Inspiração

Como esse lutador tem ajudado crianças a enfrentar o câncer através das artes marciais

Vicente Carvalho - 15/10/2014 às 05:20 | Atualizada em 08/12/2014 às 07:51

O rabino Elimelech Goldberg já trabalhava em um acampamento para crianças com câncer antes de ter sua brilhante ideia. Durante o trabalho, ele viu a dor e o desconforto de muitas crianças que sofriam quando eram submetidas aos procedimentos médicos do tratamento (principalmente a quimioterapia).

Elimelech é faixa preta em Choi Kwang-Do, uma arte marcial que preza pela flexibilidade e fluidez de movimentos, inspirada inclusive no yoga, e um dia ofereceu a uma das crianças que acompanhava a oportunidade de aprender alguns truques de respiração para ver se ela se acalmava. Quando a enfermeira removeu a agulha após a quimioterapia, a criança mal notou.

Foi então que Elimelech percebeu que tinha algo a mais para fazer por essas crianças e fundou o Kids Kicking Cancer (“Crianças Chutando o Câncer”, em português), em 1999.

chutar-dor-1

“Quando as crianças recebem um diagnóstico como câncer ou qualquer doença grave, perdem qualquer senso de que estão controlando suas vidas. Elas são estimuladas e cutucadas e tocadas, e muitas vezes têm medo. Nós ensinamos as crianças a controlar sua dor e fazê-las sentirem-se poderosas”, afirma Elimelech no site da ONG.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=fyXVd4p7AKY” width=”628″ height=”350″]

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=nmNnS8VzN4Y” width=”628″ height=”350″]

chutar-dor-3

chutar-dor-4

chutar-dor-5-2

chutar-dor-5

chutar-dor-6

chutar-dor-7

chutar-dor-8-2

chutar-dor-8

O Kids Kicking Cancer começou se instalando no Michigan, EUA, e já se expandiu para outras cidades e países, como Nova York, Los Angeles, Flórida e também Itália, Israel e Canadá.

O rabino foi nomeado um dos Top 10 heróis da CNN para 2014 e você pode votar nele no site.

Publicidade


Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.

Canais Especiais Hypeness