Seleção Hypeness

Seleção Hypeness: 15 soluções inovadoras que beneficiam o trajeto de bikes nas cidades

por: Paulo Moura

Enquanto a polêmica em torno da criação de vias exclusivas para bicicletas em São Paulo ainda domina os noticiários, algumas regiões no mundo já viraram a página há muito tempo e se esmeram hoje em desenvolver soluções de infraestrutura cicloviária pra lá de incrementadas.

Confira o que há de mais moderno no mundo para privilegiar o estilo de vida do ciclista no espaço urbano, em mais uma imperdível Seleção Hypeness:

1. Cykelslangen (Copenhagen – Dinamarca)

DSC_2031
Foto © Wired

Inaugurada em julho, a Cykelslangen, ou Caminho da Cobra, passa sobre o porto de Copenhagen. Com quatro metros de largura, 190 de comprimento e uma rampa de 30 metros, o trajeto é bidirecional e exclusivo para ciclistas e pedestres.

2) Shimanami Kaido (Japão)

Ciclo628
Foto © Gaijin Pot

Ciclovia suspensa em Hiroshima, no Japão, com 60 km de extensão com vista para o mar. Lá mesmo você pode alugar a bike para passar o dia pedalando.

3) Hovenring (Holanda)

ciclo1,5
Foto © Viralstack

Rotatória suspensa para bicicletas localizada no cruzamento mais movimentado da cidade de Eindhoven. A infraestrutura permite que os ciclistas provenientes de quatro rotas distintas ingressem na rotatória por rampas e saiam em qualquer outra avenida, sem encontrar em nenhum momento os carros que circulam na via expressa que passa justamente abaixo.

4. De Groene Verbinding (Holanda)

ciclo18
Foto © The City Fix

Com 190 metros de extensão, a ponte foi construída para ligar Rotterdam a uma reserva natural e área de lazer de 600 hectares. Conhecida como Green Connection, a ponte é formada por uma malha de tubos que se conectam diagonalmente, criando uma forma oval.

5. Te Rewa Rewa Bridge (New Plymouth – Nova Zelândia)

ciclo11
Foto © Bike.de

A ponte para ciclistas e pedestres atravessa o rio Waiwhakaiho. Tem a forma das costelas de um esqueleto alinhada com o Monte Taranaki, montanha sagrada da região.

6. Zwolle (Holanda)

ciclo10
Foto via Gizmodo

Não é à toa que Zwolle, capital da província de Overijsseltem, ganhou o título de melhor cidade da Holanda para ciclistas. Todas as ruas são espaços pensados para os ciclistas, com destaque para os túneis, como esse da foto,  com uma via de mão dupla para as bicicletas.

7. Peace Bridge (Calgary – Canadá)

ciclo17Foto © Signé Genéve

Estendida sobre o rio Bow, a ponte exclusiva para pedestres e ciclistas é de concreto reforçado e aço. O vidro está no teto e guarda-corpos. São 126 m cruzando o rio, sem colunas ou vigas de sustentação.

8. Lugaritz-Morlans Commuter Tunnel – (Espanha)

tunel de morlans
Foto via Gizmodo

Com pouco mais de um quilômetro de comprimento, o que era um antigo túnel ferroviário se tornou o maior túnel do mundo voltado exclusivamente para bikes. O trajeto liga San Sebastian a Bilbao.

9. Donauradweg (Viena – Áustria)

ciclo5Foto © Bereg

Conhecida como a ciclovia do Danúbio, ela atravessa os seguintes países: Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Bulgária, Moldávia, Ucrânia e Romênia. O trajeto percorre parques nacionais, campos, vilas, cidades medievais, mosteiros e igrejas seculares.

10. Don Burnett Bicycle-Pedestrian Bridge – (Cupertino – Califórnia – EUA)

ciclo6
Foto via Hypescience

Inaugurada em 2009, essa ponte estaiada também é conhecida como ponte Mary Avenue e serve para o trânsito de ciclistas e pedestres.

11. Williamsburg Bridge (Nova York – EUA)

dasda
Foto © Over the Bars

Vale muito a pena atravessar a ponte construída em 1903, que liga Manhattan ao Brooklyn. Há uma cabine exclusiva para ciclistas, passando por cima dos carros e do trem.

12. Heinenoord Tunnel (Rotterdam – Holanda)

SeBikes
Foto © Life on the Road

Trata-se de um túnel para ciclistas e pedestres que passa sob o rio Maas Oude, tornando possível a travessia entre as cidades de Heinenoord e Barendrecht.

13. Albertslund, Farum and Ballerup routes (Dinamarca)

Ursula
Foto © Ursula Bach

As três highways já inauguradas fazem parte do projeto Cycle Super Highways, que pretende ligar 20 municípios até a capital, Copenhagen, por meio de 400 km de auto-estradas exclusivas para bikes. Londres, na Inglaterra, caminha na mesma direção.

14. Millennium Coastal Park (Llanelli – País de Gales)

Mais1
Foto © Carmarthenshire

Trecho costeiro de 19 quilômetros no Estuário Burry que oferece uma trilha especialmente construída e livre de tráfego de carros seguindo o litoral. Anteriormente uma área de terrenos baldios industriais, o parque foi transformado em um tranquilo corredor ecológico que oferece vistas extraordinárias da Península de Gower.

15) Maastunnel (Rotterdam – Holanda)

netherlands-rotterdam-bike-going-down-escalator

netherlands-rotterdam-bike-entering-the-tunnel
Fotos © Inside

Criado em 1959 (!) o túnel permite que os ciclistas desçam com suas bikes por escadas rolantes e percorram as duas margens do canal Nieuwe Maas. Sim, 1959!

faixa-selecao-hypeness

Publicidade


Paulo Moura
Jornalista paulistano que adotou o Rio de Janeiro como casa. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa e é sócio-diretor da Agência VIRTA. Apreciador de cerveja, comida ogra, mar e tudo aquilo que combina ou remete a ele.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Bruna Marquezine posta foto da transição capilar e diz que cabelo ‘ficou curtinho’