Viagem

A pequena mas muito disputada ilha no lago Vitória, na África

por: Eme Viegas

Ela é bem pequena, talvez minúscula, cercada por um mar bem azul e rico em peixes, que devem representar um volume maior do que os 131 habitantes. Para quem olha de longe, acha que a ilha Migingo, no Lago Vitória – África Oriental – não vale nada, mas o espaço tem sido motivo de briga constante entre dois países vizinhos: Quênia e Uganda. Cada um faz suas devidas reclamações sobre posse de território, alegando que a ilha pertence ao seu lado. A tensão se espalha pelos pescadores, que precisam dar um jeito de dividir o espaço, garantir seus direitos e sua renda no final do mês.

Toda essa disputa começou em 2009, quando piratas começaram a saquear os bens locais, como dinheiro, motores de barco e, claro, os peixes Perca – maior protagonista da tensão toda, já que os mesmos provêm do rio Nilo, e são muito valiosos na região. De acordo com o mapa, a ilha é minimamente parte da fronteira com o Quênia, enquanto dentro de aproximados 500 metros da ilha estão as águas de Uganda. Ainda assim, a polícia exige que quenianos tenham licença para pescar no local e acompanha de perto a situação.

Depois de chegarem a um acordo, foi permitida a pesca por parte dos quenianos enquanto as autoridades de Uganda podem ter acesso aos alimentos e suprimentos médicos dos novos amigos. Ainda para gerir os possíveis conflitos, foi criada uma unidade de gestão neutra, que faz parte da infraestrutura da ilha de 2 mil metros quadrados, contando com cabanas, cinco bares, um salão de beleza, uma farmácia, bem como vários hotéis e numerosos bordéis. Depois da paz se estabelecer, Migingo tem se tornado um próspero centro comercial.

migingo14

migingo17

migingo16

migingo10

migingo7

migingo4

migingo9

migingo

migingo12

migingo11

migingo13

migingo3

migingo6

migingo17

migingo8

migingo2

migingo15

Todas as fotos © Andrew Mcleish

Publicidade


Eme Viegas
Trabalho com internet e meu escritório é na praia.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Casal dá a volta ao mundo com R$ 20 mil e inspira outros que têm o mesmo sonho