Inovação

Designer cria jogo que ajuda crianças isoladas em hospitais a interagir com outras de quartos vizinhos

13 • 08 • 2014 às 04:31
Atualizada em 13 • 08 • 2014 às 09:36
Vicente Carvalho
Vicente Carvalho Em busca da terra do nunca.

Permanecer isolado em um quarto de hospital não é das coisas mais agradáveis, mesmo que seja para o bem da nossa saúde. Imagine então o que isso representa para uma criança, que naturalmente adora o contato com outras crianças e adultos, mas que, em alguns casos específicos, tem de ficar totalmente isolada durante meses, para não correr o risco de contrair infecções ou doenças contagiosas.

Foi pensando nesse tipo de situação que o designer holandês Job Jansweijer, da Universidade Técnica de Delft (TU Delft), fez para seu projeto de graduação um brinquedo que consiste em peças fixadas em uma superfície plana, como a parede de vidro hospitalar, e que só pode ser jogado de forma colaborativa.

O KonneKt, assim batizado, funciona como um meio de interação entre pacientes que ficam hospedados em quartos vizinhos nos hospitais e ainda estimula habilidades sociais, como a cooperação, a negociação e o trabalho em equipe.

konnekt5

O jogo permite previnir o stress por ser bem lúdico e aprimorar a criatividade. Assim, as crianças se divertem montando desenhos de modo colaborativo, ainda que possa ser utilizado por todos aqueles que desejam interagir com outras pessoas, independente da idade e condição.

Dá uma olhada no funcionamento do projeto:

konnekt

konnekt2

konnekt3

konnekt4

konnekt6

whatis1

994450_1523641557868571_3245410567664538459_n

As primeiras peças do KonneKt foram feitas manualmente. Porém, devido ao grande sucesso do produto – que foi indicado a diversos prêmios de inovação – uma produção em larga escala já está sendo preparada para ser lançada ainda no segundo semestre deste ano.

Post por Razões para Acreditar.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness