Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Que São Paulo é um prato cheio para quem gosta de arte, nós não temos dúvidas. Com novos artistas surgindo a todo instante, programação cultural fervilhando e artistas consagrados de olho no Brasil, tem acontecido um boom de galerias de arte diferentes e exposições impressionantes na cidade.
Não dá pra saber ao certo se o interesse pela arte em si cresceu, mas o fato é que as pessoas têm buscado cada vez mais por lugares que tenham cultura em suas veias. No centro da cidade surgem novos espaços em prédios antigos, enquanto no eixo Pinheiros-Vila Madalena a cena continua firme e forte, com exposições em lugares inusitados.
Cada qual com sua especialidade, as galerias de arte nos brindam com novos talentos e olhares, trazendo um frescor à mais para a cidade que nunca dorme. Além de exposições, muitos dos espaços renovam constantemente sua programação, com workshops, oficinas, encontros e até mesmo shows, para se tornarem ainda mais atraentes e completos.
Confira nossa Seleção Hypeness da semana, feita para todos os gostos – mas antes vale confirmar se o espaço é aberto ou se funciona somente com visita agendada:
Num cantinho tímido da rua Fradique Coutinho está a recente galeria marcada pela arte contemporânea. Entre as missões do espaço moderno, estão apoiar e estimular artistas emergentes bem como explorar e promover múltiplas formas de expressão artística.
Como o nome propõe, a galeria fica num subsolo e está focada no conceito de “arte para todos”, na tentativa de levar o mercado de arte à parcela menos rica da sociedade.
3. Ponder70
Numa travessa na Paraíso, a casa conceito abriga um showroom de arte contemporânea. Todas as obras estão integradas ao ambiente, com a decoração inteiramente à venda.
Em plena praça Benedito Calixto, é de praxe o burburinho aos fins de semana. Numa das portas que a cercam está a Arterix, novo espaço de arte contemporânea com pinturas, gravuras, fotografias, objetos, entre outros.
O Bar Kabul sempre apoiou artistas e promoveu exposições. Daí resolveram reservar um ambiente só para isso, que acomoda semanalmente uma exposição nova, todas as quintas-feiras, com música ou performances artísticas.
6. Oma Galeria
Numa casinha antiga está instalada a galeria de arte contemporânea de São Bernardo do Campo. Entre os artistas que a representa está Thiago Toes (topo), que explora o universo e suas cores em obras surrealistas de encantar os olhos.
A galeria com visual cool e sofisticado de Taís Marin promove exposições fechadas para arquitetos, decoradores, colecionadores e outros curiosos, com o apoio de Emmanuelle Saeger. Galerista da Hotel Galeria – que em breve estará em novo endereço -, Manu está em cartaz na Ap.Art expondo pela primeira vez algumas de suas obras, até outubro de 2014.
A Galeria nuVEM reúne uma nova geração de promissores artistas dentro do cenário da arte contemporânea paulistana. Atualmente tem estreitado suas relações com a arte e a cultura oriental, trazendo diversos artistas para feiras e exposições no Brasil e estimulando o intercâmbio com os artistas brasileiros.
Mencionada como a primeira galeria de ilustração do Brasil, abriu suas portas ao público no final de 2013 e desde então promove a arte da ilustração e seus autores através de exposições regulares e eventos paralelos, como cursos e workshops relacionados à área.
10. Galeria TATO
A Galeria TATO é voltada para a produção de arte emergente. Em seu elenco, artistas que trabalham com diversas mídias e que guardam grande afinidade com as questões atuais da arte – experimental, livre e aguçada. Focada em obras que exploram grafismos, graffiti, cartoons e outros, representa alguns artistas interessantes, como Alex Romano.
11. Estúdio Lâmina
Num antigo prédio do centro da cidade, datado na década de 1940, está instalado o espaço de arte com o intuito de estimular a pesquisa em artes e divulgar o trabalho de novos artistas da cena contemporânea, criando um ambiente permanente de troca entre artes visuais, música, dança, circo contemporâneo, cinema, poesia, provocando novas narrativas para o debate de políticas públicas e culturais do centro e das margens de São Paulo.
12. White Cube
Filial da famosa galeria de Londres, a White Cube desembarcou em São Paulo para expandir o cenário da arte contemporânea a partir de dezembro de 2012. Instalado em um antigo depósito, o prédio paulistano traz artistas internacionais para expor.
13. Galeria Virgílio
A Galeria Virgílio é direcionada à produção de artistas jovens contemporâneos e artistas surgidos principalmente a partir dos anos 1980 que consolidaram presença no cenário da arte brasileira. O local na Vila Madalena divide espaço com o B_arco Centro Cultural.
14. Galeria Gravura Brasileira
Fundada em 1998, nasceu com a proposta de mostrar a gravura histórica e contemporânea em toda a sua diversidade com exposições temporárias e obras de acervo. Atualmente, a galeria diz ser o único espaço de exposições no país dedicado somente à gravura, com mais de cem exposições realizadas nos últimos 10 anos.
15. Coletivo Galeria
A Coletivo é daqueles espaços pequenos que borbulham. O local reúne arte contemporânea, artistas, atores, poetas e músicos, além de abrigar um bar.
16. Pivô
Em pleno edifício Copan, o PIVÔ é uma associação cultural sem fins lucrativos que promove atividades de experimentação artística no campo da arte, arquitetura, urbanismo e outras manifestações contemporâneas. A programação contempla exposições, projetos específicos, intervenções, até edições, cursos, debates e palestras, alternando projetos de concepção e produção própria e parcerias diversas.
17. Overground Art Studio Gallery
Próximo à Pinacoteca está o criativo estúdio de arte e galeria com o conceito de apresentar artistas emergentes e urbanos. Atualmente está em cartaz uma exposição com alguns nomes fortes no cenário: obras de Sliks e Pifo, sob curadoria de Zezão.
18. Galeria Garage
Focada em artistas novos e consagrados, a galeria conta com uma programação que vai além das exposições, com workshops, palestras, video-conferências e cursos.
19. DOC Galeria
A galeria e escritório de fotografia está focada no que é captado por lentes alheias. Além de exposições do ramo, o espaço realiza oficinas e encontros para os amantes de fotografia.
A Central uniu-se à galeria Ímpar por conta de suas semelhanças, dedicando-se à arte contemporânea. O idealizador Wagner Lungov, que atualmente é presidente da ABACT (Associação de Galerias de Arte Contemporânea), tem por objetivo formar um público novo e bem informado na arte de nossos dias.
21. Galeria FASS
Fundada pelo fotógrafo Pablo Di Giulio, difunde a importância cultural e histórica da fotografia. Em seu portfólio, porém, estão fotógrafos modernos como German Lorca e Voltaire Fraga.
22. Tag Gallery
Ocupando um espaço no centro da cidade, a Tag Gallery surgiu do antigo e descolado Tag and Juice, que era um mix de galeria e loja para bikes fixed gear – rebatizada como Juice Studio. Atualmente dedica-se ao desenvolvimento da Street Art em São Paulo e sua conexão com artistas de todo o mundo.
23. Galeria Contempo
Inaugurada há pouco mais de um ano, a Galeria Contempo reúne a nova arte contemporânea, abrigando telas, gravuras e fotografias assinadas por jovens e promissores talentos.
24. Casa Triângulo
Fundada em 1988, a Casa Triângulo é uma das galerias brasileiras mais importantes e respeitadas da cena de arte contemporânea e se destaca por desempenhar um papel crucial na construção e consolidação de carreiras de alguns dos artistas mais importantes na história recente da arte contemporânea brasileira, como o grafiteiro Nunca.
25. Galeria Fat Cap
Por sete meses em 2011, a galeria Fat Cap ocupava uma incrível casa abandonada na Vila Madalena. Após ser expulso pelo dono do imóvel, o grafiteiro Rafael Vaz atualmente abriga suas obras e de colegas da arte urbana na Vila Olímpia, num espaço dentro de um restaurante.
Todas as fotos:Reprodução/Facebook
Publicidade
Hoje volta a ser dia de Seleção Hypeness, uma oportunidade para compilarmos uma lista com os melhores itens,...
Seria impossível listar todos os redutos cariocas que têm samba correndo na veia, mas preparamos uma seleção de 11...
Embora tenha boas opções de centros culturais mantidos pela Prefeitura e pelo Governo, São Paulo tem reunido um...
Caio César é daquelas figuras bacanas de acompanhar nas redes sociais. O professor de geografia costuma compartilhar...
Quem são as pessoas que lhe vem à cabeça quando você pensa em tecnologia? Se você imaginou homens, brancos e...
Quem nos acompanha já sabe: terça-feira é dia de Seleção Hypeness, um espaço no qual varremos a web em busca...
O feminismo é uma palavra no singular que, na verdade, é bem plural. Tem vertentes para distintas necessidades (de...
Mais uma terça-feira, mais uma Seleção Hypeness. E esta é daquelas que nos dá vontade de fazer as malas hoje e...
Os espaços de coworking estão cada vez mais populares dentro e fora do país, basicamente por dois motivos:...