Inspiração

Mosquito infectado por bactéria “do bem” promete ser alternativa para evitar contaminação por dengue

por: Redação Hypeness

Esqueça venenos ou técnicas mirabolantes: a mais recente tentativa para eliminar a Dengue consiste em liberar milhares de mosquitos Aedes aegypti por aí. A diferença é que, em vez de trazerem consigo o vírus da doença, eles são propositalmente contaminados com uma bactéria “do bem“, chamada Wolbachia. Trata-se do projeto Eliminate Dengue: Our Challenge (“Eliminar a Dengue: Nosso desafio”, em português), já implementado na Austrália, no Vietnã e na Indonésia.

A bactéria Wolbachia está presente em cerca de 60% dos insetos e, além de não causar mal algum ao ser humano, previne que o vírus da Dengue seja transmitido pelos mosquitos. A iniciativa, liderada pela Fundação Oswaldo Cruz, será feita na comunidade de Tubiacanga, um bairro na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.

Durante os próximos meses, serão liberados 10 mil mosquitos por semana em diferentes áreas do bairro e todo o processo será monitorado por um período de dois anos. O projeto será testado também nos bairros da Urca, Vila Valqueire e em Jurujuba, em Niterói.

Por ser uma bactéria natural e que é transmitida para novas gerações à medida que os mosquitos se reproduzem, essa estratégia é completamente auto sustentável e segura. Só em 2013, mais de 600 óbitos foram registrados devido à Dengue. O custo de um projeto como este é ínfimo se comparado o que é gasto com o tratamento de pessoas infectadas. Assista ao vídeo de apresentação do projeto:

dengue1

dengue2

dengue3

Fotos © Eliminate Dengue: Our Challenge

dengue4

dengue5

dengue6

dengue7

dengue8

dengue9

dengue10

Fotos © Fundação Oswaldo Cruz

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Internos da Fundação Casa estão na final de Olimpíada de Matemática