Inovação

Num futuro próximo, você não vai mais precisar lavar louça

por: Redação Hypeness

Lavar a louça está entre as tarefas domésticas mais procrastinadas que existem. Há quem ache um verdadeiro martírio enfrentar a pia, ainda mais no frio. Mas aí que entra uma invenção que vai salvar a vida no lar: utensílios domésticos auto laváveis.

A ideia partiu do desafio Ekoportal 2035proposto pela Federação Sueca das Indústrias Florestais (Skogsindustrierna), com o intuito de desenvolver produtos com tecnologia inovadora, a partir da celulose extraída das árvores.

Foi então que o estúdio sueco de design Tomorrow Machine, em parceria com o Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo, criou o conceito de utensílios com revestimento superhidrofóbico (água) e oleofóbico (hidrocarbonetos), prometendo repelir quase que completamente todo o líquido, semelhante à folha de lótus. Através da nanotecnologia, cria-se uma barreira de ar em sua superfície, que repulsa água, óleo e outras sujeiras.

Com durabilidade, os utensílios também permitem poupar água, energia elétrica e dinheiro. Os criadores garantem que o produto será ecofriendly durante o processo de fabricação e ciclo de vida, pois não necessita de substâncias químicas e nem água. Por enquanto, ainda é um protótipo e requer mais estudos, mas já dá pra ir sonhando em não ter que lavar mais louça, olha só:

tomorrowmachine6

tomorrowmachine5

Entenda o conceito de uma superfície superhidrofóbica abaixo:

tomorrowmachine4

tomorrowmachine2

tomorrowmachine3

tomorrowmachine

Todas as fotos © Tomorrow Machine, Ultra-Ever Dry

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Feira vegana online é o que você precisava para mudar hábitos e ajudar o próximo