Inspiração

Saiba o que levou este professor universitário a decidir viver um ano em uma lixeira

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Ele morava em uma casa de 230 metros quadrados, mas agora passa as noites dormindo nos 3 metros quadrados de uma lixeira adaptada. O Dr. Jeff Wilson é professor de ciência ambiental na Universidade Huston-Tillotson, em Austin, Texas (EUA), e quer provar que é possível viver com menos e de forma sustentável.

A experiência foi chamada de The Dumpster Project (“Projeto Lixeira”, em português) e tem duração prevista de um ano. Nesse período, a casa-lixeira será adaptada de diversas formas e o professor pretende encontrar a configuração ideal de sua nova moradia. Localizada no próprio campus da universidade, a lixeira já ganhou algumas adaptações. Após ser completamente higienizada, a casa de Jeff Wilson ganhou um novo teto, com possibilidade de abertura, uma estação do tempo e um ar condicionado – sobreviver ao verão texano pode ser uma tarefa difícil, segundo ele.

Dentro da lixeira, há uma cama improvisada, alguns itens de decoração e seu guarda-roupa, que hoje consiste em quatro pares de calças, quatro camisas, três pares de sapatos, três chapéus e algumas gravatas-borboleta. A intenção é que nos próximos meses a lixeira ganhe um painel solar para produzir energia suficiente para um abajour e para o ar-condicionado, uma pia, um chuveiro e uma privada, que devem ser instalados do lado de fora da estrutura – por enquanto, ele utiliza os banheiros da universidade.

Segundo Jeff Wilson, o objetivo do projeto é provar que é possível criar opções de habitação sustentáveis e baratas. Finalizado o ano proposto pelo projeto, ele pretende viajar com sua casa-lixeira pelo país, dando palestras em escolas e universidades sobre a iniciativa. E provar de uma vez por todas, claro, que é possível ter uma vida plena com muito menos.

dumpster9

dumpster8

dumpster6

dumpster5

dumpster4

dumpster3

dumpster2

dumpster1

Todas as fotos © The Dumpster Project

Este projeto lembra um pouco o que o artista Gregory Kloehn está fazendo para auxiliar os moradores de rua. Como já contamos aqui no Hypeness, ele usa material reaproveitado para criar pequenas casas portáteis. Embora não haja toda a tecnologia e experimentação, como no caso do professor Jeff Wilson, esta é uma forma barata e simples que o artista encontrou para ajudar essas pessoas. Leia mais aqui.

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cartilha gratuita que ensina técnicas de bioconstrução é disponibilizada para download