Inovação

Jovem empreendedora cria papel especial que aumenta em até 4 vezes a durabilidade dos alimentos

Redação Hypeness - 26/11/2014 | Atualizada em - 19/03/2015

Ao visitar sua família na Índia, quando era pequena, Kavita Shukla bebeu água da torneira, sem querer. Fazer isso em um país como a Índia é pedir para ter uma dor de barriga, visto que o risco de contaminação da água é muito grande. Para evitar que a garota sofresse qualquer tipo de infecção, sua avó preparou-lhe um chá de especiarias, que não só a salvou, como despertou sua curiosidade.

Foi a partir dessa experiência que, anos mais tarde, Kavita daria início ao FreshPaper, um papel especial que contém diversas especiarias capazes de inibir o crescimento de bactérias e fungos, aumentando o prazo de validade dos alimentos em até quatro vezes.

O interesse pela forma com que as especiarias combatiam as bactérias e fungos aumentou durante a adolescência e já aos 17 anos Kavita conquistou uma patente para o FreshPaper. O papel, biodegradável e orgânico, pode ser colocado na gaveta da geladeira, em fruteiras ou em sacos de frutas e verduras e dura cerca um mês, garantindo vegetais frescos e saudáveis e evitando o desperdício de alimentos no mundo – As Nações Unidas para Agricultura e Alimentos, a FAO, estima que todos os anos, um terço da produção de alimentos no mundo é desperdiçada, processo que começa nas plantações e termina nos supermercados e lares.

Hoje, aos 29 anos, Kavita e seu sócio, Swaroop Samant, distribuem o FreshPaper para grandes redes de supermercado e agricultores em mais de 35 países. O objetivo é aumentar a distribuição e contemplar regiões como a África e a Índia, por meio de parcerias com ONGs e institutos de pesquisa.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=CGl3kZQMr3U&feature=youtu.be”]

fresh-paper8

fresh-paper7

fresh-paper1

fresh-paper2

fresh-paper5

fresh-paper4

fresh-paper6

Todas as fotos © Fenugreen

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.