Cobertura Hypeness

Laerte ganha mostra em São Paulo sobre seus 40 anos de carreira

por: Brunella Nunes

A cartunista e ilustradora brasileira Laerte Coutinho ganhou uma retrospectiva de fôlego no Itaú Cultural, em São Paulo. Inaugurada no último dia 20, a Ocupação Laerte forma um labirinto recheado com deliciosas tirinhas, reunidas ao longo dos 40 anos de carreira, selecionadas por quem entende bem do assunto, o também quadrinista Rafael Coutinho, filho da artista, ao lado do cenógrafo Fred Teixeira.

Cerca de 2 mil trabalhos – entre eles, Piratas do Tietê, Os Gatos e Hugo – permeiam a mostra que, de fato, ocupa nossas mentes e arranca risadas, graças ao humor peculiar da autora para desenvolver seus quadrinhos e tiras com assuntos que vão desde o comportamento da sociedade até à política, com uma abordagem mais crítica e ácida.

Dos desenhos da infância e juventude – muito evoluídos, por sinal – ao movimento sindical e o ativismo atual por conta da discussão de gênero, Laerte carrega consigo uma personalidade única que não muda com o tempo.

ocup-laerte23

ocup-laerte22

ocup-laerte12

Atualmente com uma nova aparência física, a cartunista transexual não tem problema algum em discorrer sobre suas escolhas e seu novo estilo de vida, como uma mulher muito bem resolvida que se descobre a cada dia. “[a mudança] influencia de modo profundo o meu trabalho. Não é um processo acabado, toda hora tem novidade… vestidos novos, sapatos bonitos”, contou, durante a abertura da exposição, com muito bom humor e simpatia, revelando até mesmo o batom que usa quando foi disparada a pergunta.

Em relação ao trabalho, Laerte vive uma relação ambígua. Quando revisita aquilo que já foi feito, não se reconhece mais. “De alguma forma, a coisa que está feita é como se não fosse mais minha. Perdi a subjetividade que eu tinha quando estava fazendo. Olho o trabalho e é como se fosse de outra pessoa. Sei que é meu, mas acho que faria diferente”, revela a artista.

ocup-laerte7

ocup-laerte9

ocup-laerte15

ocup-laerte20

ocup-laerte28

ocup-laerte13

ocup-laerte11

ocup-laerte10

ocup-laerte2

ocup-laerte16

ocup-laerte3

ocup-laerte4

ocup-laerte6

ocup-laerte

ocup-laerte18

ocup-laerte17

ocup-laerte21

ocup-laerte8

ocup-laerte27

ocup-laerte26

ocup-laerte25

ocup-laerte24

ocup-laerte19

ocup-laerte14

ocup-laerte29

Seu blog, Manual do Minotauro, que inspirou a cenografia da mostra, traz tirinhas atuais, colocadas lá pela própria ilustradora. A sugestão do Hypeness é: entre no labirinto e deixe-se levar por este percurso que retrata não somente a trajetória de uma grande cartunista, mas de uma personagem que tem voz ativa em diversas camadas do país, ao longo de algumas gerações.

Ocupação Laerte @ Itaú Cultural – de 20 de setembro à 2 de novembro de 2014
Av. Paulista, 149 – Bela Vista – São Paulo
Horários: terça a sexta 9h às 20h; sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h.

Todas as fotos © Brunella Nunes para o Hypeness

coberturahype

Publicidade

Todas as fotos © Brunella Nunes para o Hypeness


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Sandy e Junior ganha exposição gratuita inédita em São Paulo