Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O futuro chegou e a prova disso são as constantes inovações que têm surgido e impactado as nossas vidas positivamente. Enquanto você lê esse post, pessoas no mundo inteiro trabalham para criar soluções e apontar novas alternativas para desafios vividos atualmente. O fato é que as mudanças têm chegado mais rápido do que poderíamos imaginar algum tempo atrás. No post de hoje, listamos algumas inovações que já estão fazendo a diferença e que vão impactar as nossas vidas ainda mais daqui para frente:
1) Ônibus que anda por cima dos carros
Atualmente os chineses do Shenzhen Huashi Future Parking Equipment estão em vias de realizar seu grande projeto: um ônibus túnel, que passa por cima dos carros, sem atrapalhar o tráfego. Batizado de Land Air Bus, o veículo – parecido com um vagão de metrô – carrega os passageiros na parte superior e, como tem o formato de um arco, os carros podem passar tranquilamente por debaixo dele.
Além de diminuir o trânsito nas avenidas e ruas em aproximadamente 30%, o transporte é projetado para ser ecofriendly, utilizando painéis solares e elétricos para locomoção, o que acaba evitando a liberação de 2.640 toneladas de CO2 na atmosfera. A rapidez na construção do percurso também impressiona: em apenas um ano dá para entregar 40 km de via, diferente de um metrô, que leva até três anos ou mais para ficar pronto. Além disso, a obra tem custo de até 10% a menos.
2) Folha artificial que produz oxigênio
A invenção tem o formato e a função principal de uma folha: fazer a fotossíntese e liberar oxigênio. Intitulada Silk Leaf, a primeira folha biológica pode ser uma alternativa fantástica para quebrar barreiras do homem, explorar o espaço e respirar melhor em cidades onde há grandes índices de poluição.
Criado por Julian Melchiorri, formado na universidade britânica Royal College of Art, a folha é feita de proteínas de seda (resistentes às viagens espaciais) e contém extrato de cloroblastos – parte da planta responsável por realizar a fotossíntese. A Silk Leaf tem a mesma capacidade de produzir oxigênio que as folhas naturais. E também precisa dos mesmos elementos para fazer a fotossíntese: CO2, água e luz. De acordo com Melchiorri, o material de que é feito a folha absorve água e CO2 e produz energia da mesma forma que a natureza.
3) Louça auto-lavável
O estúdio sueco de design Tomorrow Machine, em parceria com o Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo, criou o conceito de utensílios com revestimento superhidrofóbico (água) e oleofóbico (hidrocarbonetos), prometendo repelir quase que completamente todo o líquido, semelhante à folha de lótus. Através da nanotecnologia, cria-se uma barreira de ar em sua superfície, que repulsa água, óleo e outras sujeiras.
Com durabilidade, os utensílios também permitem poupar água, energia elétrica e dinheiro. Os criadores garantem que o produto será ecofriendly durante o processo de fabricação e ciclo de vida, pois não necessita de substâncias químicas e nem água. Por enquanto, ainda é um protótipo e requer mais estudos, mas já dá pra ir sonhando em não ter que lavar mais louça.
O que seria de nós sem a tecnologia? Cada dia novas soluções surgem nos nossos dias para facilitar a nossa vida. No artigo de hoje, demos alguns exemplos de inovações que podem transformar a forma como exergamos o mundo e vivemos a realidade. E ao falar sobre inovações pensadas para melhorar o nosso futuro, difícil não pensar na GE – umas das empresas que mais se dedica a inovar e encontrar melhores soluções para os nossos problemas atuais.
A inovação que viemos contar hoje para vocês é sobre o esforço que a empresa tem feito para conseguir encontrar soluções para tornar mais eficiente a exploração de petróleo e gás. As novas reservas de petróleo e gás estão localizadas em ambientes de águas profundas e de difícil acesso. Para isso, a GE está desenvolvendo tubos flexíveis com novos materiais compostos, leves, que ajudam a retirar petróleo e gás das profundezas do oceano e levá-los à superfície. Esses tubos flexíveis irão operar em condições extremas todos os dias, permitindo a indústria a extrair petróleo e gás das áreas mais profundas.
Esta é uma iniciativa que está sendo desenvolvida no Centro de Pesquisas Global da GE e o negócio de petróleo e gás. A ideia é cada vez mais encontrar uma composição perfeitas de materiais que consigam resistir e performar bem em águas profundas, de forma segura e eficiente. Saiba tudo sobre este projeto que vai ajudar na exploração do pré-sal:
Quer saber mais sobre o que a GE do Brasil está desenvolvendo no seu Centro de Pesquisas? Confira os Postais do Futuro e veja como a tecnologia vai mudar nossa vida.
Publicidade
Quentinha, bem frita e crocante. Tem como dizer não a uma coxinha? A queridinha das padarias e festinhas acaba de...
A Europa é conhecida por abrir diversos caminhos aos ciclistas. Só em Londres, 170 mil pessoas trafegam de bike...
A Universidade mais antiga do mundo não fica na Itália nem na Inglaterra, mas sim na cidade de Fez, na região...
O mercado dos drones é hoje um dos universos tecnológicos mais efervescentes, criando a cada dia novidades,...
Quem nunca teve um Fotolog não sabe como foi a adolescência em uma era pré-Facebook (e pré-Orkut). A rede foi...
Diariamente, somos surpreendidos com caixas, pacotes ou itens que necessitam de uma ferramenta específica para...
Nem sempre é preciso descobrir ou inventar algo para se revolucionar a ciência. Em sua origem, “Ciência” quer...
Não é de hoje que estamos em busca de novas alternativas de energia limpa e renováveis ao redor do mundo. E sempre...
O universo da cerveja é muito mais extenso do que imaginamos e ultrapassa a questão recreativa. Por isso, a Ambev -...