Inspiração

Garota de 17 anos é a mais jovem do mundo a conquistar Nobel da Paz

por: Redação Hypeness

A paquistanesa Malala Yousafzai tem apenas 17 anos, mas, diferente de muitas meninas de sua idade, tem preocupações que vão além da escola, seriados e amigos. Suas ações visam mudar a realidade de milhões de crianças e foi devido a isso que conquistou o Nobel da Paz, prêmio que divide com o ativista indiano Kailash Stayarthi.

Ao lutar pelo direito das meninas de uma região conhecida como Vale do Swat a frequentarem a escola, Malala se posiciona contra o regime Talibã estabelecido na área. Seu ativismo começou aos 12 anos, quando escreveu para a BBC contando sobre como era ser uma garota em um local dominado pelos talibãs. Um documentário sobre o tema chegou a ser filmado pelo The New York Times, com o auxílio de militares paquistaneses.

Depois disso, em 2012, a estudante sofreu uma tentativa de assassinato, na qual foi baleada na cabeça e no pescoço. Após a recuperação, que aconteceu em um hospital de Birmingham, na Inglaterra, Malala se mudou em definitivo para o Reino Unido. Desde então, suas ações a favor da liberdade das crianças e pelo direito ao estudo têm se tornado cada vez mais relevantes. A garota é a pessoa mais jovem a ser laudeada com um Prêmio Nobel.

Kailash Stayarthi, que divide o prêmio com Malala, é frequentemente comparado ao líder indiano Mahatma Gandhi. Mais da metade dos seus 60 anos de vida foram dedicados ao combate do trabalho infantil no país.

nobel-paz1

nobel-paz2

nobel-paz3

Fotos © Reuters

nobel-paz6

Fotos © Pete Souza

nobel-paz7

Fotos © Claude Truong

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Futuro avô ensina filho a dar banho em bebê usando gato e felino se derrete com cafuné