Roteiro Hypeness

Conheça o Delirium Café, o paraíso cervejeiro que traz o melhor da Bélgica até SP

por: Paulo Moura

Publicidade Anuncie

A Bélgica, com seus 30 mil quilômetros,  território quase dez vezes menor que o do estado do Rio Grande do Sul, é para os amantes da cerveja o verdadeiro “paraíso” na Terra. Lá a cerveja tem o status do vinho para os franceses e do whisky para os escoceses. Para vivenciar um pouco dessa cultura cervejeira, o Hypeness visitou o recém inaugurado Delirium Café, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

É até lá que nos leva o Roteiro Hypeness da semana. Vem ver:

delirium18

delirium4

delirium12

delirium11

O Delirium paulistano é um dos 14 pubs temáticos licenciados no mundo pela Huyghe, fabricante da famosa cerveja do elefante cor de rosa, a Delirium Tremens. O pub original, localizado na Grand Place de Bruxelas, ostenta uma impressionante carta com 2400 rótulos de cervejas diferentes, a maior do mundo, segundo o Guinness Book.

delirium7

delirium8

A filial de São Paulo conta com nada menos do que 24 torneiras de chopp – aéreas, como o pub original de Bruxelas – e uma carta que já passa de 300 rótulos. À frente da empreitada, Paulo Almeida, proprietário de outro templo cervejeiro da região, o Empório Alto dos Pinheiros, e José Renato Vessoni e Gustavo Badue, sócios do restaurante Chácara Santa Cecília, que é vizinho da casa.

delirium10

delirium2

A proposta da casa é refletir na bebida, na comida, no jeito e nos detalhes o que é se sentar e tomar uma cerveja em um legítimo pub belga. E, para absorver e poder disseminar toda essa atmosfera, Almeida e Badue já ostentam inclusive certificados, afixados logo na entrada do espaço.

delirium177

Eles explicam melhor a seguir essa certificação:  “O ápice dessa paixão pela cerveja na Bélgica acontece na Belgian Beer Weekend, evento que acontece já há 16 anos, sempre no final de agosto na Grand Place de Bruxelas. Participamos lá de toda uma cerimônia onde nos paramentamos em túnicas escarlates e, ao som de clarins, recebemos os títulos de cavaleiros da Confraria, que reúne as pessoas ao redor do mundo que divulgam e dignificam a cerveja belga.

delirium

delirium1

O tradicional símbolo da Delirium, o elefante cor de rosa, é uma brincadeira que simboliza a abstinência alcoólica, ou seja, ficar sem beber cerveja pode levar ao delírio (delirium) e fazer você ver, literalmente, um ‘exemplar da espécie’ por aí.

O clima no pub, desde a hora que se avista a tal plaquinha do elefante na entrada, passando pelo salão principal, palco, varanda e terraço, segue o conceito descontraído da marca. Flâmulas, pôsteres divertidos e citações inusitadas decoram todo o ambiente. “A proposta de qualquer lugar que se vá beber cerveja na Bélgica é de alegria, festividade. Procuramos replicar isso aqui, seja para os mais entendidos, seja para quem quer simplesmente bater papo e tomar uma”, comenta Paulo Almeida.

delirium166

Para acompanhar a cerveja, há desde pratos belgas tradicionais, como o moules et frites (foto) e o waterzooi, até petiscos típicos daqui, como azeitonas, queijos, bolinhos e croquetes.

delirium14

Segundo os sócios, o próximo passo é fechar uma agenda de pocket shows e também abrir espaço para palestras, aulas e degustações de cerveja. Outra ideia bacana em vista é promover tours na região de Pinheiros – já conhecida como pólo cervejeiro da capital, graças à presença do Empório Alto de Pinheiros e da Brew Dog (que já falamos aqui). “Estamos pensando em trazer aquela bike beer bastante comum na Holanda e na Alemanha. É um verdadeiro pub sobre rodas com capacidade para acomodar até 12 ‘pilotos’ em assentos de bicicleta regulares em torno de um bar de madeira. A ideia seria circular pelos bares da região”.

Todas as fotos © Rodrigo Albuquerque

Para ver mais Roteiros do Hypeness por aí, siga este link.

Publicidade


Paulo Moura
Jornalista paulistano que adotou o Rio de Janeiro como casa. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa e é sócio-diretor da Agência VIRTA. Apreciador de cerveja, comida ogra, mar e tudo aquilo que combina ou remete a ele.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Rihanna torna-se primeira mulher negra a comandar grife de luxo e faz história