Cobertura Hypeness

Confira o que rolou no festival CoCidade, evento de novas ações e ideias em São Paulo

por: Brunella Nunes

No último sábado (dia 13 de setembro) rolou no centro de São Paulo o festival CoCidade, evento com foco na expansão das antigas e novas ações de alguns grupos com projetos bacanas que necessitam de financiamento coletivo para dar continuidade ou fazer a ideia acontecer. Com feirinha gastronômica, uma expofeira com cerca de 50 projetos legais, música boa, gente bonita e engajada e atividades culturais, claro que a iniciativa tinha tudo pra dar certo. O Hypeness esteva lá e conta o que rolou de melhor.

O evento na Praça das Artes teve como base o debate sobre como transformar a cidade através da colaboração e do financiamento coletivo, a tecnologia e as redes sociais na formação do trabalho e o compartilhamento de experiências que dão certo numa metrópole tão grande. Para isso, o prefeito Fernando Haddad também compareceu para ouvir e contribuir com a troca de informações, que também envolvem políticas públicas e acesso à Secretaria Municipal de Cultura.

festivalcocidade

Quem também deu as caras por lá foi o senador Eduardo Suplicy, que durante o Sarau do Binho foi convidado a cantar Blowin’ In The Wind, de Bob Dylan, e Homem na Estrada, do Racionais MC’s. Claro que ele topou e a galera foi ao delírio, olha só:

Entre a gastronomia, escolhemos o prato chamado Thai, com origem tailandesa, que leva arroz de jasmim, leite de coco, camarão, lula e pimenta das boas. Além disso, tinha hambúrguer, massas, falafel, paella, pudim e sorvetes, tudo em prol do prazer de comer bem com até 20 reais no bolso.

festivalcocidade45

Nas mesinhas da expofeira, muitas ideias interessantes e transformadores, feitas com dedicação. Confira algumas delas abaixo:

O projeto Mil Orquídeas Marginais visa a plantação de mil flores às margens do poluído rio Tietê, o que daria outra cara ao local.

festivalcocidade18

O Estúdio Entre é um projeto de arquitetura e urbanismo que busca interagir com as dinâmicas urbanas e sociais e, ao mesmo tempo, explorar novas técnicas e materialidades.

festivalcocidade28

Brinda Project (Brasil and India in Art) divulgou seu projeto de arte na rua, promovido pela Embaixada Brasileira na Índia, em que um artista brasileiro e um indiano misturaram seus estilos, traços, cores e diferentes visões sobre suas culturas, em pinturas de paredes e murais, espalhados pela capital indiana.

festivalcocidade29

Lote 42 é um editora focada não só no papel, mas também na web, que apoia escritores e ilustradores independentes em busca de um livro, blog, facebook, tumblr e etc. para chamar de seu.

festivalcocidade30

A Benfeitoria é uma plataforma de mobilização para projetos de impacto. Segundo os próprios, é a primeira do mundo a misturar crowdfunding com outras modalidades de crowdsourcing sem cobrar comissão.

festivalcocidade34

O projeto Compro de Quem Faz, encabeçado pelo Tanlup, apoia artesãos e artistas independentes do Brasil todo com o intuito de apoiar a sustentabilidade, o consumo consciente, o trabalho local e engrandecer o amor dos produtores.

festivalcocidade38

Para os cervejeiros de plantão, o Social Beers é uma plataforma que faz seu sonho da cerveja própria acontecer. Sim, é um crowdfunding dedicado somente a produção de cervejas artesanais e especiais.

festivalcocidade43

festivalcocidade42

Poesias são o foco da galera do ZAP! Zona Autônoma da Palavra que promove campeonatos de poesia falada todo mês no Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.

festivalcocidade32

O evento ainda contou com intervenções artísticas dos projetos: Pimp My CarroçaJazz na Kombi e Chaiss na malaPoetas AmbulantesColetivo ProjetaçãoÔnibus HackerFestival BaixoCentroGOÁRAEfêmero Concreto, Cidades para PessoasEspaço Húmus  e Escola de Rua.

festivalcocidade39

festivalcocidade41

festivalcocidade40

festivalcocidade37

festivalcocidade24

festivalcocidade6

festivalcocidade5

festivalcocidade10

festivalcocidade8

festivalcocidade9

festivalcocidade11

festivalcocidade12

festivalcocidade7

festivalcocidade14

festivalcocidade13

festivalcocidade4

festivalcocidade27

festivalcocidade26

festivalcocidade3

festivalcocidade2

festivalcocidade23

festivalcocidade22

festivalcocidade21

festivalcocidade20

festivalcocidade15

festivalcocidade17

festivalcocidade16

festivalcocidade25

festivalcocidade44

festivalcocidade33

Após às 18h, começaram-se os shows, com Zinho TrindadeBloco Kaya na Gandaia e O Terno, enquanto a partir das 23h o centro foi tomado pela festa dos experts Calefação Tropicaos e VOODOOHOP.

A programação conta ainda com outras atividades espalhadas pela cidade. Entre os dias 16 e 18 de setembro, o Centro Cultural da Juventude (CCJ) recebe oficinas e bate-papos, das 18h às 21h, sobre espaços colaborativos e financiamento coletivo.

Confira a programação detalhada no site: http://www.cocidade.com.br.

Todas as fotos © Brunella Nunes para o Hypeness

coberturahype

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Esses buquês de flores gigantes de papel são a coisa mais linda que você vai ver hoje