Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Que São Paulo é um prato cheio para quem gosta de arte, nós não temos dúvidas. Com novos artistas surgindo a todo instante, programação cultural fervilhando e artistas consagrados de olho no Brasil, tem acontecido um boom de galerias de arte diferentes e exposições impressionantes na cidade.
Não dá pra saber ao certo se o interesse pela arte em si cresceu, mas o fato é que as pessoas têm buscado cada vez mais por lugares que tenham cultura em suas veias. No centro da cidade surgem novos espaços em prédios antigos, enquanto no eixo Pinheiros-Vila Madalena a cena continua firme e forte, com exposições em lugares inusitados.
Cada qual com sua especialidade, as galerias de arte nos brindam com novos talentos e olhares, trazendo um frescor à mais para a cidade que nunca dorme. Além de exposições, muitos dos espaços renovam constantemente sua programação, com workshops, oficinas, encontros e até mesmo shows, para se tornarem ainda mais atraentes e completos.
Confira nossa Seleção Hypeness da semana, feita para todos os gostos – mas antes vale confirmar se o espaço é aberto ou se funciona somente com visita agendada:
Num cantinho tímido da rua Fradique Coutinho está a recente galeria marcada pela arte contemporânea. Entre as missões do espaço moderno, estão apoiar e estimular artistas emergentes bem como explorar e promover múltiplas formas de expressão artística.
Como o nome propõe, a galeria fica num subsolo e está focada no conceito de “arte para todos”, na tentativa de levar o mercado de arte à parcela menos rica da sociedade.
3. Ponder70
Numa travessa na Paraíso, a casa conceito abriga um showroom de arte contemporânea. Todas as obras estão integradas ao ambiente, com a decoração inteiramente à venda.
Em plena praça Benedito Calixto, é de praxe o burburinho aos fins de semana. Numa das portas que a cercam está a Arterix, novo espaço de arte contemporânea com pinturas, gravuras, fotografias, objetos, entre outros.
O Bar Kabul sempre apoiou artistas e promoveu exposições. Daí resolveram reservar um ambiente só para isso, que acomoda semanalmente uma exposição nova, todas as quintas-feiras, com música ou performances artísticas.
6. Oma Galeria
Numa casinha antiga está instalada a galeria de arte contemporânea de São Bernardo do Campo. Entre os artistas que a representa está Thiago Toes (topo), que explora o universo e suas cores em obras surrealistas de encantar os olhos.
A galeria com visual cool e sofisticado de Taís Marin promove exposições fechadas para arquitetos, decoradores, colecionadores e outros curiosos, com o apoio de Emmanuelle Saeger. Galerista da Hotel Galeria – que em breve estará em novo endereço -, Manu está em cartaz na Ap.Art expondo pela primeira vez algumas de suas obras, até outubro de 2014.
A Galeria nuVEM reúne uma nova geração de promissores artistas dentro do cenário da arte contemporânea paulistana. Atualmente tem estreitado suas relações com a arte e a cultura oriental, trazendo diversos artistas para feiras e exposições no Brasil e estimulando o intercâmbio com os artistas brasileiros.
Mencionada como a primeira galeria de ilustração do Brasil, abriu suas portas ao público no final de 2013 e desde então promove a arte da ilustração e seus autores através de exposições regulares e eventos paralelos, como cursos e workshops relacionados à área.
10. Galeria TATO
A Galeria TATO é voltada para a produção de arte emergente. Em seu elenco, artistas que trabalham com diversas mídias e que guardam grande afinidade com as questões atuais da arte – experimental, livre e aguçada. Focada em obras que exploram grafismos, graffiti, cartoons e outros, representa alguns artistas interessantes, como Alex Romano.
11. Estúdio Lâmina
Num antigo prédio do centro da cidade, datado na década de 1940, está instalado o espaço de arte com o intuito de estimular a pesquisa em artes e divulgar o trabalho de novos artistas da cena contemporânea, criando um ambiente permanente de troca entre artes visuais, música, dança, circo contemporâneo, cinema, poesia, provocando novas narrativas para o debate de políticas públicas e culturais do centro e das margens de São Paulo.
12. White Cube
Filial da famosa galeria de Londres, a White Cube desembarcou em São Paulo para expandir o cenário da arte contemporânea a partir de dezembro de 2012. Instalado em um antigo depósito, o prédio paulistano traz artistas internacionais para expor.
13. Galeria Virgílio
A Galeria Virgílio é direcionada à produção de artistas jovens contemporâneos e artistas surgidos principalmente a partir dos anos 1980 que consolidaram presença no cenário da arte brasileira. O local na Vila Madalena divide espaço com o B_arco Centro Cultural.
14. Galeria Gravura Brasileira
Fundada em 1998, nasceu com a proposta de mostrar a gravura histórica e contemporânea em toda a sua diversidade com exposições temporárias e obras de acervo. Atualmente, a galeria diz ser o único espaço de exposições no país dedicado somente à gravura, com mais de cem exposições realizadas nos últimos 10 anos.
15. Coletivo Galeria
A Coletivo é daqueles espaços pequenos que borbulham. O local reúne arte contemporânea, artistas, atores, poetas e músicos, além de abrigar um bar.
16. Pivô
Em pleno edifício Copan, o PIVÔ é uma associação cultural sem fins lucrativos que promove atividades de experimentação artística no campo da arte, arquitetura, urbanismo e outras manifestações contemporâneas. A programação contempla exposições, projetos específicos, intervenções, até edições, cursos, debates e palestras, alternando projetos de concepção e produção própria e parcerias diversas.
17. Overground Art Studio Gallery
Próximo à Pinacoteca está o criativo estúdio de arte e galeria com o conceito de apresentar artistas emergentes e urbanos. Atualmente está em cartaz uma exposição com alguns nomes fortes no cenário: obras de Sliks e Pifo, sob curadoria de Zezão.
18. Galeria Garage
Focada em artistas novos e consagrados, a galeria conta com uma programação que vai além das exposições, com workshops, palestras, video-conferências e cursos.
19. DOC Galeria
A galeria e escritório de fotografia está focada no que é captado por lentes alheias. Além de exposições do ramo, o espaço realiza oficinas e encontros para os amantes de fotografia.
A Central uniu-se à galeria Ímpar por conta de suas semelhanças, dedicando-se à arte contemporânea. O idealizador Wagner Lungov, que atualmente é presidente da ABACT (Associação de Galerias de Arte Contemporânea), tem por objetivo formar um público novo e bem informado na arte de nossos dias.
21. Galeria FASS
Fundada pelo fotógrafo Pablo Di Giulio, difunde a importância cultural e histórica da fotografia. Em seu portfólio, porém, estão fotógrafos modernos como German Lorca e Voltaire Fraga.
22. Tag Gallery
Ocupando um espaço no centro da cidade, a Tag Gallery surgiu do antigo e descolado Tag and Juice, que era um mix de galeria e loja para bikes fixed gear – rebatizada como Juice Studio. Atualmente dedica-se ao desenvolvimento da Street Art em São Paulo e sua conexão com artistas de todo o mundo.
23. Galeria Contempo
Inaugurada há pouco mais de um ano, a Galeria Contempo reúne a nova arte contemporânea, abrigando telas, gravuras e fotografias assinadas por jovens e promissores talentos.
24. Casa Triângulo
Fundada em 1988, a Casa Triângulo é uma das galerias brasileiras mais importantes e respeitadas da cena de arte contemporânea e se destaca por desempenhar um papel crucial na construção e consolidação de carreiras de alguns dos artistas mais importantes na história recente da arte contemporânea brasileira, como o grafiteiro Nunca.
25. Galeria Fat Cap
Por sete meses em 2011, a galeria Fat Cap ocupava uma incrível casa abandonada na Vila Madalena. Após ser expulso pelo dono do imóvel, o grafiteiro Rafael Vaz atualmente abriga suas obras e de colegas da arte urbana na Vila Olímpia, num espaço dentro de um restaurante.
Todas as fotos:Reprodução/Facebook
Publicidade
Carnaval é época de muita cor e brilho, mas não é por isso que vamos jogar fora toda nossa preocupação com o meio...
Todo mundo sabe que ir ao cinema vai além de assistir a um filme. Isso você faz em casa, na televisão ou no...
Em tempos em que medo, ódio e as incertezas sobre o futuro ultrapassam os limites aceitáveis, é normal que muitos de...
Os jardins verticais são tendência. Cidades como São Paulo - eternamente sofrendo com a pouca oferta de áreas...
Dia Internacional da Mulher, o 8 de março parecia estar destinado a homenagear o gênero feminino. Na data, nasceram...
Viajar é uma daquelas coisas essenciais da vida que caem bem em qualquer momento. Porém, por mais simples que o rolê...
Se tem uma coisa que se encontra em vasta quantidade e qualidade no YouTube são os canais de gastronomia. Nessa...
Num mundo até então dominado por homens, o graffiti e a arte urbana têm ganhado novos ares com as mulheres que...
Para muita gente, não basta a praia ser maravilhosa para passar o dia de pernas para o ar. Um vilarejo para dar uma...