Inspiração

Livro registra as amizades inesperadas (e adoráveis!) do mundo animal

Vicente Carvalho - 30/10/2014

O livro “Unlikely Friendships: 47 Remarkable Stories from the Animal Kingdom” (em português, “Amizades Improváveis: 47 Histórias Notáveis do Reino Animal”) é um livro de fotografias e histórias de animais que, sem nada em comum uns com os outros, criaram laços de amizade de forma inesperada.

Jennifer Holland é uma escritora sênior da revista National Geographic, especializada em ciência e história natural. Ela mora em Silver Spring com seu marido, dois cães e dezenas de cobras e lagartos. Nenhum deles, infelizmente, atravessou essa barreira da espécie para fazer amizades com o outro, mas com certeza seu livro já é motivo suficiente para nunca duvidar do poder da amizade.

Ao longo de anos de trabalho, Holland colecionou histórias sensacionais dessas amizades improváveis no, por vezes ainda desconhecido, mundo dos animais. Conheça algumas delas:

1. A Leoa e o bebê Oryx

amizade-improvavel-1

Foi em Samburu, reserva nacional do Quênia, que ocorreu uma amizade que os locais chamam de mensagem de Deus. Este acontecimento notável foi a ligação pacífica que se formou entre um bebê antílope e uma leoa, a quem foi dado o nome de Kamunyak, ou “abençoada”.

As pessoas foram até à reserva, desejando ver o estranho par com seus próprios olhos, questionando quanto tempo o predador cuidaria de sua presa. A leoa, que não tinha filhotes, deixou seu orgulho e instintos naturais de lado e adotou o Oryx. Ela caminha com ele, dorme com ele e desenvolveu uma profunda intimidade social que desafia as leis da natureza.

2. A Gorila e a Gatinha

amizade-improvavel-2

Você pode já ter ouvido falar de Koko, a primata de 104 kg que usou a língua de sinais para se comunicar com uma professora, Francine “Penny” Paterson, dizendo que, para seu aniversário, ela queria um gato. Francine não ficou surpresa, os dois livros que Koko mais amava eram ambos sobre gatos. Depois que um gatinho de pelúcia já não era o suficiente, então um real foi escolhido de uma ninhada abandonada e foi dado a Koko, que cuidou da gata até quando, infelizmente, ela escapou e foi tragicamente morta por um carro.

Koko ficou muito triste com o que aconteceu, mas seu humor melhorou quando foi apresentada a dois novos gatinhos que precisavam de um lar. As pessoas ficaram impressionadas com o instinto materno que se aflorou novamente em Koko. O ditado que diz que o tempo cura todas as feridas parece se aplicar também aos animais. Koko concedeu incrível afeição aos gatinhos, ambos tão pequenos que cabiam na palma de sua mão.

Veja um vídeo do incrível momento em que Koko ganha os dois novos filhotes de gato:

[youtube_sc url=” https://www.youtube.com/watch?v=fffuQ6VIOyA” width=”628″ height=”350″]

3. O Elefante africano e a Ovelha

amizade-improvavel-3

Quando Themba, o elefante, perdeu a sua mãe com apenas 6 meses de idade, era esperado que  uma reserva natural sul-africana viesse adotá-lo, mas isso não aconteceu. Na idade de Themba, a ligação entre mãe e filho foi uma perda muito crítica. Os funcionários do centro de reabilitação de animais selvagens de Shamwari, em Eastern Cape, pensaram em tentar replicar o que uma vez já havia dado certo, o sucesso de unir animais selvagens sem mãe com carneiros domésticos. Foi então que, de uma fazenda próxima, veio Albert.

Ovelhas têm uma notável inteligência emocional e podem reconhecer indivíduos e expressões. Estas qualidades deixaram o pessoal  do centro de reabilitação esperançoso de que se formaria uma ligação entre Themba e Albert, já que elefantes são caracteristicamente sociáveis.

Embora tenha levado algum tempo, os dois animais cresceram e se tornaram inseparáveis, passando seus dias explorando o recinto por comida, dormindo juntos e brincando.

4. O Pit Bull, o Gato siamês e os Pintinhos

“Mãe” humana de Sharky, Helen Jürlau diz que ser pai foi o paraíso para esse pitbull, que sempre gostou de estar cercado por seus filhotes. O cão jovem não tem nenhum problema em expandir sua família, incluindo então um gato siamês, Max, e um grupo de pintinhos que são estranhamente apaixonados por ele. Jürlau suspeita que Sharky tem um instinto protetor em relação a criaturas menores do que ele. Ela adora vê-los esparramados no quintal ou imitando um ao outro, se posicionando da mesma forma, olhando o céu.

Animal-Friendships-02-DogCatChicks-sl

Abaixo, mais imagens das amizades improváveis:

Animal-Friendships-07-MareFawn-sl

GoatHippo

LuckyCoco

Animal-Friendships-03-DucklingKookaburra-sl

Animal-Friendships-06-LionessOryx-sl

black-cat-black-bear-600x441

iguana-and-catunlikelyfriendships

Todas as fotos foram publicadas pelo livro “Unlikely Friendships: 47 Remarkable Stories from the Animal Kingdom”, que pode ser comprado aqui.

Publicidade


Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Maternidade real: 6 perfis que ajudam a destruir o mito da maternidade romantizada