Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Depois da Copa do Mundo no Brasil, carnaval de 2 meses, 2014 é, também, ano de eleição. É hora de tirar a fantasia, vestir a camisa de cidadão e exigir seus direitos na política do nosso país.
Um grupo de jovens pensantes decidiu nos dar a possibilidade de acompanhar, de forma mais clara, o resultado final da apuração dos votos das urnas eletrônicas. Se não há transparência na urna, a possibilidade é fiscalizar o que vem depois.
A urna eletrônica brasileira existe há 17 anos e, ainda, não protege o sigilo do voto e permite a adulteração do resultado final sem deixar rastros, aumentando as chances de fraude. Apesar do que é divulgado, a urna eletrônica brasileira tem falhas gravíssimas de segurança. Ninguém da sociedade civil tem acesso aos detalhes de como os votos são contados pelo software da urna.
Antes de esperar por uma ideia genial onde a garantia do nosso voto seja 100% segura, Diego Aranha, professor da UNICAMP, desenvolveu um aplicativo que vai colocar na sua mão e na de todo cidadão o poder de fiscalizar e dar transparência às eleições.
Intitulado Você Fiscal, o app é um tipo de auditoria pública que vai verificar a totalização dos votos nas eleições brasileiras com a ajuda dos cidadãos. Funciona assim: qualquer eleitor fica permitido fiscalizar a urna em que votou, registrando a contagem ao fim da eleição para detectar fraudes através da amostragem colaborativa. Tudo gira em torno do Boletim da Urna (BU), saldo que toda urna imprime no final da votação com os totais para cada candidato naquela urna. Ao final da votação, às 17h00, o BU é fixado em local público, como a porta da seção eleitoral. É aí que entra a ação do Você Fiscal.
Com o aplicativo de celular, o eleitor tira foto do Boletim de Urna e envia para o Você Fiscal. À partir dos boletins de urna enviados, os computadores do projeto calculam por amostragem um resultado independente e comparam com o final do TSE. Quanto mais gente, melhor o resultado.
A eficiência do projeto desenvolvido por Diego Aranha está na comparação da foto que você tirou com a versão oficial dos Boletins de Urna publicados pelo TSE. Se a sua urna for extraviada/trocada/adulterada depois do fim da votação, o Você Fiscal detectará esta fraude.
O projeto foi lançado no Catarse e, em seis dias, já atingiu a meta de R$30 mil reais, que serão destinados para design e desenvolvimento do aplicativo para plataforma Android, produção de material de divulgação e assessoria de imprensa e envio de prêmios de recompensas.
A identidade visual e o design de telas já estão feitos e o grupo de jovens está começando a desenvolver o software de servidor que vai receber os Boletins de Urna enviados pelos usuários.
Dá uma olhada no vídeo de apresentação do Você Fiscal:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=tsMMi2Sq7uI”]
No ano de Copa do Mundo, este projeto promete ser o maior golaço de 2014! Para tirar dúvidas e saber mais detalhes dobre o Você Fiscal, clique aqui.
Publicidade
Se você pudesse se despedir das pessoas que ama antes de morrer, o que diria? Essa premissa foi o que motivou Nick...
Preocupar-se com a saúde dos seus animais de estimação não consiste apenas em manter as vacinas em dia e levá-los...
A Red Bull, lançou um novo formato de embalagem chamado Energy Shot. A nova embalagem é bem menor que a...
Essa é para aflorar a nostalgia de quem jogava muito videogame no fim dos anos 80 e começo dos 90: a Sega lançou...
O projeto da artista Christine Chin, Sentient Kitchen, faz uma perturbadora mistura entre tecnologia e biologia,...
Para fugir dos preços exorbitantes de algumas atividades nas cidades brasileiras que se preparam para receber a Copa...
Steve Johnson resolveu partilhar algumas constatações que teve em anos de trabalho e pesquisa, e compilou tudo nesse...
Eu acho muito bacana quando um designer dá uma nova vida a objetos que estavam ultrapassados. Normalmente nós...
Um ônibus chamado de ‘Meditation Om the Move’ está circulando pelas ruas de Londres oferecendo sessões gratuitas...