Inovação

Brasileiro é o primeiro latino-americano a ganhar o “Nobel de Matemática”

por: Redação Hypeness

Pela primeira vez na história, um latino americano conquistou a Medalha Fields, prêmio que é popularmente conhecido como o “Nobel da matemática“. O homenageado é o matemático brasileiro Artur Avila, de 35 anos, que recebeu a premiação esta semana, durante a abertura do Congresso Internacional de Matemáticos, em Seul, na Coreia do Sul.

O brasileiro é tido como um dos matemáticos mais relevantes de sua geração e vem sido cotado para o prêmio desde 2010. Para o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o prêmio é o mais importante já recebido por um pesquisador brasileiro, o que pode ajudar a colocar o país no mapa dos grandes centros de pesquisa do mundo.

A Medalha Fields é entregue a cada quatro anos para um mínimo de dois e um máximo de quatro pesquisadores. Cada vencedor conquista ainda 15 mil dólares canadenses (cerca de R$ 31 mil). Neste ano, além de Artur Avila, receberam o prêmio o canadense Manjul Bhargava, o austríaco Martin Hairer e a iraniana Maryam Mirzakhani (primeira mulher no mundo a receber o prêmio).

Artur Avila tem como linha de pesquisa os sistemas dinâmicos, estudos que têm como objetivo prever alterações em um sistema, como o surgimento de novas espécies animais e o desenvolvimento de epidemias. O pesquisador, que coleciona medalhas desde os 13 anos, quando conquistou o terceiro lugar na Olimpíada Brasileira de Matemática de 1992, trabalha no IMPA como pesquisador e é também o diretor de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França, em Paris.

Brasileiro ganha nobel da matemática

Foto © Felipe O’Neill

Brasileiro ganha nobel da matemática

Foto © Américo Mariano

Brasileiro ganha nobel da matemática

Foto © AFP

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Bolhas criam barreiras para interceptar plástico em rios de Amsterdã