Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Enquanto a polêmica em torno da criação de vias exclusivas para bicicletas em São Paulo ainda domina os noticiários, algumas regiões no mundo já viraram a página há muito tempo e se esmeram hoje em desenvolver soluções de infraestrutura cicloviária pra lá de incrementadas.
Confira o que há de mais moderno no mundo para privilegiar o estilo de vida do ciclista no espaço urbano, em mais uma imperdível Seleção Hypeness:
1. Cykelslangen (Copenhagen – Dinamarca)
Foto © Wired
Inaugurada em julho, a Cykelslangen, ou Caminho da Cobra, passa sobre o porto de Copenhagen. Com quatro metros de largura, 190 de comprimento e uma rampa de 30 metros, o trajeto é bidirecional e exclusivo para ciclistas e pedestres.
2) Shimanami Kaido (Japão)
Foto © Gaijin Pot
Ciclovia suspensa em Hiroshima, no Japão, com 60 km de extensão com vista para o mar. Lá mesmo você pode alugar a bike para passar o dia pedalando.
3) Hovenring (Holanda)
Foto © Viralstack
Rotatória suspensa para bicicletas localizada no cruzamento mais movimentado da cidade de Eindhoven. A infraestrutura permite que os ciclistas provenientes de quatro rotas distintas ingressem na rotatória por rampas e saiam em qualquer outra avenida, sem encontrar em nenhum momento os carros que circulam na via expressa que passa justamente abaixo.
4. De Groene Verbinding (Holanda)
Foto © The City Fix
Com 190 metros de extensão, a ponte foi construída para ligar Rotterdam a uma reserva natural e área de lazer de 600 hectares. Conhecida como Green Connection, a ponte é formada por uma malha de tubos que se conectam diagonalmente, criando uma forma oval.
5. Te Rewa Rewa Bridge (New Plymouth – Nova Zelândia)
Foto © Bike.de
A ponte para ciclistas e pedestres atravessa o rio Waiwhakaiho. Tem a forma das costelas de um esqueleto alinhada com o Monte Taranaki, montanha sagrada da região.
6. Zwolle (Holanda)
Foto via Gizmodo
Não é à toa que Zwolle, capital da província de Overijsseltem, ganhou o título de melhor cidade da Holanda para ciclistas. Todas as ruas são espaços pensados para os ciclistas, com destaque para os túneis, como esse da foto, com uma via de mão dupla para as bicicletas.
7. Peace Bridge (Calgary – Canadá)
Foto © Signé Genéve
Estendida sobre o rio Bow, a ponte exclusiva para pedestres e ciclistas é de concreto reforçado e aço. O vidro está no teto e guarda-corpos. São 126 m cruzando o rio, sem colunas ou vigas de sustentação.
8. Lugaritz-Morlans Commuter Tunnel – (Espanha)
Foto via Gizmodo
Com pouco mais de um quilômetro de comprimento, o que era um antigo túnel ferroviário se tornou o maior túnel do mundo voltado exclusivamente para bikes. O trajeto liga San Sebastian a Bilbao.
9. Donauradweg (Viena – Áustria)
Foto © Bereg
Conhecida como a ciclovia do Danúbio, ela atravessa os seguintes países: Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Bulgária, Moldávia, Ucrânia e Romênia. O trajeto percorre parques nacionais, campos, vilas, cidades medievais, mosteiros e igrejas seculares.
10. Don Burnett Bicycle-Pedestrian Bridge – (Cupertino – Califórnia – EUA)
Foto via Hypescience
Inaugurada em 2009, essa ponte estaiada também é conhecida como ponte Mary Avenue e serve para o trânsito de ciclistas e pedestres.
11. Williamsburg Bridge (Nova York – EUA)
Foto © Over the Bars
Vale muito a pena atravessar a ponte construída em 1903, que liga Manhattan ao Brooklyn. Há uma cabine exclusiva para ciclistas, passando por cima dos carros e do trem.
12. Heinenoord Tunnel (Rotterdam – Holanda)
Foto © Life on the Road
Trata-se de um túnel para ciclistas e pedestres que passa sob o rio Maas Oude, tornando possível a travessia entre as cidades de Heinenoord e Barendrecht.
13. Albertslund, Farum and Ballerup routes (Dinamarca)
As três highways já inauguradas fazem parte do projeto Cycle Super Highways, que pretende ligar 20 municípios até a capital, Copenhagen, por meio de 400 km de auto-estradas exclusivas para bikes. Londres, na Inglaterra, caminha na mesma direção.
14. Millennium Coastal Park (Llanelli – País de Gales)
Foto © Carmarthenshire
Trecho costeiro de 19 quilômetros no Estuário Burry que oferece uma trilha especialmente construída e livre de tráfego de carros seguindo o litoral. Anteriormente uma área de terrenos baldios industriais, o parque foi transformado em um tranquilo corredor ecológico que oferece vistas extraordinárias da Península de Gower.
15) Maastunnel (Rotterdam – Holanda)
Fotos © Inside
Criado em 1959 (!) o túnel permite que os ciclistas desçam com suas bikes por escadas rolantes e percorram as duas margens do canal Nieuwe Maas. Sim, 1959!
Publicidade
Não é tarefa das mais fáceis montar a programação para o carnaval de rua do Rio de Janeiro. A quantidade e...
Quantas autoras negras você já leu? Provavelmente, poucas. Quem fez o Enem este ano teve até um gostinho da obra de...
Então o inverno chegou e você não via a hora desse momento chegar. Apesar de não parecer, São Paulo também tem...
Dia dos namorados chegando e já tá batendo aquela dúvida de qual presente dar esse ano. Talvez os relacionamentos...
Alimentação saudável e livre de laticínios, carne e ovos entraram com tudo no mercado. Isso por que o número de...
Hoje é dia de Seleção Hypeness - vasculhamos a web atrás de fantasias criativas para você (ou para seu filho) sair...
É cada vez maior o número de pessoas que vem deixando de ver TV e se adaptando ao hábito de assinar canais no...
No dicionário, estático significa sem movimento; parado, imóvel. Ao pensar o conceito da existência humana e todos...
A Seleção Hypeness de hoje foca-se num problema importante do mundo moderno: a habitação. O aumento...