Sustentabilidade

Lei que proíbe criação de animais em confinamento é encaminhada ao governo estadual

Redação Hypeness - 27/11/2014

O direito dos animais acaba de avançar um grande passo, que poderá garantir um pouco mais de qualidade de vida a eles. O projeto de lei 714/12, de autoria do deputado e ativista Feliciano Filho (PEN), que proíbe a criação de animais em sistema de confinamento, foi encaminhado ao governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin para aval de sancionamento ou veto. A pauta já foi aprovada pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).

O sistema de criação por confinamento é feito através de lotes, ou seja, coloca os animais na posição de produto, sem levar em conta de que tratam-se de seres vivos, com sentimentos e necessidades básicas, tal como qualquer um de nós. O confinamento impossibilita que exerçam seu comportamento natural e os coloca em processos químicos de engorda, por exemplo, em busca de aumentar a produtividade do animal e diminuir os custos. Galinhas, porcos e bezerros são submetidos a estes processos rotineiramente.

Com a enorme mobilização e criação de campanhas contra o sofrimento dos bichos, podemos observar que muitos deles sequer já viram o sol antes de morrer. Alguns já nascem inseridos neste sistema, com espaço extremamente limitado, o que gera lesões, estresse, depressão e outros problemas de saúde, que, no fundo, acontecem apenas por conta da produção em massa e da ganância humana.

O fim deste sistema severo de alojamento resulta em uma qualidade de vida maior, menos dolorosa e mais decente. O descumprimento da lei resulta em multa de R$ 40.280,00 por animal, ou 2 mil UFESP, Unidade Fiscal do Estado de São Paulo, fazendo com que o valor dobre em caso de reincidência, além de outras penalidades, como suspensão de alvará, apreensão do animal, entre outros.

Agora é só torcer pelo fim de vez das gaiolas e celas!

galinhas

Foto: noticiaanimal

porcos_cria

Foto: veganos.org

galinhas3

Foto: vidavegetariana

porcos

Foto: anda

bezerro

Foto: veganolo.blogspot.com

pigs

Foto: vivalavitamensagens

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Trigo transgênico: veneno no pão a um passo da liberação; especialista vê brasileiros cobaias