Inovação

Brasileira cria luminária inovadora que interage com o toque

Redação Hypeness - 30/10/2014

Você já deve ter visto aquelas caixas cheias de pinos que tomam a forma de qualquer coisa que você encosta. É comum encontrar o objeto decorando a sala da casa ou a mesa do escritório de alguém. E, ao se deparar com uma, é inevitável passar uns bons minutos criando desenhos tridimensionais nela.

 Esse brinquedo de adulto se chama Pin Art (ou Pinscreen). E foi inspirado nele que a designer brasileira Isabelle Verona desenvolveu a OPSIN. A OPSIN é uma luminária que permite às pessoas interagirem com sua luz. Ela tem a superfície coberta por pinos que, quando pressionados, se acendem. Como são muitos e muitos pinos, é possível criar formas desenhando nas próprias luzes do objeto.

O nome OPSIN foi retirado de um conjunto de proteínas encontrado na retina humana, responsável por absorver e transmitir a luz para o cérebro. De forma semelhante, os pinos absorvem o impulso mecânico e transmitem luz de volta para a pessoa.

A intensidade do brilho é proporcional à profundidade que os pinos são pressionados. Quanto mais fundo, mais brilhante. E quanto mais pinos acionados, maior a luminosidade da peça como um todo. Para apagar as luzes, a parte frontal deve ser apertada até o fundo da peça. Ou seja, se ela estiver pendurada, basta empurrá-la contra a parede para retornar à posição inicial.

O vídeo a seguir mostra de forma lúdica como a luminária funciona:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=09DCOvcwvdQ”]

luminaria11

luminaria10

luminaria01

luminaria02

luminaria08

luminaria09

luminaria07

luminaria03

luminaria06

luminaria12

Conheça a luminária que gera energia a partir da respiração humana.

Todas as fotos © Isabelle Verona

*Esse post é um oferecimento de “LG WebOS“.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Harvard oferece bolsas de estudo de até R$ 70 mil