Arte

Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta Tributo a John Williams, com trilhas de filmes que marcaram o cinema

por: Jaque_Barbosa

Publicidade Anuncie

Quando nos perguntam se curtimos um determinado filme, pensamos no roteiro, nos personagens, às vezes, nos efeitos, outras vezes, na fotografia. Mas nem sempre percebemos que a trilha sonora nos transporta de tal forma para o universo do filme que nos deixa embalados e absorvidos pela história.

A importância da trilha sonora vai bem além de uma música de fundo para acompanhar as imagens. A trilha se integra com a história principal e conta outras histórias. Por isso, muitas foram as que marcaram o cinema, quase tanto quanto os filmes. Você pode até não se dar conta, mas a presença da trilha muda a experiência do expectador.

O que seria do aclamado “A Lista de Schindler” sem o piano do maestro John Williams, a melancolia de um violino ou a emoção do coro de crianças que canta na cena em que os nazistas destroem um gueto judeu? E quem não se lembra da histórica cena da bicicleta levantando voo no filme “E.T – O extraterrestre”? Nem é preciso fechar os olhos para recordar-se da trilha sonora que levou crianças e adultos às lágrimas.

John Williams tem 82 anos e parceria com cineastas de renome, entre os quais, Steven Spielberg, como nos dois filmes citados. Seu talento na composição já abocanhou cinco estatuetas do OSCAR e diversos outros prêmios. “Tubarão” (de 1975), “Guerra nas Estrelas” (de 1977), “Jurassic Park” (de 1993) ou a mais recente saga de “Harry Potter” (de 2001) são bons exemplos do legado do norte-americano.

A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) decidiu homenageá-lo com dois concertos, apoiados pela Vale, que prometem trazer de volta alguns clássicos do cinema, com um setlist que percorre o melhor da obra de Williams. A regência dos concertos fica por conta do maestro Roberto Minczuck, que assumiu o comando da OSB em 2005. O primeiro concerto acontece hoje, dia 30 de agosto, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e o segundo, amanhã, dia 31, na Sala São Paulo, na capital paulista.

OSB1

Acesse o site da Vale, parceira da OSB, para saber mais sobre o projeto e baixar trechos das trihas que farão parte da programação dos concertos.

OSB2

artigo-patrocinado

Publicidade Anuncie


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Acidente em número de acrobacia na tevê deixa audiência em pânico