No último sábado (dia 13 de setembro) rolou no centro de São Paulo o festival CoCidade, evento com foco na expansão das antigas e novas ações de alguns grupos com projetos bacanas que necessitam de financiamento coletivo para dar continuidade ou fazer a ideia acontecer. Com feirinha gastronômica, uma expofeira com cerca de 50 projetos legais, música boa, gente bonita e engajada e atividades culturais, claro que a iniciativa tinha tudo pra dar certo. O Hypeness esteva lá e conta o que rolou de melhor.
O evento na Praça das Artes teve como base o debate sobre como transformar a cidade através da colaboração e do financiamento coletivo, a tecnologia e as redes sociais na formação do trabalho e o compartilhamento de experiências que dão certo numa metrópole tão grande. Para isso, o prefeito Fernando Haddad também compareceu para ouvir e contribuir com a troca de informações, que também envolvem políticas públicas e acesso à Secretaria Municipal de Cultura.

Quem também deu as caras por lá foi o senador Eduardo Suplicy, que durante o Sarau do Binho foi convidado a cantar Blowin’ In The Wind, de Bob Dylan, e Homem na Estrada, do Racionais MC’s. Claro que ele topou e a galera foi ao delírio, olha só:
[youtube_sc url=”http://youtu.be/8gFEj1UkzgQ”]
Entre a gastronomia, escolhemos o prato chamado Thai, com origem tailandesa, que leva arroz de jasmim, leite de coco, camarão, lula e pimenta das boas. Além disso, tinha hambúrguer, massas, falafel, paella, pudim e sorvetes, tudo em prol do prazer de comer bem com até 20 reais no bolso.

Nas mesinhas da expofeira, muitas ideias interessantes e transformadores, feitas com dedicação. Confira algumas delas abaixo:
O projeto Mil Orquídeas Marginais visa a plantação de mil flores às margens do poluído rio Tietê, o que daria outra cara ao local.

O Estúdio Entre é um projeto de arquitetura e urbanismo que busca interagir com as dinâmicas urbanas e sociais e, ao mesmo tempo, explorar novas técnicas e materialidades.

O Brinda Project (Brasil and India in Art) divulgou seu projeto de arte na rua, promovido pela Embaixada Brasileira na Índia, em que um artista brasileiro e um indiano misturaram seus estilos, traços, cores e diferentes visões sobre suas culturas, em pinturas de paredes e murais, espalhados pela capital indiana.

A Lote 42 é um editora focada não só no papel, mas também na web, que apoia escritores e ilustradores independentes em busca de um livro, blog, facebook, tumblr e etc. para chamar de seu.

A Benfeitoria é uma plataforma de mobilização para projetos de impacto. Segundo os próprios, é a primeira do mundo a misturar crowdfunding com outras modalidades de crowdsourcing sem cobrar comissão.

O projeto Compro de Quem Faz, encabeçado pelo Tanlup, apoia artesãos e artistas independentes do Brasil todo com o intuito de apoiar a sustentabilidade, o consumo consciente, o trabalho local e engrandecer o amor dos produtores.

Para os cervejeiros de plantão, o Social Beers é uma plataforma que faz seu sonho da cerveja própria acontecer. Sim, é um crowdfunding dedicado somente a produção de cervejas artesanais e especiais.


Poesias são o foco da galera do ZAP! Zona Autônoma da Palavra que promove campeonatos de poesia falada todo mês no Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.

O evento ainda contou com intervenções artísticas dos projetos: Pimp My Carroça, Jazz na Kombi e Chaiss na mala, Poetas Ambulantes, Coletivo Projetação, Ônibus Hacker, Festival BaixoCentro, GOÁRA, Efêmero Concreto, Cidades para Pessoas, Espaço Húmus e Escola de Rua.






























Após às 18h, começaram-se os shows, com Zinho Trindade, Bloco Kaya na Gandaia e O Terno, enquanto a partir das 23h o centro foi tomado pela festa dos experts Calefação Tropicaos e VOODOOHOP.
A programação conta ainda com outras atividades espalhadas pela cidade. Entre os dias 16 e 18 de setembro, o Centro Cultural da Juventude (CCJ) recebe oficinas e bate-papos, das 18h às 21h, sobre espaços colaborativos e financiamento coletivo.
Confira a programação detalhada no site: http://www.cocidade.com.br.
Todas as fotos © Brunella Nunes para o Hypeness
