Criatividade

Campanha permite usar parte do Imposto de Renda para apoiar projetos sociais voltados às crianças e adolescentes

por: Redação Hypeness

Depois das eleições, em que as discussões esquentam e a vontade das pessoas de fazer a diferença está lá no alto, é bom saber que os atos de cidadania não se resumem a votar de tempos em tempos. Se o seu objetivo é realmente tornar o Brasil um lugar melhor para todos, existem outras formas de contribuir pra isso.

Por exemplo, uma maneira simples de participar de melhorias que você quer ver no Brasil é fazendo uso dos incentivos fiscais. Você já ouviu falar sobre isso? Incentivo fiscal é a oportunidade que pessoas e empresas têm de direcionar uma parte do Imposto de Renda (IR) que devem pagar para projetos ligados a determinados temas. Exemplos? Cultura, esporte, defesa de direitos de crianças, adolescentes e idosos. É importante registrar que este direcionamento não representa desembolso financeiro algum, já que trata-se de parte do IR que a pessoa ou a empresa já iria pagar.

O Santander transformou um dos incentivos fiscais em programa social, o Amigo de Valor, que é baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90) e facilita que funcionários, estagiários e clientes do banco destinem seus incentivos fiscais, mas também investe (recursos financeiros e capacitação técnica) no fortalecimento das estratégias municipais voltadas para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade.

Todos podem participar e acompanhar o que está sendo feito nos municípios apoiados pelo Programa. Funciona assim – a pessoa física que declara o IR pelo formulário completo pode destinar até 6% desse valor para os municípios apoiados pelo Amigo de Valor. Ou seja, esse dinheiro que você destinou pode ser abatido do seu imposto de renda devido, o que significa que não está pagando a mais. No caso de quem declara pelo formulário simplificado ou está isento, dá pra fazer uma doação a partir de R$ 5,00.

As empresas que operam pelo lucro real podem direcionar até 1% do IR devido aos municípios ou fazer uma doação, não dedutível, caso declarem o IR no modelo simples ou lucro presumido.

AmigodeValor

Como dá pra ver, é bem fácil contribuir para que crianças e adolescentes tenham seus direitos garantidos! O Amigo de Valor está rolando até o dia 21 de Novembro e completa agora 13 anos de história. Ao todo, mais de 44 mil crianças e adolescentes já foram beneficiados pelo Programa.

Para você, esta é uma forma bem simples de exercitar sua cidadania, sem sequer precisar alterar seu cotidiano. Até o próximo dia 21, saiba como participar aqui.

[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=x1YqDvmxKsw&feature=youtu.be”]

AmigodeValor1

AmigodeValor2

AmigodeValor4

AmigodeValor3

AmigodeValor5

artigo_patrocinado

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pombo dançarino criado por animadores é a melhor coisa que você vai ver hoje