Inspiração

Bola de futebol inovadora usa o jogo para gerar energia capaz de abastecer um vilarejo inteiro

Vicente Carvalho - 25/09/2014 | Atualizada em - 13/10/2014

Desde 2008, quatro alunos de Harvard vêm desenvolvendo e aprimorando uma bola de futebol diferente, que transforma a energia cinética do jogo em corrente elétrica, resultando em uma ferramenta potencialmente poderosa para trazer luz a regiões do mundo onde a rede elétrica é ainda pouco acessível.

A bola foi chamada de “Soccket” e tem um ímã que desliza para frente e para trás dentro de uma bobina de indução estabilizada, armazenando a energia gerada em um capacitor. Isso fez com que, nos testes iniciais, os responsáveis conseguissem gerar três horas de luz LED com um jogo de 15 minutos.

Eles acabaram desenvolvendo um protótipo totalmente macio, apenas um pouco mais pesado que uma bola de futebol oficial FIFA. Em 2011, percebendo o potencial do seu produto, os amigos fundaram a Uncharted Play, uma empresa para desenvolver e distribuir a Soccket e outros produtos. Nos últimos três anos, o quarteto fez da Soccket uma bola que não murcha, resistente à água e com uma capacidade mais elevada.

Eles levantaram com sucesso mais de meio milhão dólares em sites de crowdfunding, entre eles o Kickstarter, e decidiram ampliar sua produção, com o objetivo de fabricar pelo menos 50 mil bolas para distribuição no Brasil, Costa Rica, El Salvador, Honduras, México, Nigéria, África do Sul, Tanzânia e Estados Unidos.

O vídeo abaixo apresenta este produto que usa o poder mobilizador do futebol para mudar o mundo:

bola_interna

bola-energia-3

bola-energia-4

bola-energia-5

download

998526_566271246745576_1000988880_n

10269565_700442646661768_953842015088127049_n

10525658_753932811312751_7369834453736503669_n

10599403_756545271051505_8630676531634626868_n

victorwithkids

Para as 1,3 bilhões de pessoas sem acesso à luz elétrica, mesmo uma simples tecnologia como a Soccket, que ainda não é tão eficiente ou de alta capacidade como uma rede de energia, pode fazer uma grande diferença no estilo de vida dessas pessoas.

Todas as fotos da fanpage e site da Uncharted Play.

Publicidade


Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.

Warning: array_map(): Expected parameter 2 to be an array, bool given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 2

Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 11

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Argentina eliminada na esgrima é pedida em casamento nas Olimpíadas