Inovação

Garoto de 15 anos inventa gadget que leva mais segurança para doentes de Alzheimer

por: Redação Hypeness

Mais de metade das pessoas que sofrem de Alzheimer têm o perigoso hábito de levantar da cama à noite e perambular pela casa ou até mesmo pela vizinhança. Distraídas e no escuro, elas correm grande risco de sofrer acidentes. Mas e se fosse possível alertar alguém responsável toda vez que essas pessoas se levantam à noite?

O avô de Kenneth Shinozuka, norte-americano de 15 anos, já colocou sua vida em risco algumas vezes ao sair sozinho à noite. Pensando nisso, o garoto decidiu criar um dispositivo que avisa, via smartphone, toda vez que o idoso coloca os pés no chão. O gadget, que fica preso ao pé ou na meia, consiste em um sensor de pressão conectado a um chip RFID. Dessa forma, assim que a pessoa coloca os pés no chão, o sensor é acionado, enviando uma mensagem ao celular da pessoa responsável por cuidar do idoso.

O garoto testou o protótipo construído durante seis meses com seu avô e o aparelho conseguiu detectar todas as vezes em que ele se levantou. Simples, de baixo custo e essencial para a segurança de quem tem Alzheimer, o projeto de Kenneth Shinozuka ficou entre os 15 finalistas do Google Science Fair.

Confira:

gadget-alzheimer1

gadget-alzheimer3

gadget-alzheimer4

gadget-alzheimer5

Conheça os demais projetos selecionados pelo concurso de ciência e inovação da Google clicando aqui.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Na hora do surfe, o que fazer com as chaves do carro? Empresa resolve esse problema universal