Viagem

Conheça os 10 lugares com maior densidade populacional do mundo

por: Eme Viegas

Quantas pessoas cabem no mundo? Se você acha que 7 bilhões já é mais do que o suficiente, imagine quem mora em Hong Kong, onde, por exemplo, se concentram mais de seis mil pessoas por quilômetro quadrado. A densidade populacional estabelece a medida entre habitantes e espaço para se viver, o que significa pouquíssima distância umas das outras no cenário atual.

Uma das provas de como o mundo anda pequeno hoje em dia vem do Facebook, que nos indica, em casos absolutamente remotos e inesperados, os amigos em comum com os novos e antigos colegas, conhecidos em quaisquer ocasiões da sua vida. Ou seja, o globo terrestre está crescendo ou nossas distâncias estão encurtando?

O centro de estudos estadunidense Demographia realiza anualmente a pesquisa “Demografia das Áreas Urbanas do Mundo”, que, na edição de 2014, mostra que nas 922 áreas urbanas, sendo 29 megalópoles, vivem mais de 500 mil habitantes. Nas cidades africanas e asiáticas existem mais de 18 mil pessoas a cada sete mil quilômetros quadrados.

Confira abaixo os 10 lugares com a maior densidade populacional do mundo:

1. Santa Cruz del Islote, Colômbia

O dado não é oficial, mas aparentemente a ilha no caribe colombiano tem cerca de 1.200 pessoas divididas em 90 casas, o que resulta em aproximadamente 103 pessoas por quilômetro quadrado. A ilha é tão pequena que não há nem espaço para cemitério, ou seja, os mortos são levados para a ilha vizinha.

Santa CruzFoto: hotelpuntanorte

2. Hong Kong, China

Com 7,242 milhões de pessoas, sendo 6.650 por quilômetro quadrado, Hong Kong é uma das cidades com maior volume populacional. O maior número de pessoas está concentrado na costa norte, sendo 26 mil pessoas por quilômetro quadrado.

HongKongFoto: encontresuaviagem

3. Manhattan, EUA

A ilha nova-iorquina é a mais densa de todas as cidades norte americanas, com uma população de 1.626.159, sendo 27.345 habitantes por quilômetro quadrado, o que a consolida como o local mais denso de toda a América do Norte. É também o terceiro maior bairro de Nova York em termos de população, porém o menor em tamanho geográfico.

manhattanFoto: swimchannel

4. Ilha Salsette, Índia

No meio do mar da Arábia, seguindo a costa leste da Índia, a Ilha Salsette carrega consigo a metrópole de Mumbai e as cidades de Thane e Mira-Bhayandar. Isso faz com que ela se torne uma das ilhas mais densamente povoadas do mundo, com 15,1 milhões de habitantes vivendo numa área de aproximadamente 619 quilômetros quadrados, ou seja, são 24.414 pessoas por quilômetro quadrado.

mumbai-salsetteFoto: hijodevecino

5. Veneza, Itália

Situada num grupo de 118 pequenas ilhas, Veneza está no nordeste de Itália, onde vivem aproximadamente 270.843 moradores ou cerca de 414 pessoas por quilômetro quadrado (já pra não falar de se encher de turistas o ano inteiro). A população na cidade caiu 0,2% entre os anos de 2002 e 2007, mas continua entre as mais populosas do mundo.

venezaFoto: encontresuaviagem

6. Joal-Fadiout, Senegal

A vila localizada no sul da região de Thiès, em Senegal, tem cerca de 39 mil habitantes, que se dedicam a pesca e ao cultivo de arroz. Por ser pequena, resulta em 776 pessoas por quilômetro quadrado.

fadiouthFoto: 

7. Malé, Maldivas

A capital e cidade mais populosa das Ilhas Maldivas é bem urbanizada e já soma aproximadamente 105 mil habitantes. Muitos deles possuem apenas residência sazonal a curto prazo, então não há como ter um número exato. A densidade fica em 18 mil pessoas por quilômetro quadrado, numa área de apenas 5.798 quilômetros quadrados.

MaleFoto: reddit

8. Ebeye, Marshall

Localizada nas Ilhas Marshall, Ebeye tem 80 hectares de extensão, com uma população de 15 mil pessoas, onde mais de 50% já está acima dos 18 anos de idade. A ilha possui a quinta maior densidade populacional do mundo, sendo considerada “o gueto do Pacífico”.

Ebeye_IslandFoto: wikipedia

9. Ilha de Vassiliev, Rússia

Com aproximados 203,058 habitantes, a ilha em São Petersburg, na Rússia, é a maior entre as ilhas do país e um grande centro histórico. A arquitetura rica e inúmeras igrejas históricas atraem os olhares do distrito.

Vasilievsky_IslandFoto: personaltours.ru

10. Lübeck, Alemanha

A cidade ao norte da Alemanha possui 214 quilômetros quadrados, ocupados por 211.2113 pessoas, sendo 986 habitantes por quilômetro quadrado. Reconhecida por conta de sua arquitetura consagrada, tornou-se Patrimônio Histórico da Humanidade, título concebido pela UNESCO.

LubeckFoto: Wikipedia

Foto do topo e home: en.wikipedia.org

Publicidade


Eme Viegas
Trabalho com internet e meu escritório é na praia.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Hamburgueria inspirada em Harry Potter faz sucesso entre fãs do bruxinho em SP