Fotografia

Fotógrafo retrata indígenas despejados pela expansão do Maracanã em série tocante

por: Redação Hypeness

No começo de 2013, a polícia carioca foi protagonista de um dos mais polêmicos atos do ano, ao forçar a retirada de um grupo indígena que ocupava um prédio próximo ao Maracanã. Pelo bem da Copa do Mundo, realizada este ano, a área deveria ser liberada para que os tratores e operários construíssem a extensão do grandioso estádio. Mas e os indígenas que ali estavam?

O fotógrafo Kim Badawi acompanhou os moradores da Aldeia Maracanã e retratou suas vidas em uma série de imagens tocantes. Em “Aldeia Maracana: Indians Vs FIFA“, o fotógrafo não registrou o conflito entre policiais e indígenas, mas a forma como ali vivam e buscavam, de alguma forma, preservar sua cultura.

Esses são alguns registros do que se pode chamar de ponto de resistência indígena em meio ao Rio de Janeiro e à cultura branca, imposta sem dó, sem piedade e com altas doses de spray de pimenta. Confira nas imagens:

indigenas-maracana1

indigenas-maracana2

indigenas-maracana4

indigenas-maracana5

indigenas-maracana6

indigenas-maracana7

indigenas-maracana8

indigenas-maracana9

indigenas-maracana11

indigenas-maracana12

Aldeia Maracanã, Indigenous, Indians, Native, Amazon, Peaceful, Protest, Stadium, Football, FIFA, World Cup, Fundação Darcy Ribeiro Darcy, culture, resistance, movement, urban,

indigenas-maracana14

indigenas-maracana15

Todas as fotos © Kim Badawi

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fotos mostram o antes e depois de áreas destruídas pelo fogo na Austrália