Inovação

4 exemplos de como a realidade aumentada já está melhorando a nossa vida

por: Redação Hypeness

Você acorda e enquanto escova os dentes já verifica quais são as principais tarefas do dia na sua agenda, checa como está a temperatura do dia e recebe um aviso de que é aniversário da sua mãe. Você interage com as telas apenas com o olhar modificando e explorando aquele universo paralelo 3D. Chega na cozinha e sua geladeira já sugere algumas opções de cardápio baseadas com o que existe dentro dela. Ao ir para o trabalho, o GPS se conecta automaticamente no visor do seu carro, já traçando a rota marcada até chegar ao escritório.

Com o movimento dos olhos, você disca para o celular da sua mãe e lhe dá parabéns sem ter a direção prejudicada: é como se ela estivesse ali do seu lado. Na hora do almoço, ao chegar no seu restaurante preferido as opções do menu aparecem na mesa, destacando as sugestões do dia vindas do chef. No fim do dia, você se prepara para dar aquela corrida que você tanto gosta e vai acompanhando em tempo real dados como seu batimento cardíaco, quilômetros percorridos, calorias gastas, dentre outras informações. Na hora de dormir, você ativa uma tela no quarto que te mostra as tarefas que você concluiu com sucesso no dia, as que acumularam para amanhã e qualquer outro aviso importante para o dia seguinte. Ele confirma a hora em que você quer acordar amanhã e coloca play naquela playlist que você montou com sons de meditação.

Pode parecer cena de um filme futurista mas essa realidade está cada dia mais presente na nossa vida e com certeza veio para ficar. Estamos falando da Realidade Aumentada, que permite a interação de objetos reais com objetos virtuais. O que antes era realidade somente em filmes como Matrix, é uma tecnologia que veio para ficar e que vai impactar o nosso futuro de mais maneiras do que podemos imaginar. Se você não acredita, veja alguns exemplos de como a realidade aumentada já está mudando as nossas vidas e como ela vai trazer ainda mais inovações nos próximos anos:

1) Controle e manutenção de equipamentos em indústrias de forma mais segura e eficiente

É por meio de tecnologias de realidade aumentada que o Centro de Pesquisas da GE no Brasil consegue oferecer um trabalho de apoio e de sistemas operacionais para que várias empresas consigam tornar seus processos mais eficientes. Um exemplo são as indústrias nas quais o processo de controle e manutenção de equipamentos é feito manualmente, dependendo de quem opera a máquina para garantir a segurança e eficiência. Todo esse processo poderia ser feito de forma bem mais segura, menos custosa, rápida e com alta qualidade. Alinhando tecnologias de realidade aumentada, os pesquisadores do Centro de Pesquisas no Brasil estão desenvolvendo soluções customizadas às indústrias para facilitar e agilizar o processo de inspeção de manutenção de máquinas e equipamentos. Ou seja – cada dia mais teremos nas indústrias máquinas mais eficientes, trabalhadores tendo acesso a materiais de mais qualidade, tarefas feitas com bem mais agilidade e segurança, além de cartões-postais bem diferentes no futuro.

2) Bombeiros conseguirão salvar mais vidas com capacetes inteligentes

Os equipamentos utilizados hoje em dia em missões de resgate dos bombeiros ainda são bastante arcaicos. Por que, então, não utilizar os benefícios da realidade aumentada para auxiliar o trabalho desses heróis? O designer Omer Haciomeroglu projetou o C-Thru, um capacete tecnológico que tem quatro ferramentas principais para ajudar na hora do resgate: um visor com sensor térmico que mostra as zonas de calor do ambiente em tempo real; um sensor que consegue definir a forma do ambiente e do mobiliário, permitindo a movimentação do bombeiro mesmo num ambiente com fumaça; recurso de cancelamento de ruído seletivo que bloqueia o barulho das chamas e enfatiza gritos de socorro; e um sistema de comunicação simplificado entre os bombeiros da equipe.

realidadeaumentada1

realidadeaumentada2

3) Ajudar no dia-a-dia de deficientes

Para alguém que tem limitações físicas, tarefas cotidianas como atender o telefone, tirar fotos ou digitar podem ser um grande desafio. Gadgets como o Google Glass usam a realidade aumentada para ajudar essas pessoas a conseguir ser mais independentes e ter uma vida com muito mais qualidade. É o caso da californiana Tammie Van Sant, de 52 anos, que teve uma fratura que impediu seus movimentos do pescoço para baixo. Ela foi uma dos 8.000 candidatas que se inscreveram para conseguir o direito de comprar os primeiros óculos do Google pelo valor de U$1.500: e foi selecionada. Desde então, sua vida mudou: “Eu posso atender o telefone e realmente ouvir a pessoa do outro lado e ela pode me ouvir. Quando eu recebo uma mensagem, eu posso ler o que diz o texto e responder”, disse Tammie. Para alguém que teve que esperar pelo menos duas décadas desde o acidente para que pudesse fazer coisas simples, como tirar uma foto, essa inovação é realmente uma mudança na vida.

realidadeaumentada3

4) Outro nível de interação com arte e exposições em geral

Se você não estava presente na Alemanha durante a época da divisão feita pelo muro de Berlim, não se preocupe. Uma aplicação desenvolvida no país usa a realidade aumentada para aumentar a qualidade da informação em exposições históricas como na que foi feita no Muro de Berlim. Um sistema de geolocalização se une com um mapa que traça 11 pontos ao longo do muro. As pessoas podem então ver cenas históricas que aconteceram exatamente naqueles locais. Uma das cenas mais clássicas que a aplicação permite realizar é a incrível fuga de Frida Schulze, uma alemã que saltou pela janela do apartamento onde vivia.

Diversas exposições e mostras de arte poderão unir forças com as tecnologias da realidade aumentada para promover apresentações muito mais completas, interativas e significantes para os visitantes.

Essas são apenas algumas mudanças que provam que a Realidade Aumentada veio para melhorar e muito a nossa vida. Com certeza os próximos anos de aperfeiçoamento irão trazer cada vez mais a sensação de estarmos vivendo em um mundo de ficção científica. O futuro chegou amigos, estão preparados?

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Biólogo brasileiro cria armadilha inovadora contra mosquito da dengue