Inspiração

10 filmes a que todo empreendedor precisa assistir

por: Redação Hypeness

Empreender significa estar disposto a lidar com riscos, expectativas e paixão. E para enfrentar esses desafios, ter conhecimento e inspiração é fundamental. Na lista a seguir estão 10 filmes que são essenciais para todo e qualquer empreendedor. São histórias de determinação, superação e criatividade que envolvem desde o esporte até algumas das maiores empresas de tecnologia da atualidade.

Confira:

1. O Lobo de WallStreet – 2013

Mulheres, altas somas de dinheiro, drogas e golpes fizeram parte da ascensão financeira do corretor de ações Jordan Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio. A cinebiografia, dirigida por Martin Scorcese, traz alguns detalhes curiosos sobre o mundo dos negócios e, em um tom de comédia, mostra o que uma pessoa não deve fazer para ganhar dinheiro – a não ser que você não se importe em agir fora da lei e ser um grande babaca.

lobo-wall-street1

lobo-wall-street2

lobo-wall-street3
Fotos © Paramount Pictures

2. Jobs – 2013

É impossível falar de empreendedorismo sem lembrar de Steve Jobs, ex-CEO e cofundador da Apple, uma das empresas mais inovadoras do mundo. Apesar de não ter ido muito bem em termos de bilheteria e crítica, o filme faz um trabalho decente ao mostrar um pouco sobre a juventude de Jobs, interpretado por Ashton Kutcher, e como ele transformou a Apple em um verdadeiro sucesso.

jobs1

jobs2

jobs3
Fotos © Open Road Films

3. O Homem que Mudou o Jogo – 2011

Baseado em uma história real, o filme mostra como Billy Beane, técnico de um time de beisebol que não tinha dinheiro ou esperanças, interpretado por Brad Pitt, conseguiu vencer o campeonato. Sem recursos para comprar jogadores melhores ou oferecer treinos diferenciados, ele apostou nas estatísticas e no computador para montar um time vencedor. Saber tirar o melhor proveito do que se tem em mãos, desafio contínuo para empreendedores, é a grande sacada do filme.

homem-mudou-jogo1

homem-mudou-jogo2

homem-mudou-jogo3
Fotos © Columbia TriStar

4. A Rede Social – 2011

Empreender e não falar sobre internet e redes sociais é impossível hoje em dia. E para apostar no online, nada melhor do que conhecer a história da maior rede social do mundo, o Facebook. O filme traz a história de Mark Zuckerberg, interpretado por Jesse Eisenberg, desde o surgimento da ideia para a rede até a forma como ele lidou com sucesso nos primeiros anos.

rede-social1

rede-social3

rede-social2
Fotos © Columbia TriStar

5. Quem Quer Ser um Milionário? – 2008

Como um garoto que cresceu nas favelas de Mumbai, na Índia, consegue chegar à final de um jogo de perguntas e respostas na TV, deixando para trás médicos e engenheiros? Suspeito de fraudar o jogo, o rapaz faz uma viagem de volta à sua infância e adolescência, por onde consegue todas as respostas. O filme traz uma grande dose de inspiração aos empreendedores, principalmente no que diz respeito a superação.

quem-quer-ser-millionario1

quem-quer-ser-millionario2

quem-quer-ser-millionario3
Fotos © Fox

6. À Procura da Felicidade – 2006

Jamais deixe que alguém lhe diga que não pode fazer algo. Nem mesmo eu.” Se este filme pudesse ser resumido em uma palavra, “determinação” seria o termo perfeito. Inspirada em uma história real, Chris Gardner, interpretado por Will Smith, é um vendedor não muito bem sucedido que se vê em apuros, com um filho pequeno, ao ser deixado pela mulher. Para conquistar uma vida financeiramente estável, aceita um estágio não-remunerado no ramo de ações e dá início à sua ascenção profissional. Quando as coisas estiverem difíceis, esse filme vai te convencer a não desistir.

procura-felicidade1

procura-felicidade2

procura-felicidade3
Fotos © Columbia Pictures

7. Piratas do Vale do Silício – 1999

Como ideias tidas por muitos como malucas conseguiram ser transformadas em algumas das principais empresas de tecnologia do mundo? O filme traça a trajetória da Apple e da Microsoft e dá detalhes sobre a concorrência da época e algumas das manobras utilizadas por Steve Jobs, da Apple, e por Bill Gates, da Microsoft, para venderem seus produtos.

piratas-vale-silicio1

piratas-vale-silicio2

piratas-vale-silicio3
Fotos © Turner Network Television

8. Jerry Maguire: A Grande Virada – 1996

Jerry Maguire, interpretado por Tom Cruise, é um bem-sucedido agente esportivo que, ao refletir sobre a vida, decide mudar drasticamente suas práticas, principalmente no âmbito profissional. Entretanto, suas propostas de trabalhar com honestidade e de forma mais humana não são bem-vindas pela empresa para quem trabalha e sua carreira vai por água abaixo. Com determinação, ele consegue reconquistar seu lugar no mercado, provando não só que a honestidade pode render vantagens financeiras como também a possibilidade de recomeçar – duas lições grandiosas para qualquer empreendedor.

jerry-meguire1

jerry-meguire2

jerry-meguire3
Fotos © Columbia TriStar

9. O Segredo do Meu Sucesso – 1987

Para se dar bem profissionalmente, competência nem sempre é o suficiente. Neste filme, um garoto que sai do Kansas para tentar a vida em Nova York tem dificuldades para ascender profissionalmente, apesar de sua genialidade. A solução é levar uma vida dupla, ao inventar-se como um executivo que tem ideias brilhantes ao mesmo tempo em que cumpre horário em um posto administrativo da empresa de seu tio.

segredo-sucesso1

MSDSEOF EC021

segredo-sucesso3
Fotos ©Rastar Pictures

10. O Poderoso Chefão – 1972

Os negócios ilícitos da família Corleone são uma aula à parte sobre liderança e empreendedorismo. Lições sobre criar networks, cobrar resultados e curtir a família podem ser tiradas dessa obra prima do cinema. Mesmo se você já tenha assistido à trilogia, sempre é tempo de rever os ensinamentos de Vito Corleone.

poderoso-chefao1

poderoso-chefao2

poderoso-chefao3
Fotos © Paramount Pictures

[via Revista PEGN]

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Nova Zelândia (outra vez) mostra criatividade para falar aos jovens sobre pornô