Inovação

3 inovações que podem mudar sua vida num breve futuro

por: Redação Hypeness

O futuro chegou e a prova disso são as constantes inovações que têm surgido e impactado as nossas vidas positivamente. Enquanto você lê esse post, pessoas no mundo inteiro trabalham para criar soluções e apontar novas alternativas para desafios vividos atualmente. O fato é que as mudanças têm chegado mais rápido do que poderíamos imaginar algum tempo atrás.  No post de hoje, listamos algumas inovações que já estão fazendo a diferença e que vão impactar as nossas vidas ainda mais daqui para frente:

1) Ônibus que anda por cima dos carros

Atualmente os chineses do Shenzhen Huashi Future Parking Equipment estão em vias de realizar seu grande projeto: um ônibus túnel, que passa por cima dos carros, sem atrapalhar o tráfego. Batizado de Land Air Bus, o veículo – parecido com um vagão de metrô – carrega os passageiros na parte superior e, como tem o formato de um arco, os carros podem passar tranquilamente por debaixo dele.

Além de diminuir o trânsito nas avenidas e ruas em aproximadamente 30%, o transporte é projetado para ser ecofriendly, utilizando painéis solares e elétricos para locomoção, o que acaba evitando a liberação de 2.640 toneladas de CO2 na atmosfera. A rapidez na construção do percurso também impressiona: em apenas um ano dá para entregar 40 km de via, diferente de um metrô, que leva até três anos ou mais para ficar pronto. Além disso, a obra tem custo de até 10% a menos.

2) Folha artificial que produz oxigênio

A invenção tem o formato e a função principal de uma folha: fazer a fotossíntese e liberar oxigênio. Intitulada Silk Leaf, a primeira folha biológica pode ser uma alternativa fantástica para quebrar barreiras do homem, explorar o espaço e respirar melhor em cidades onde há grandes índices de poluição.

Criado por Julian Melchiorri, formado na universidade britânica Royal College of Art, a folha é feita de proteínas de seda (resistentes às viagens espaciais) e contém extrato de cloroblastos – parte da planta responsável por realizar a fotossíntese. A Silk Leaf tem a mesma capacidade de produzir oxigênio que as folhas naturais. E também precisa dos mesmos elementos para fazer a fotossíntese: CO2, água e luz. De acordo com Melchiorri, o material de que é feito a folha absorve água e CO2 e produz energia da mesma forma que a natureza.

3) Louça auto-lavável

O estúdio sueco de design Tomorrow Machine, em parceria com o Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo, criou o conceito de utensílios com revestimento superhidrofóbico (água) e oleofóbico (hidrocarbonetos), prometendo repelir quase que completamente todo o líquido, semelhante à folha de lótus. Através da nanotecnologia, cria-se uma barreira de ar em sua superfície, que repulsa água, óleo e outras sujeiras.

Com durabilidade, os utensílios também permitem poupar água, energia elétrica e dinheiro. Os criadores garantem que o produto será ecofriendly durante o processo de fabricação e ciclo de vida, pois não necessita de substâncias químicas e nem água. Por enquanto, ainda é um protótipo e requer mais estudos, mas já dá pra ir sonhando em não ter que lavar mais louça.

LoucaGE1

LoucaGE2

Oferecimento: GE – Novos Tubos Flexíveis com materiais compostos

O que seria de nós sem a tecnologia? Cada dia novas soluções surgem nos nossos dias para facilitar a nossa vida. No artigo de hoje, demos alguns exemplos de inovações que podem transformar a forma como exergamos o mundo e vivemos a realidade. E ao falar sobre inovações pensadas para melhorar o nosso futuro, difícil não pensar na GE – umas das empresas que mais se dedica a inovar e encontrar melhores soluções para os nossos problemas atuais.

A inovação que viemos contar hoje para vocês é sobre o esforço que a empresa tem feito para conseguir encontrar soluções para tornar mais eficiente a exploração de petróleo e gás. As novas reservas de petróleo e gás estão localizadas em ambientes de águas profundas e de difícil acesso. Para isso, a GE está desenvolvendo tubos flexíveis com novos materiais compostos, leves, que ajudam a retirar petróleo e gás das profundezas do oceano e levá-los à superfície. Esses tubos flexíveis irão operar em condições extremas todos os dias, permitindo a indústria a extrair petróleo e gás das áreas mais profundas.

Esta é uma iniciativa que está sendo desenvolvida no Centro de Pesquisas Global da GE e o negócio de petróleo e gás. A ideia é cada vez mais encontrar uma composição perfeitas de materiais que consigam resistir e performar bem em águas profundas, de forma segura e eficiente. Saiba tudo sobre este projeto que vai ajudar na exploração do pré-sal:

Quer saber mais sobre o que a GE do Brasil está desenvolvendo no seu Centro de Pesquisas? Confira os Postais do Futuro e veja como a tecnologia vai mudar nossa vida.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
19 vezes que a tecnologia e a inovação melhoraram a vida de quem realmente precisa