Cobertura Hypeness

Ben & Jerry’s leva recompensa para quem está transformando São Paulo numa cidade mais humana

por: Daniel Boa Nova

Paz, amor e sorvete. Foi com esse lema na cabeça que dois caras se juntaram para abrir uma sorveteria em um posto de gasolina reformado em Burlington, no estado americano de Vermont. O ano era 1978. Passados doze meses, a dupla celebrou o primeiro aniversário da loja promovendo o Dia da Casquinha Gratuita. Mal sabiam eles que a Ben & Jerry’s conquistaria apreciadores muito além das fronteiras dos Estados Unidos. E que a distribuição gratuita de sorvetes se tornaria um evento recorrente em vários países.

Tornar o mundo um lugar melhor é um valor que sempre esteve enraizado nas iniciativas da companhia. Para isso, a Ben & Jerry’s mantém o foco nos seres humanos e no meio ambiente. Seja apoiando a agricultura familiar regional, seja doando boa parte dos lucros para projetos sociais, seja protestando contra a exploração de petróleo no Alasca. E também através de seus sorvetes inusitados com pedaços gigantes de recheio, onde muitos sabores foram criados a partir das sugestões das pessoas. Paz, amor e sorvete é a premissa, que se reafirma a cada nova ação.

Logo ao chegar no Brasil e abrir sua primeira loja em São Paulo, a Ben & Jerry’s realizou um divertido piquenique no meio da rua. O Hypeness esteve por lá na ocasião para registrar, veja como foi.

Na capital paulista, a sorveteria encontrou um ambiente humano em ponto de ebulição, com as pessoas manifestando de diversas formas e a todo momento um desejo de ocupar áreas públicas para tornar a cidade um lugar melhor. E se tem algo que a Ben & Jerry’s busca é estar próxima a quem transforma positivamente o espaço onde vive. Para isso, conta com o social artist Rodrigo Guima, cuja missão dada pelo próprio Jerry durante sua visita no Brasil é de trazer para perto estes movimentos, entender suas necessidades e fazer com que cheguem cada vez mais próximo de alcançar seus objetivos. Guima é conhecido na roda dos movimentos desde que realizou o Aqui bate um Coração, uma intervenção urbana  que já mostramos aqui.

Para ajudá-lo nessa missão, uma kombi hacker foi criada para circular pelas ruas, e de tempos em tempos estacionar junto a esses movimentos organizados pelas pessoas para oferecer sorvete, tomadas para recarregar celulares e até banquinhos para as pessoas sentarem no meio da rua.

JerryGuima
Foto © Ian Thomas

JerryAthos
Foto © Guima

Jerry
Foto
© Guima

Na última sexta-feira, o Hypeness esteve no Largo da Batata para acompanhar uma dessas visitas da kombi. O local sempre foi um ponto central no comércio de São Paulo e com o passar das décadas foi ficando cada vez mais degradado. Em meados dos anos 2000, o poder público deu início a um projeto de requalificação urbana do largo. Porém, ao ser concluído, ficou claro que o novo desenho fora pensado apenas levando em conta a circulação de automóveis e os empreendimentos imobiliários, mas não o uso para lazer dos cidadãos. Para citar um exemplo, nenhuma quadra esportiva foi instalada na reforma.

batata04

batata02

batata13

Com exceção dos botecos ao redor, as pessoas não param por ali. Apenas passam. Mas um grupo começou a organizar voluntariamente ocupações no local todas as sextas ao final do dia. É o projeto A Batata Precisa de Você, que traz atividades culturais das mais diversas vertentes para mostrar todo o potencial do Largo da Batata e fazer um alerta para as melhorias necessárias.

batata14

Já foram plantadas mudas e realizadas diversas intervenções artísticas, que trouxeram mais cores e vida ao que seria apenas um grande cimentado. A partir das 18h, é só chegar com sua cadeira de praia, banquinho ou rede para apreciar confortavelmente as atividades.

batata11

batata16

batata12

batata06

batata15

batata17

No dia em que o Hypeness esteve por lá, quem se apresentou foi o grupo Reza Paz.

batata25

batata27

batata28

Com uma performance em roda que mistura teatro, tambores, cânticos e dança, o grupo trouxe bons fluídos para o largo. Uma porção de curiosos se juntou ao redor para apreciar.

batata29

batata30

batata31_OK

batata34

Pouco depois do término da apresentação, a kombi da Ben & Jerry’s encostou na praça.

batata39

batata38

E o fim do dia no Largo da Batata ganhou alguns sabores a mais. Trabalhadores encerrando o expediente, estudantes, skatistas, ciclistas, camelôs. Cada um se aproximando à sua maneira e logo a fila do sorvete estava formada.

batata45

batata55

batata54

batata42

Quem muda o mundo merece recompensa. Foi por esse motivo que a Ben & Jerry’s esteve no Largo da Batata distribuindo gratuitamente seus sorvetes para quem estava ali se propondo a utilizar a rua de uma forma diferente e criativa. Dessa forma, o sorvete também passa a ser mais uma ferramenta para atrair pessoas e tornar o momento uma oportunidade de dialogar pessoalmente com a população sobre os objetivos dos movimentos e da importância da participação de todos.

batata44_OK

batata57

Na ocasião também foi distribuído o Dim-Dim. A ideia é que, ao ganhar um Dim-Dim, você dê ele a outra pessoa que também esteja mudando a cidade para melhor. Cada Dim-Dim pode ser trocado por um sorvete na loja da Ben & Jerry’s, em São Paulo.

batata35

batata36

Música, dança e pessoas de todos os tipos ocupando o espaço público em uma sexta-feira qualquer. Foi o que encontramos no Largo da Batata, quando acompanhamos a movimentação da Ben & Jerry’s. Já imaginou como seria se todo dia tivesse um pouquinho mais de paz, amor e sorvete?

batata58

batata51

batata59_OK

batata41

Para acompanhar as novidades de Ben & Jerry’s no Brasil e ficar sabendo onde a Kombi vai estacionar, siga a marca no Facebook, InstagramTwitter e pelo site oficial.

Todas as fotos © Daniel Boa Nova para o Hypeness

coberturahype

Publicidade


Daniel Boa Nova
Redator / Roteirista / Produtor de conteúdo

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Primeiro museu de maquiagem do mundo tem lista de espera antes de inauguração