Roteiro Hypeness

Conheça o esporte que mais cresce no Brasil e que já é a nova modalidade olímpica

por: Paulo Moura

Curiosamente, o segundo esporte mais praticado no mundo está ausente dos Jogos Olímpicos desde 1922. No Rio 2016, contudo, o rugby volta a ser uma modalidade olímpica e justamente no momento em que mais cresce no país. Vem ver o Roteiro Hypeness da semana.

Basicamente, o jogo é praticado em um campo retangular gramado, com dois postes e um travessão em formato de “H”, onde duas equipes disputam entre si quem consegue conduzir a bola até a linha de gol adversária. Contudo, graças a um inovador processo de profissionalização e popularização, a definição com cara de Wikipedia não soa mais estranha e distante para nós como há 15 anos.

rugby111

rugby88

rugby100

Estima-se que já exista no Brasil mais de 100 mil seguidores, mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas registrados. Os números não param de crescer e se devem a um planejamento de trabalho que raramente se vê por aqui em matéria de esporte. Agustin Danza, ‎CEO da CBRu (Confederação Brasileira de Rugby) conta que, atualmente, joga-se rugby em todas as regiões do país e o Campeonato Brasileiro da modalidade já conseguiu a proeza de atrair em média 4 mil pessoas por partida.

rugby33

rugby77

O investimento à longo prazo, sobretudo com trabalhos de capacitação e formação de atletas, é um dos trunfos para tentar construir uma história de sucesso como a do vôlei ou, mais recentemente, a do handebol feminino. A meta é brigar por medalhas com a seleção feminina a partir de 2020 e qualificar a seleção masculina para a Copa do Mundo de 2023.

rugby10000

111

rugby55

Como se pode deduzir a partir das metas destacadas acima, sim, as mulheres estão na frente em relação aos homens em termos de desempenho e reconhecimento internacional. Nossa seleção já está entre as dez melhores do mundo e briga para chegar no Top 6 na Rio 2016. “Esse reconhecimento nos permitiu sediar esse ano pela primeira vez uma etapa do Circuito Mundial de Rugby Feminino, o que esperamos que se repita no próximo ano”.

rugby0000000

Respeito, solidariedade, esforço e integridade. Esses são os valores que norteiam a prática do esporte que há muito tempo deixou para trás o paradigma de um esporte de elite. Prova disso, é o Instituto Rugby para Todos, que já impactou em seis anos de atuação mais 2 mil crianças e adolescentes na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo.

rugby000000

Fica, enfim, a dica para fazer um programa diferente nesse final de semana e acompanhar um jogo da rodada. Quem sabe você não se torna mais um seguidor e entusiasta do esporte?! Para dar um empurrão a mais, segue um infográfico com as principais características e regras:

rugby - info

(Crédito das Fotos: Fotojump/CBRu)

Publicidade


Paulo Moura
Jornalista paulistano que adotou o Rio de Janeiro como casa. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa e é sócio-diretor da Agência VIRTA. Apreciador de cerveja, comida ogra, mar e tudo aquilo que combina ou remete a ele.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Representatividade e apropriação cultural: as polêmicas da nova linha das Kardashian