Inspiração

Conheça o projeto que está levando arte para dentro de uma favela no RJ

por: Redacao_Hypeness

Publicidade Anuncie

Arte é vida. E através dela, as pessoas encontram conforto, alegria e autoestima, muitas vezes difíceis de achar em outras esferas do cotidiano. O que está acontecendo na favela de Santa Marta, Zona Sul do Rio de Janeiro, é um exemplo disso: um projeto que envolve moradores, artistas e voluntários pra renovar as fachadas das casas, muros e escadarias do morro, dando cor e uma nova vida a um espaço que merece atenção.

O projeto, chamado “Tudo de cor para você”, é liderado pelas Tintas Coral e começou há dois anos. De lá pra cá, mais de 270 imóveis foram pintados, incluindo espaços emblemáticos da favela, como a quadra de samba, a escadaria principal ou o local onde em 1996 Michael Jackson gravou o videoclipe de “They don’t care about us” (“Eles não ligam pra gente”, em tradução livre), que tem uma estátua do artista, além de uma vista deslumbrante sobre a cidade maravilhosa.

Muito graças a essa vista, ótima localização no centro da cidade e ao dinamismo de toda a comunidade, Santa Marta tem crescido em número de visitantes e turistas, o que só pode ter efeitos positivos, tanto na autoestima de quem vive lá, como nas condições econômicas de quem tem negócios no morro. O projeto de pintura da Tintas Coral dá o empurrão final, inserindo Santa Marta na rota de arte urbana do Rio.

E por falar em arte urbana, Swell, grafiteiro que vive no próprio morro, é um dos convidados para a ação mais recente do projeto, a pintura do muro de entrada da favela, que tem cerca de 30 metros de extensão por três de altura. Além de Swell, Mario Band’s, da Zona Norte da cidade, está intervindo com desenhos originais e traços característicos da sua arte, complementados com símbolos da comunidade.

CoralRJ1

O mais legal do projeto é que ele é feito em total parceria com os moradores e organizações da favela, que autorizam e participam de todas as ações. Um comitê foi criado em 2012 e, no início do ano seguinte, as pinturas começaram a sair do papel. Hoje já são centenas de casas, mas a ideia não é parar por aqui.

CoralRJ2

CoralRJ5

Swell, que está em destaque nesta nova ação, já fez outros trabalhos para o morro onde vive, como aquele que de 12 metros de extensão que em 2013 foi criado para ilustrar os principais pontos do morro, como a estátua do Michael Jackson, a vista do Cristo Redentor, as típicas brincadeiras das crianças locais e outros ícones culturais. O próprio Michael Jackson também foi retratado por Swell, em um dos espaços mais visitados do morro.

CoralRJ4

No mês passado, foi a vez da escadaria da entrada da comunidade ser transformada. Os coletivos NAVIU (Núcleo de Artes Visuais e Intervenções Urbanas) e SerHurbano foram convidados pela Tintas Coral e fizeram do local mais um espaço de arte para contemplação de moradores e visitantes do morro. Inspirados na vocação musical da favela Santa Marta, os artistas pintaram um desenho que valoriza a alegria e a relação dos moradores com a música.

CoralRJ3

O líder do projeto, Marcelo Abreu, diz que “Santa Marta foi escolhido pela Tintas Coral por ser fortemente reconhecido pela organização social e por seu pioneirismo em diversos projetos desenvolvidos no Rio de Janeiro” e reforça que o engajamento dos moradores do Santa Marta para a pintura das casas é fundamental: a intenção é de que o projeto seja uma realização coletiva. Por meio das cores, queremos cumprir nossa missão de contribuir para o aumento da autoestima das pessoas que ali vivem. Buscamos plantar a semente da preservação em cada lugar que passamos e, assim, mostrar o poder que as cores possuem”, diz Abreu.

Além da renovação das fachadas, os moradores têm a oportunidade de fazer cursos de capacitação na área de pintura, em conjunto com o Senai. Voluntários de todos os cantos da cidade, e mesmo do mundo, também têm mostrado entusiasmo em fazer parte do projeto, participando de várias ações ao longo destes dois anos.

CoralRJ6

CoralRJ7

CoralRJ8

CoralRJ9

CoralRJ10

CoralRJ_11

CoralRJ12

CoralRJ13

CoralRJ14

Para saber mais, clique aqui.

artigo-patrocinado

Publicidade Anuncie


Redacao_Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ricardo Boechat eterno: Filho de fã conta como orquídea ganhou nome do jornalista