Sustentabilidade

Como se não bastasse ser o país das bikes, Holanda cria agora ciclovias que geram energia limpa

12 • 11 • 2014 às 07:16
Atualizada em 17 • 11 • 2014 às 17:35
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A Holanda, país famoso por suas bikes, agora tem mais um motivo para se orgulhar das ciclovias: um novo bloco inteligente que faz as vezes do asfalto é capaz de criar energia limpa a partir da captação de raios solares. Chamado de SolaRoad, o primeiro protótipo foi instalado na cidade de Krommenie, localizada a 25 km da capital Amsterdam e, com 70 metros de extensão, pode produzir energia suficiente para alimentar as casas de três famílias durante o ano.

O SolaRoad consiste em um módulo especial de concreto que é coberto por uma camada de vidro sueperresistente e células fotovoltaicas, que captam a energia do sol e a converte em eletricidade. Além de permitir uma extensão maior para a captação dos raios solares, a nova ciclovia não causa impactos na paisagem. A contrapartida é que os módulos no chão são até 30% menos eficientes que as placas solares instaladas nos telhados, devido à inclinação. A SolaRoad, segundo estudos, é capaz de produzir 50 quilowatts-hora por metro quadrado.

A iniciativa é da TNO, uma organização holandesa independente que promove a inovação. Por enquanto apenas 70 metros de ciclovia inteligente serão instalados, mas ideia é aumentar a extensão para 300 metros até 2016. O projeto tem um custo estimado de 3 milhões de euros.

solarroad1

solarroad2

solarroad3

solarroad4

solarroad5

solarroad6

solarroad7

Todas as fotos © SolaRoad

Publicidade

Canais Especiais Hypeness