Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A contínua montagem na pré-abertura de uma grande exposição num prédio de 1904 não tira o brilho do evento. A partir do dia 9 de setembro, as portas do antigo Hospital Matarazzo, na rua Rio Claro, 190 – Bela Vista, em São Paulo, se abrem após 20 anos de silêncio. O motivo principal é a junção de mentes criativas numa exposição com 100 artistas nacionais e internacionais, chamada “Made By… Feito por Brasileiros“, onde cada um deles se entregou de corpo e alma, sem ganhar um centavo.
A data celebra não só a arte na cidade, mas marca o recomeço, a construção da memória futura do espaço que por muitos anos serviu para curar pessoas e dar à luz a outras. Para isso, o nome do complexo de 27 mil metros quadrados foi rebatizado para Cidade Matarazzo, que abrigará futuramente o chamado Centro de Criatividade, local onde se incluirão residências, cinemas, estúdios de produção para filmes, música e arte, espaços para exposições, áreas para desenvolver artesanato, moda e as inúmeras especialidades da culinária brasileira.
A mostra traz à tona as expressões artísticas de importantes nomes da cena contemporânea mundial, como Adel Abdessemed, Moataz Nasr, Jean-Michel Othoniel, Joana Vasconcelos, Francesca Woodman, Tony Oursler e Kenny Scharf, que ocuparão pavilhões, praças e corredores, ao lado de consagrados nomes da arte contemporânea brasileira, entre eles Tunga, Henrique Oliveira, Márcia e Beatriz Milhazes, Iran do Espírito Santo, Lygia Clark, Nuno Ramos e Vik Muniz.
Logo na entrada, uma instalação de Arne Quinze já nos convida a entrar no misterioso hospital desativado.
Idealizada por Alexandre Allard, que já patrocinou diversas exposições na França, de artistas como Mirò e Basquiat, a exposição visa valorizar ainda mais o potencial artístico da cidade e do país. “Há sete anos procuro um lugar como este. Queria um lugar onde todos na cidade pudessem se expressar. Isto que está aqui é um movimento, um processo dinâmico, porque tudo o que você vê aqui vai desaparecer. A energia por trás disso é o mais importante”, argumentou Allard durante a apresentação de mais um de seus ‘filhos’.
O curador Marc Pottier explicou a mostra como “uma invasão criativa onde cada artista faria uso dos espaços como quisesse”. “Temos muitas obras que são como um diálogo com o espaço”, conclui.
Entre os curadores de projetos especiais, Baixo Ribeiro, idealizador da galeria Choque Cultural, pontuou que tornar visível um lugar que estava invisível até então foi sua grande motivação para participar. “Quando pensamos em memória, lembramos de passado, mas estamos em busca da memória do futuro deste lugar. Imagino que o projeto não é só de arte, mas de mobilização, trazer as pessoas e formar uma nova memória”, declarou.
Vik Muniz
Sylvie Blocher
Cristoph Draeger
Rochelle Costi
Obs: água de reuso.
Kenny Scharf
Lucas Simões
Franck Scurti
Tony Oursler
Wang Du
Xavier Veilhan
Simon Watson e Xavier Veilhan
Vincent Rosenblatt
Maria Nepomuceno
Joana Vasconcelos
Daniel de Paula
Com um novo respingo de arte para a cidade, um novo rumo para um enorme e histórico espaço, a exposição “Made By…” tem entrada gratuita e estará aberta ao público a partir do dia 9 de setembro, com visitação até o dia 12 de outubro.
Exposição “Made by… Feito por Brasileiros” @ Cidade Matarazzo – de 9 de setembro à 12 de outubro
Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista
Terça- feira a Domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita
Todas as fotos © Brunella Nunes para o Hypeness
Publicidade
A estação da Lapa está localizada em um dos centros de ebulição de Salvador. O espaço serve de passagem para...
Museus e galerias são geralmente ambientados em um cubo branco. Das paredes ao público, essa é a cor que predomina...
Estranhamente, São Paulo acordou com uma manhã linda e quente de sol no dia 31 de agosto. Roupas separadas na noite...
Pra quem diz que não dá pra ser feliz sem dinheiro em São Paulo, te dizemos o contrário. O domingo de sol - muito...
Está cada vez mais difícil, ao longo das gerações, encontrar pessoas que não são tatuadas. As tatuagens...
Cada vez mais, o ambiente dos festivais mostra sua potência e importância para espalhar educação e cultura. Sendo...
Imagine a seguinte cena: um paredão de Boombox, aqueles enormes e antigos rádios toca-fitas; carros que conseguem...
Você daria o sangue pelo trono? Essa é exatamente a proposta da ativação do "Game of Thrones" em parceria com a...
O que é belo nos chama a atenção em todos os momentos da vida. Seja vendo algo lindo na rua, em nossa casa, ao ver...