Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A Bélgica, com seus 30 mil quilômetros, território quase dez vezes menor que o do estado do Rio Grande do Sul, é para os amantes da cerveja o verdadeiro “paraíso” na Terra. Lá a cerveja tem o status do vinho para os franceses e do whisky para os escoceses. Para vivenciar um pouco dessa cultura cervejeira, o Hypeness visitou o recém inaugurado Delirium Café, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.
É até lá que nos leva o Roteiro Hypeness da semana. Vem ver:
O Delirium paulistano é um dos 14 pubs temáticos licenciados no mundo pela Huyghe, fabricante da famosa cerveja do elefante cor de rosa, a Delirium Tremens. O pub original, localizado na Grand Place de Bruxelas, ostenta uma impressionante carta com 2400 rótulos de cervejas diferentes, a maior do mundo, segundo o Guinness Book.
A filial de São Paulo conta com nada menos do que 24 torneiras de chopp – aéreas, como o pub original de Bruxelas – e uma carta que já passa de 300 rótulos. À frente da empreitada, Paulo Almeida, proprietário de outro templo cervejeiro da região, o Empório Alto dos Pinheiros, e José Renato Vessoni e Gustavo Badue, sócios do restaurante Chácara Santa Cecília, que é vizinho da casa.
A proposta da casa é refletir na bebida, na comida, no jeito e nos detalhes o que é se sentar e tomar uma cerveja em um legítimo pub belga. E, para absorver e poder disseminar toda essa atmosfera, Almeida e Badue já ostentam inclusive certificados, afixados logo na entrada do espaço.
Eles explicam melhor a seguir essa certificação: “O ápice dessa paixão pela cerveja na Bélgica acontece na Belgian Beer Weekend, evento que acontece já há 16 anos, sempre no final de agosto na Grand Place de Bruxelas. Participamos lá de toda uma cerimônia onde nos paramentamos em túnicas escarlates e, ao som de clarins, recebemos os títulos de cavaleiros da Confraria, que reúne as pessoas ao redor do mundo que divulgam e dignificam a cerveja belga”.
O tradicional símbolo da Delirium, o elefante cor de rosa, é uma brincadeira que simboliza a abstinência alcoólica, ou seja, ficar sem beber cerveja pode levar ao delírio (delirium) e fazer você ver, literalmente, um ‘exemplar da espécie’ por aí.
O clima no pub, desde a hora que se avista a tal plaquinha do elefante na entrada, passando pelo salão principal, palco, varanda e terraço, segue o conceito descontraído da marca. Flâmulas, pôsteres divertidos e citações inusitadas decoram todo o ambiente. “A proposta de qualquer lugar que se vá beber cerveja na Bélgica é de alegria, festividade. Procuramos replicar isso aqui, seja para os mais entendidos, seja para quem quer simplesmente bater papo e tomar uma”, comenta Paulo Almeida.
Para acompanhar a cerveja, há desde pratos belgas tradicionais, como o moules et frites (foto) e o waterzooi, até petiscos típicos daqui, como azeitonas, queijos, bolinhos e croquetes.
Segundo os sócios, o próximo passo é fechar uma agenda de pocket shows e também abrir espaço para palestras, aulas e degustações de cerveja. Outra ideia bacana em vista é promover tours na região de Pinheiros – já conhecida como pólo cervejeiro da capital, graças à presença do Empório Alto de Pinheiros e da Brew Dog (que já falamos aqui). “Estamos pensando em trazer aquela bike beer bastante comum na Holanda e na Alemanha. É um verdadeiro pub sobre rodas com capacidade para acomodar até 12 ‘pilotos’ em assentos de bicicleta regulares em torno de um bar de madeira. A ideia seria circular pelos bares da região”.
Todas as fotos © Rodrigo Albuquerque
Para ver mais Roteiros do Hypeness por aí, siga este link.
Publicidade
Amsterdã é famosa por ser uma cidade liberal, em que é possível comprar e fumar maconha sem problemas e onde...
Com o número de celíacos num nível consideravelmente alto e o aumento da alimentação saudável, surgem novas...
“O que você quer ser quando crescer?” é uma pergunta que toda criança já respondeu na vida. A novidade dos...
Pare. Olhe. Escute. Essas três palavras, avistadas em uma placa na linha de trem que cruzou o caminho, resumem os...
São Paulo é mesmo um lugar paradoxal. Saindo da região central em direção à Zona Norte, passando por uma...
Quem nasce em São Gabriel - RS é gabrielense. Mas também é apaixonado por teledramaturgia. Prova disso é o...
2018 chegou ao final e as nossas energias também. Foi um ano intenso para todo mundo, incluindo nosso querido país....
As temáticas escolhidas pelo Masp para reger as exposições de cada ano não costumam decepcionar. Neste 2019, que...
Já parou para pensar o porquê de nós, no Brasil, comermos alguns alimentos e outros não? Ou de sermos conhecidos...