até que você vá à sala nos fundos e descubra pilhas e pilhas de discos. Muito de seu estoque não está nas melhores condições, mas isso nem tem relevância. Se você passar algumas horas por lá, com certeza garimpará algum ouro. E ao contrário de outros templos musicais de Nova York, como a Other Music, a Academy Records e a Kim’s, é de se duvidar que você ache outra loja como ela no planeta.

8. Waterloo Records, em Austin, Texas

Faz sentido que a ‘capital mundial da música ao vivo’ seja lar de uma loja de discos famosa por promover grandes shows em suas dependências. E melhor ainda, a Waterloo Records é uma baita loja na qual você pode se perder por horas.

9. Forever Young Records, em Grand Prairie, Texas

A Forever Young é tão gigantesca que está mais pra uma feira permanente do que pra uma loja de discos. Localizada no meio de Grand Prairie, Texas, a loja reforça o conceito de que para achar uma loja de discos incrível em qualquer lugar do mundo basta vasculhar bem.

10. Mabu Vinyl, na Cidade do Cabo, África do Sul

A Mabu Vinyl é uma loja estilosa na África do Sul. Abrangendo gêneros, mídias e décadas, esse belo estabelecimento tem algo pra todo mundo. Eles tem até uma seção só de zines musicais.

11. Pet Sounds, em Estocolmo, Suécia

Todo mundo sabe que a Suécia é atualmente o melhor lugar do mundo para música, então o fato de tanto Estocolmo como Gotenburgo serem picos fundamentais de lojas independentes é totalmente previsível, ainda assim é maravilhoso por demais. A Pet Sounds, na capital da nação, é possivelmente a melhor de todas, e até vira bar à noite.

12. Reckless Records, em Chicago, Illinois

Em Chicago não tem miséria de lojas de discos, mas a Reckless é uma das mais ativas da cidade. Depois de abrir em 1989, a loja se bifurcou em dois endereços, mas o melhor é ir à original na Broadway.

13. Mississippi Records, em Portland, Oregon

A Mississippi Records não é, nem de longe, a maior loja de discos de Portland – esse título vai para a Jackpot – mas é com certeza a mais interessante. A loja começou como uma gravadora especializada em música da Tailândia e da África Ocidental, mas hoje em dia comercializa vários tipos de música obscuras e interessantes, incluindo blues antigos, country e folk.

14. Grimey’s, em Nashville, Tennessee

Nashville é uma cidade de instituições e a Grimey’s não é exceção. É uma loja amada pelos habitantes da cidade, e rola uma vibe meio familiar. Se você der sorte, pode até visitar a loja ao mesmo tempo em que outros residentes locais, como Taylor Swift e Ke$ha.

15. Fetus Electric em Minneapolis, Minnesota

A Electric Fetus tem um nome bizarro, mas é a melhor loja de discos independentes para fãs de música no Meio-Oeste estadunidense.

16. Rough Trade East, em Londres, Inglaterra

Quando dizem que a Inglaterra inventou o punk rock, eles provavelmente estão falando da Rough Trade East. Incontáveis lendas já passaram por essas portas, e muitas tocaram dentro dela. As fotos e a memorabilia nessas paredes são itens de museu, fazendo dela uma peregrinação essencial para todos os fãs de música.

17. Exiles Records, em Buenos Aires, Argentina

Nem só de tango vive Buenos Aires. O número de lojas de música independentes na cidade rivaliza com a das maiores cidades dos Estados Unidos. Exiles Records especializa-se em todas as coisas indies e ainda representa com precisão a impressionante história musical argentina. A loja realmente poderia ser uma das melhores do continente.

18. Retroactivo Records, em Cidade do México, México

Existe desde 2004, tem por volta de 36 mil títulos constantemente, e só vende vinil. Enquanto algumas lojas começam como gravadoras, a Retroactivo está indo na direção contrária e planeja abrir um selo de relançamentos em um futuro próximo.

19. Flake Records, em Osaka, Japão

A terceira maior cidade do Japão é também uma das mais dinâmicas, e uma Meca para colecionadores de todo lugar do mundo. A Flake Records é um grande representante disso, conhecida por ser um baú do tesouro quando se trata de importados raros.

20. Souffle Continu, em Paris, França

A Souffle Continu é uma loja linda no coração de Paris com um nome que, traduzido livremente, quer dizer algo como ‘Fôlego Constante’. O estabelecimento, com um impressionante design modernista, armazena uma larga gama de artistas independentes do mundo todo, ao mesmo tempo em que promove e apoia artistas locais.

21. Keltainen Jäänsärkijä, em Helsínquia, Finlândia

A Keltainen Jäänsärkijä é uma loja eclética que prova que a Finlândia não é só Black Metal, e atualiza seu estoque regularmente com o que há de mais novo no rock e no pop.

22. Purple Records, em Seul, na Coreia do Sul

A Purple Records é especializada em música independente, e extremamente popular entre turistas que visitam a Coreia do Sul. Ela também fica a poucos minutos da Universidade de Hongik, então espere para se deparar com muitos universitários fuçando nas prateleiras.

23. Love Music, em Glasgow, Escócia

A Escócia pode ter inventado o indie pop, mas também aperfeiçoou sua comercialização. A Love Music é o nome mais bobo já dado para uma loja do tipo, mas não se engane: um olho atento poderia achar qualquer coisa lá dentro.

24. Piccadilly Records, em Manchester, Inglaterra

Piccadilly Records é ótima por muitas razões, mas o que poderia ser mais digno de nota é que é bem conhecida e respeitada por ter uma equipe realmente amigável. E olha que este último item pode ser ainda mais difícil do que encontrar aquele disco raro que você busca há anos.

25. Atom Heart, em Montreal, Quebec

Nos últimos anos, Montreal tem sido um grande destino para tudo que seja indie-electro-pop. A Atom Heart faz jus a essa reputação. Sua decoração europeia convida os clientes, mas a seleção bastante diversificada é o que os mantêm lá dentro.

26. Pushkinskaya 10, em São Petersburgo, Rússia

Ainda que a relação da Rússia com o punk rock não seja das melhores – alô, Pussy Riot! – é reconfortante saber que espaços como a Pushkinskaya 10 existem. Mais um centro artístico comunitário do que uma loja de discos propriamente dita, ela permite que jovens e adultos explorem interesses e ideias oriundas do underground.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Eme Viegas
Trabalho com internet e meu escritório é na praia.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Conheça a aparência original da Estátua da Liberdade antes de oxidar