Inovação

Universidade instala estação pública de energia renovável que permite que todos carreguem seus gadgets

19 • 09 • 2014 às 06:20
Atualizada em 19 • 09 • 2014 às 09:05
Brunella Nunes
Brunella Nunes Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Todo mundo nessa vida já passou perrengues com a bateria do smartphone acabando, ainda mais depois que inventaram inúmeros apps que consumem boa parte da carga. Com a intenção de amenizar o stress e carregar tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis, a startup nova iorquina Volta Group instalou a primeira estação pública de energia renovável destinada aos gadgets.

Batizada de EnGo, foi colocada na Universidade de Webster em St. Louis, Missouri – EUA, com espaço para até 14 aparelhos, sendo 10 cabos, duas portas USB e dois carregadores sem fio. A estação sustentável é alimentada por meio de painéis solares e pisos de carga cinética que produzem eletricidade cada vez que alguém passa sobre eles. Não haverá nenhum custo para os alunos, professores e funcionários e a instalação terminará em breve, ainda no mês de setembro de 2014.

O investimento da universidade foi de 20 mil dólares, sendo que a EnGo também tem Wi-Fi gratuito e um telefone de emergência para o departamento de Segurança Pública da Universidade de Webster. A ideia do projeto é se expandir para outras cidades do Estados Unidos, seguindo os mesmos moldes.

Abaixo você pode conferir um vídeo sobre o funcionamento das estações EnGo. Que tal uma dessas pelas universidades brasileiras?

engo10

engo

engo11

engo5

engo3

engo9

engo12

engo4

engo8

engo7

engo6

Publicidade

Canais Especiais Hypeness