Inspiração

Conheça 10 festivais criativos pelo mundo

por: Redação Hypeness

Cores, música, celebração e alegria compõe alguns dos festivais mais criativos do mundo. Sejam comemorações tradicionais e religiosas ou festas criadas recentemente, esses eventos reúnem milhares de pessoas todos os anos. O Hypeness apresenta 10 desses festivais, que acontecem da China ao deserto do Nevada, nos Estados Unidos, e que você não pode perder.

1. Saint Patrick’s Festival – Irlanda

Padroeiro da Irlanda, Saint Patrick, ou São Patrício, é dono de uma das principais festas em todo o mundo. No dia 17 de março, suposta data de sua morte, milhões de irlandeses se reúnem em festas e paradas para celebrá-lo, com muito verde, trevos de quatro folhas e, claro, cerveja!

Na capital Dublin, acontece o principal festival, em que milhares de pessoas se encontram em um desfile cheio de cores e vida. Durante a semana de comemorações, a cidade recebe ainda uma série de eventos, de shows e feiras gastronômicas a performances artísticas, além de ficar inteira decorada. Festas de Saint Patrick’s Day acontecem nos quatro cantos do planeta, mas é em Dublin que a verdadeira explosão de trevos de quatro folhas acontece.

st-patricks1

st-patricks2

st-patricks3

st-patricks4

st-patricks5

Todas as fotos © St Patrick’s Festival

2. Noche de Brujas – Catemaco, México

Se bruxas e espíritos têm uma casa, pode-se afirmar que ela fica na cidade de Catemaco, no México. É lá que você consegue encontrar a cura para doenças, a solução para seus problemas e uma cultura tradicional de bruxaria, crenças e misticismo.

Todos os anos, na primeira sexta-feira de março, na montanha de Cerro Mono Blanco, nos arredores da cidade, milhares de visitantes e locais se reúnem para celebrar o oculto na conhecida Noche da Brujas. O curioso festival conta com comidas e bebidas xamânicas, performances de dança e a comercialização de todos os tipos de amuletos, além de práticas místicas que envolvem desde a leitura de tarôs até os mais esquisitos rituais de purificação.

Altar de los viejitos

noche-brujas2

noche-brujas3

noche-brujas4

noche-brujas5

Fotos © Tips de Vera Cruz

3. Duanwu Festival – China

Na China, o Festival Duanwu traz luzes e dragões para comemorar a vida e a morte do intelectual chinês e poeta Qu Yean. Comemorado em todo o país durante o quinto dia do quinto mês do calendário, o festival envolve tradições gastronômicas, corridas de barcos e pequenas superstições, como o uso de amuletos contra a má sorte.

Ao som de tambores, os barcos iniciam as competições nos rios da China e, ao cair da noite, as luzes iluminam a festa. Em 2014, o festival foi comemorado em 2 de junho, mas em 2015, a data é 20 de junho. Vale lembrar que o calendário lunar adotado é diferente do nosso padrão Gregoriano. Confira algumas fotos:

duanwu3

duanwu2

duanwu1

duanwu4

duanwu5

Fotos © Melinda in China

4. Carnaval de Veneza – Itália

O carnaval de Veneza é a chance de reviver o século XVIII. Nas apertadas ruelas da cidade, turistas e locais capricham na máscara e no figurino para festar até não poderem mais. O cenário mágico e as belíssimas máscaras venezianas compõe, há séculos, um dos carnavais mais incríveis e elegantes do mundo. Mais do que diversão, trata-se de uma tradição.

Libertinagem e transgressão: jogos de azar, amores e bebidas são aceitos enquanto existe a máscara. Essa é a ideia que move o carnaval de Veneza há séculos. Veja como é essa belíssima festa:

carnaval-veneza1

carnaval-veneza2

carnaval-veneza3

carnaval-veneza4

carnaval-veneza5

Fotos © Italy Guides

5. Las Fallas – Valencia, Espanha

Luzes, monumentos, fantasias, muita música, flores, fogos de artifício e diversão compõe o Las Fallas, um festival comemorado em Valencia, na Espanha, para celebrar o fim do inverno e o início da primavera. Todos os anos, de 15 a 19 de março, a cidade se transforma em uma grande festa.

Gigantes figuras feitas com papel machê são a decoração oficial do festival, que cobre as ruas e os desfiles. Abusando do bom humor e da sátira, os personagens criados remetem à política, à cultura pop e à imaginação. Shows de fogos de artifício, oferenda de flores e música embalam a festa até o último dia, quando todas as figuras de papel criadas são queimadas, literalmente!

fallas1

fallas2

fallas3

fallas4

fallas5

Fotos © Getty

6. Día de Muertos – México

Se no Brasil e em outros países, o dia dos mortos envolve silêncio e tristeza, no México ele é uma festa pra lá de especial. Comemorado entre os dias 1 e 2 de novembro, o tradicional Día de Muertos reúne adultos e crianças nos cemitérios, onde decoram as tumbas, trazem alimentos, música e alegria. Para eles, é neste dia que os mortos voltam para visitar os vivos e, portanto, nada mais certo do que recebê-los com festa!

Velas, incensos, doces, flores e comidas embalam a comemoração, além das clássicas caveiras mexicanas, que são pintadas nos rostos.

dia-muertos1

dia-muertos2

dia-muertos3

Fotos © Huffington Post

dia-muertos4

dia-muertos5

Fotos © UVC Blog

7. Mardi Gras – Nova Orleans, Estados Unidos

O carnaval não é comemorado apenas na Sapucaí ou em Veneza, mas em diversas cidades do mundo. O período que antecede a Quarta-Feira de Cinzas é comemorado com muita festa e comilança, principalmente nas ruas de Nova Orleans, nos Estados Unidos. Apesar de ser tão animado e libertino, o Mardi Gras, um dos maiores e mais belos festivais ao ar livre do mundo, possui raízes religiosas.

Moradores e visitantes se divertem em desfiles, capricham nas fantasias e na música. Em 2015, o Mardi Gras será comemorado em 17 de fevereiro.

Mardi Gras in New Orleans

mardi-gras2

mardi-gras5

mardi-gras4

mardi-gras3

Fotos © AP

8. Burning Man – Nevada, Estados Unidos

Para alguns, esta é a Woodstock do século XXI; para outros, trata-se do maior e mais insano festival de criatividade do mundo. Realizado no meio do deserto de Nevada, nos Estados Unidos, o Burning Man reúne anualmente mais de 60 mil pessoas em um evento diferente de tudo o que você já viu.

No Burning Man não há atrações além dos próprios participantes, que são encorajados a compartilharem arte, música e performances a toda hora. Dentre os mandamentos do festival, a ética, o senso de comunidade e a expressão artística são os principais. Isso quer dizer que você vai passar dias no deserto, sem qualquer tipo de conforto e mergulhado em arte.

No Burning Man, os únicos itens vendidos são gelo e café: de resto, o participante deve providenciar seus próprios mantimentos, trazidos de cidades vizinhas. Realizado na primeira semana de setembro de cada ano, o festival é um mundo à parte em que criativos, artistas e sonhadores de todas as partes do mundo se reúnem para celebrar a vida e suas possibilidades.

burning-man1

burning-man2

burning-man3

burning-man4

burning-man5

Fotos © The Harald Sun

9. The Fringe Festival – Edimburgo, Escócia

Considerado um dos maiores festivais de arte do mundo, o The Fringe Festival reúne não só peças e shows de artistas conhecidos, mas engloba também a arte nova, a partir de centenas de performances e shows espalhados pela cidade de Edimburgo, na Escócia. Em 2015, o festival acontece de 7 a 31 de agosto.

fringe-fest4

fringe-fest5

fringe-fest3

fringe-fest1

fringe-fest2

Fotos © The Fringe Festival

10. Noche de Rábanos – Oaxaca, México 

Assim como no Halloween os norte-americanos fazem esculturas com abóboras, a cada 23 de dezembro, os mexicanos de Oaxaca criam figuras e formas usando rabanetes! O festival, chamado de Noche de Rábanos, dura apenas algumas horas já que os rabanetes são extremamente perecíveis e conta inclusive com concursos que elegem as melhores esculturas.

rabano1

rabano2

rabano3

rabano4

rabano5

Fotos © Tara Lowry

*Esse post é um oferecimento de SKYY VODKA Brasil

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Vaquinha de bailarina filha de diarista consegue 5 vezes o valor da meta