Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Imagine que você é uma criança órfã, vivendo dentro de um carro incendiado num lixão de Kigali, capital de Ruanda. Desespero é pouco, não? Esse é o resumo da história do africano Justus Uwayesu, que vivia em busca de comida e amparo e atualmente estuda matemática, economia e direitos humanos na cobiçada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Sua vida pode se comparar à de outros jovens que vivem na região, marcada por conflitos. Uwayesu é, além de estudante, um sobrevivente de um massacre pavoroso entre os grupos étnicos Hutu e Tutsi, que matou 800 mil pessoas em apenas 100 dias. Os pais, que eram agricultores e analfabetos, foram mortos em um ataque, enquanto o garoto e seus irmãos foram resgatados pela Cruz Vermelha. A região ficou completamente devastada após o episódio.
Mas Uwayesu, depois de mendigar e passar por situações extremas, teve a sorte de encontrar a fundadora da ONG Esther Aid, Clare Efiong, dedicada a resgatar crianças órfãs na região do Ruanda. Com o sonho de frequentar a escola, ele se tornou o melhor aluno da turma após um ano e conquistou notas que garantiram sua entrada numa instituição especializada em ciências. O jovem não mais parou.
Atualmente com, aproximadamente, 22 anos de idade, já que não há registro oficial de sua data de nascimento, o jovem acreditou na potência dos sonhos e, com muita dedicação, conseguiu fazer parte de uma das maiores universidades do mundo após se matricular no programa Bridge2Rwanda, destinado à preparação de alunos para ingresso na faculdade. Ele ainda aprendeu outras línguas, como inglês, francês, suaíli e lingala. Esse garoto já foi longe, mas vai chegar ainda mais com essa dedicação que serve de exemplo para o mundo inteiro.
Todas as fotos © Arquivo pessoal/Facebook/Justus Uwayesu
Foto de topo © Ian Thomas Jansen-Lonnquist para o The New York Times
Publicidade
Quando a fotógrafa canadense Robin Macmillan foi diagnosticada com câncer de mama aos 39 anos de idade, tinham...
Viola Davis não para de arrasar. A atriz já levou um Oscar e um Globo de Ouro em 2017 pelo filme "Um Limite Entre...
New Hope é uma pequena cidade com pouco mais de 600 habitantes no interior do Texas, estado conhecido por seu forte...
Jeremy e Justice se conheceram na escola dominical quando tinham apenas 10 anos de idade. Após uma década, em agosto...
Você se lembra da floresta Upside Down de Stranger Things, a série da Netflix que ganhou nossos corações com os...
Algumas coisas na vida são tão absolutamente maravilhosas que podem ser usadas para muitas finalidades. Por exemplo,...
Faleceu no último dia 19 a pessoa mais velha do mundo. A japonesa Kane Tanaka tinha 119 anos de idade e entrou para o...
“Espero que isso ajude você a entender o processo. Eu fiz isso porque muitas pessoas parecem pensar que estar...
Não importa se o gesto é enorme ou delicado e pequeno, pleno em valor simbólico mais do que no tamanho em si, a...