Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
No último sábado (dia 13 de setembro) rolou no centro de São Paulo o festival CoCidade, evento com foco na expansão das antigas e novas ações de alguns grupos com projetos bacanas que necessitam de financiamento coletivo para dar continuidade ou fazer a ideia acontecer. Com feirinha gastronômica, uma expofeira com cerca de 50 projetos legais, música boa, gente bonita e engajada e atividades culturais, claro que a iniciativa tinha tudo pra dar certo. O Hypeness esteva lá e conta o que rolou de melhor.
O evento na Praça das Artes teve como base o debate sobre como transformar a cidade através da colaboração e do financiamento coletivo, a tecnologia e as redes sociais na formação do trabalho e o compartilhamento de experiências que dão certo numa metrópole tão grande. Para isso, o prefeito Fernando Haddad também compareceu para ouvir e contribuir com a troca de informações, que também envolvem políticas públicas e acesso à Secretaria Municipal de Cultura.
Quem também deu as caras por lá foi o senador Eduardo Suplicy, que durante o Sarau do Binho foi convidado a cantar Blowin’ In The Wind, de Bob Dylan, e Homem na Estrada, do Racionais MC’s. Claro que ele topou e a galera foi ao delírio, olha só:
[youtube_sc url=”http://youtu.be/8gFEj1UkzgQ”]
Entre a gastronomia, escolhemos o prato chamado Thai, com origem tailandesa, que leva arroz de jasmim, leite de coco, camarão, lula e pimenta das boas. Além disso, tinha hambúrguer, massas, falafel, paella, pudim e sorvetes, tudo em prol do prazer de comer bem com até 20 reais no bolso.
Nas mesinhas da expofeira, muitas ideias interessantes e transformadores, feitas com dedicação. Confira algumas delas abaixo:
O projeto Mil Orquídeas Marginais visa a plantação de mil flores às margens do poluído rio Tietê, o que daria outra cara ao local.
O Estúdio Entre é um projeto de arquitetura e urbanismo que busca interagir com as dinâmicas urbanas e sociais e, ao mesmo tempo, explorar novas técnicas e materialidades.
O Brinda Project (Brasil and India in Art) divulgou seu projeto de arte na rua, promovido pela Embaixada Brasileira na Índia, em que um artista brasileiro e um indiano misturaram seus estilos, traços, cores e diferentes visões sobre suas culturas, em pinturas de paredes e murais, espalhados pela capital indiana.
A Lote 42 é um editora focada não só no papel, mas também na web, que apoia escritores e ilustradores independentes em busca de um livro, blog, facebook, tumblr e etc. para chamar de seu.
A Benfeitoria é uma plataforma de mobilização para projetos de impacto. Segundo os próprios, é a primeira do mundo a misturar crowdfunding com outras modalidades de crowdsourcing sem cobrar comissão.
O projeto Compro de Quem Faz, encabeçado pelo Tanlup, apoia artesãos e artistas independentes do Brasil todo com o intuito de apoiar a sustentabilidade, o consumo consciente, o trabalho local e engrandecer o amor dos produtores.
Para os cervejeiros de plantão, o Social Beers é uma plataforma que faz seu sonho da cerveja própria acontecer. Sim, é um crowdfunding dedicado somente a produção de cervejas artesanais e especiais.
Poesias são o foco da galera do ZAP! Zona Autônoma da Palavra que promove campeonatos de poesia falada todo mês no Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.
O evento ainda contou com intervenções artísticas dos projetos: Pimp My Carroça, Jazz na Kombi e Chaiss na mala, Poetas Ambulantes, Coletivo Projetação, Ônibus Hacker, Festival BaixoCentro, GOÁRA, Efêmero Concreto, Cidades para Pessoas, Espaço Húmus e Escola de Rua.
Após às 18h, começaram-se os shows, com Zinho Trindade, Bloco Kaya na Gandaia e O Terno, enquanto a partir das 23h o centro foi tomado pela festa dos experts Calefação Tropicaos e VOODOOHOP.
A programação conta ainda com outras atividades espalhadas pela cidade. Entre os dias 16 e 18 de setembro, o Centro Cultural da Juventude (CCJ) recebe oficinas e bate-papos, das 18h às 21h, sobre espaços colaborativos e financiamento coletivo.
Confira a programação detalhada no site: http://www.cocidade.com.br.
Todas as fotos © Brunella Nunes para o Hypeness
Publicidade
Foi colocar o pé pra fora do avião para escutar as batidas do Olodum. Na entrada do saguão, as famosas baianas me...
Já faz tempo que as pessoas não buscam mais beber somente pelos efeitos do álcool. Cada dia mais, vemos lançar...
Muito se engana quem acha que a vida de um(a) nerd é pacata. Ao longo do ano, a agenda fica lotada de eventos como o...
Em um paraíso da arte e do design, a SP-Arte chega à 15ª edição mais uma vez ocupando a Bienal do Ibirapuera. De...
Considerada uma das exposições mais aguardadas do ano, as obras de Salvador Dalí finalmente desembarcaram no...
Paz, amor e sorvete. Foi com esse lema na cabeça que dois caras se juntaram para abrir uma sorveteria em um posto de...
Eram pouco mais de 7h da manhã do sábado, dia 10 de fevereiro, quando alguns foliões começavam a chegar na rua em...
Enquanto muitas pessoas ainda seguem na sala de jantar preocupadas em nascer e morrer, o Movimento Tropicalista bate na...
Após o sucesso estrondoso do sábado inaugural do Festival Rider #DáPraFazer, não pude deixar de me sentir...