Inspiração

Empresa permite que funcionários tirem férias quando quiserem

por: Redação Hypeness

O home office tem sido adotado com frequência por empresas em todo o mundo. Além de economizar o tempo de deslocamento, trabalhar em casa permite tornar mais flexível o horário de trabalho, o que é interessante principalmente para profissionais criativos.

Em contrapartida, o home office por vezes exige que você resolva um problema de trabalho no fim de semana ou responda emails depois das 20h. Com a flexibilização do horário de trabalho, incorre-se também no limite entre hora de lazer e hora de trabalho, bem como nas férias. Se não há mais trabalho das 9 às 18h, como é possível controlar as férias?

Em algumas empresas que adotaram a prática do home office, esse problema tem sido tratado com uma solução inovadora: o fim das férias, em seu sentido burocrático. No Netflix e no Virgin Group, liderado por Richard Benson, os funcionários podem tirar férias quando e o quanto quiserem. A ausência de uma política específica e engessada, segundo as empresas, caminha junto com horários de trabalho flexíveis e promove mais tranquilidade e satisfação para os funcionários.

Quando alguém deseja se ausentar do trabalho (seja por uma tarde, um dia, uma semana, um mês ou o tempo que desejar), ele não precisa pedir autorização. Basta que seu trabalho esteja em dia e que ele tenha certeza de que a equipe com a qual trabalha e os projetos em que participa não serão afetados durante sua ausência. Os conceitos de liberdade e responsabilidade, que muitas vezes são considerados incompatíveis, têm se mostrado muito bem juntos, segundo essas empresas.

O que você pensa sobre isso? Conseguiria controlar a vontade de tirar umas férias sempre que fizesse sol?

 ferias-home-office2

Foto © Owen Billcliffe

ferias-home-office1

Foto © Virgin

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Internos da Fundação Casa estão na final de Olimpíada de Matemática