Inovação

Cientistas criam dispositivo que deixa qualquer objeto invisível

por: Redação Hypeness

Ao que tudo indica, você não precisa de super poderes para tornar objetos invisíveis. Segundo um dispositivo recentemente criado por pesquisadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, qualquer coisa pode desaparecer – ou melhor, ser escondida – com o uso de materiais simples.Ao que tudo indica, você não precisa de super poderes para tornar objetos invisíveis. Segundo um dispositivo recentemente criado por pesquisadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, qualquer coisa pode desaparecer com o uso de materiais simples.

Com apenas quatro lentes e luz, os pesquisadores criaram um sistema tido como o primeiro dispositivo “tridimensional transmitindo invisibilidade multidirecional constantemente”, o que significa que as lentes são capazes de dobrar a luz, fazendo-a passar por um objeto como se ele não estivesse lá.

A explicação foi dada pelo professor de física da Universidade, John Howell. A partir de um determinado ponto entre as lentes

Os cientistas ressaltam que todos os materiais usados na criação do trabalho são baratos e facilmente encontrados. Ou seja, nada de bugigangas tecnológicas ou novos materiais desenvolvidos a preços exorbitantes.

“A ideia é pegar a luz e fazê-la passar por um objeto como se ele não estivesse lá. Nós encontramos uma maneira muito simples de fazer isso usando lentes”, afirma John Howell, professor de física da Universidade de Rochester em um vídeo sobre o experimento (no final deste texto).

Na prática, qualquer objeto colocado no ponto correto entre as lentes fica invisível. Isso acontece mesmo que o observador olhe diretamente para a aquele ponto. Os cálculos dos pesquisadores permitiram que distorções ópticas causadas pelas lentes fossem corrigidas.

De acordo com a pesquisa, o experimento é apenas limitado pelo tamanho das lentes. Basta manter as proporção de cálculo para criar um espaço invisível que poderia esconder coisas muito maiores do que uma régua (exemplo usado no vídeo).

Assista abaixo o vídeo de apresentação da pesquisa (em inglês):

Com apenas quatro lentes, focais e objetivas, e luz, os pesquisadores criaram um sistema, uma espécie de capa de invisibilidade, tido como o primeiro dispositivo “tridimensional transmitindo invisibilidade multidirecional constantemente”, o que significa que as lentes são capazes de dobrar a luz direcionada a elas, fazendo-a passar por um objeto como se o mesmo não estivesse lá.

A explicação foi dada pelo professor de física da universidade John Howell, que liderou o experimento junto com o estudante de pós graduação Joseph Choi. A partir de um determinado ponto entre as lentes, o objeto a ser visto fica oculto, técnica muito utilizada em camuflagens, que parecem perfeitas se vistas pelo lado “certo”, de frente para a imagem.

Os cientistas então fizeram cálculos para acertar o ponto ideal e determinar a distância entre as lentes, conseguindo encontrar uma fórmula onde o fundo do que é observado pelas lentes não se altera nem um pouco, independente do quanto se está longe ou perto da imagem observada. Os cálculos ópticos ainda precisam evoluir mais, segundo eles, para que possam ser utilizados em experimentos maiores e melhores.

O vídeo abaixo, em inglês, apresenta o processo da pesquisa. Olha só:

cloaking8

cloaking3

cloaking5

cloaking7

cloaking6

cloaking2

cloaking4

cloaking

Todas as fotos: Reprodução/Universidade de Rochester

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Google apresenta recurso de voz para pessoas com deficiência visual