Inovação

Garoto de 15 anos cria aparelho que ajuda deficientes visuais a reconhecer cores

27 • 11 • 2014 às 05:11
Atualizada em 27 • 11 • 2014 às 06:07
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Inspirado em deficientes visuais que trabalham com macramé, um tipo de tecelagem, o estudante argentino Matías Apablaza, de 15 anos, desenhou e programou um dispositivo que é capaz de converter cores em avisos sonoros, facilitando a identificação de novelos de lã. Portátil, simples de ser utilizado e barato, o gadget foi apresentado durante a Google Science Fair 2014, evento que promove a ciência e invenção entre os jovens.

Matías aprendeu a programar sozinho, aos 9 anos, tendo como referência vídeos e textos na internet. A necessidade dos deficientes visuais tinha uma solução que, na cabeça do garoto, era simples: bastava converter o conceito abstrato de cores em algo que pudesse ser percebido por eles, como o som. Embora já existam alguns dispositivos como este e os smartphones possam ser usados com apps para o mesmo fim, nenhuma dessas opções é financeiramente acessível para todas as pessoas.

A invenção garantiu a Matías o primeiro lugar na edição argentina da Google Science Fair 2014. O prêmio de US$ 1.000 será utilizado para aprimorar o gadget. “Agora é preciso implementar melhorias para identificar bilhetes e corrigir uma margem de erro de 5% em situações de luz extrema”, afirma.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=GF8A9pE8il4″]

matias-apablaza3

matias-apablaza4

Fotos © YouTube

MatíasExtra1

Foto © Tecnopolis Argentina

matias-apablaza5

Foto © Matias Apablaze

mathias1

Foto © Google Science Fair

Apesar de relevante e funcional, a invenção de Matias não emplacou os finalistas do prêmio mundial – confira aqui os 15 inventos que concorreram à final global do Google Science Fair 2014.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness