Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O desperdício é um dos maiores males do mundo. Enquanto uns esbanjam fartura em seus pratos, outros almejam ter o que comer no dia seguinte. A triste estimativa é de que 1,3 bilhões de toneladas de alimentos vão parar no lixo anualmente, representando quase 40% da produção global.
Para reaproveitar a comida em bom estado jogada fora, e evitar o tal desperdício em quantidades absurdas, o inglês Adam Smith e a brasileira de nome gringo Johanna Hewitt, com a ajuda de amigos que se identificam com a causa, fundaram o projeto “The Real Junk Food” (em tradução livre, “a verdadeira comida junk, do lixo”).
E assim nasceu o café Pay As You Feel (em tradução livre, “Pague O Que Você Quiser”), instalado na cidade de Leeds, no norte da Inglaterra, desde o final de 2013, que utiliza apenas mantimentos que continuam bons para consumo e que iriam para o lixo. Como o nome indica, os clientes pagam o quanto quiserem ou acharem justo pelo que estão consumindo.
Ou seja, os responsáveis aproveitam não os alimentos que já foram jogados fora, mas que passaram do prazo de validade e ainda estão totalmente consumíveis, vindos de várias fontes, como supermercados, feiras, restaurantes, entre outros. Tendo isso em mãos, o cardápio varia diariamente, já que é elaborado exatamente com o que há no estoque. O casal também preza por refeições nutricionalmente variadas e equilibradas.
A iniciativa social e gastronômica já soma grandes feitos para a comunidade local, como uma ceia natalina para moradores sem-teto de Leeds. O café, que abriga até 30 pessoas, passou a abrir todos os dias da semana e conta com a ajuda de voluntários na equipe.
Ao todo, já foram servidas 4 mil refeições, que alimentaram cerca de 3 mil pessoas em Londres. No país, estima-se que mais de 15 milhões de toneladas de alimentos sejam descartados devido a segurança alimentar.
No Facebook, é possível encontrar maiores informações e acompanhar o projeto.
E se a gente trouxesse essa ideia incrível para o Brasil, você iria?
*Este post é um oferecimento da ”Heineken open your world“.
Publicidade
Unindo o rentável ao sustentável, a rede McDonald’s na Suécia decidiu transformar 55 lanchonetes em pontos de...
Eu fiquei tão empolgado quando ví essa inovação no Objetos de Desejo, eu corri para saber mais. Mesmo eu não...
Depois de contarmos a história de um bebê salvo pela tecnologia da impressão em 3D (aqui), hoje trazemos a de um...
Padrões, linhas e uma geometria impressionante compõe o trabalho do tatuador norte-americano Cassady Bell. Mandalas e...
O Pokémon Go! é um fenômeno cultural que, apesar de bastante identificado com certas culturas pop japonesas, tem...
Quando pensamos em uma escola do futuro, primeiramente nos vêm à cabeça computadores, telões, realidade virtual e...
A ideia de um mundo sem música é, para a maioria de nós, a definição de um pesadelo – que, para pessoas com...
A IKEA criou uma câmera reciclável feita de papelão do tamanho de um cartão de crédito que funciona com 2...
Atenção brasilienses fãs de pastel! No próximo mês acontece na cidade o primeiro festival totalmente dedicado a...