Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Desde que somos apenas um brotinho, nossos pais já têm mil planos e ambições para nós. Acontece que pai e mãe, na prática, não decide nada por ninguém, mesmo que as crianças cresçam sem noção alguma sobre poder e liberdade de escolha. Pensando nisso, o grupo do Laboratório Hacker vai criar um livro infantil focado em política, o “Quem Manda Aqui?”, primeiro volume de uma série de livros com o tema.
O livro, voltado para crianças de 5 a 7 anos, vai traduzir em imagens e poucas palavras conceitos como Monarquia, Ditadura, Democracia, Desígnio Divino e Meritocracia, além de falar sobre formas de decisão como Voto e Consenso. Segundo um dos idealizadores do projeto, Pedro Markun, o livro colaborativo terá ainda a participação das próprias crianças para ser elaborado.
Serão quatro oficinas em diferentes regiões de São Paulo dedicadas a ideias de pais e filhos que participarão como autores. Na obra, personagens e situações serão representados em linguagens visuais como colagem, pintura, desenho, material utilizado posteriormente na produção editorial.
Entre os outros projetos bacanas já realizados por eles, Pedro citou alguns para o Hypeness: “faz um tempo que a gente vem explorando atividades para o público infantil que tentem explicar ou provocar uma reflexão política. A oficina de ‘Como fazer um projeto de lei?’ transforma as crianças em legisladores e coloca elas para pensar em soluções para problemas da cidade – que a gente escreve em forma de lei e encaminha para a Câmara Municipal”.
E por quê escolher as crianças? Pedro contou que os adultos têm dificuldades para visualizar soluções criativas, presos na realidade. “As crianças não têm essa limitação e são sempre capazes de imaginar outros futuros possíveis”, pontuou.
O projeto do livro arrecadou R$ 12.987 via financiamento coletivo, valor dedicado totalmente à causa e aos seus colaboradores, profissionais que serão remunerados. A obra infantil será publicada com Licença Livre (CC-BY) e ficará disponível gratuitamente para download.
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=hw9h664UgfY”]
O trabalho do Laboratório Hacker é composto por um grupo de hackers, ativistas, desenvolvedores, advogados, palhaços e acadêmicos que buscam novas maneiras de fazer política a partir das tecnologias digitais. O espaço esta aberto das 14h as 20hs para quem quiser aparecer, na rua Alfredo Maia, 506 – próximo ao metrô Armênia.
*Fotos cedidas gentilmente pela equipe Laboratório Hacker
Agradecimentos: Pedro Markun, Larissa Ribeiro e Raul Duarte
Publicidade
O diretor do estúdio de criação FIELD, Markus Wendt, viajou até as Ilhas Canário para fazer ao mundo uma pergunta:...
Há pouco mais de 20 anos, quem descia a Rua Sumidouro em direção à Marginal Pinheiros se via obrigado a passar...
O modelo educacional vigente é tema recorrente de debates acalorados acerca do papel da escola na vida das pessoas,...
Difícil encontrar quem não goste de chocolate. Mesmo quem está controlando a dieta, seja por questões de saúde ou...
É o que se chama mesmo de “reinvenção da roda” – Loopwheels são rodas inovadoras que, com molas dentro,...
Em um banco comum, você paga suas contas e recebe o seu salário em unidades de dinheiro. Mas e se fosse possível...
Até o ano de 2013, era difícil encontrar no Brasil uma iniciativa semelhante aos grandes eventos criativos que...
Quais são os pontos que você analisa antes de escolher um hotel para se hospedar? O tamanho dos quartos, as...
Os robôs já tomaram conta das fábricas, mas nas ruas, ainda não são muito comuns. Ainda. A empresa australiana...