Inspiração

Piso em estação de metrô na França gera energia por meio de passos

por: Bruna Rasmussen

A cada passo que cada pessoa no mundo dá, energia poderia ser gerada para acender lâmpadas e carregar gadgets. Para a Pavegen, essa pode ser uma realidade em cerca de 10 anos, mas por enquanto, é só um teste. Na estação de metrô de Sait-Omer, no norte da França, 14 peças retangulares foram instaladas no chão, por onde passam milhares de pessoas todos os dias. O resultado foi energia limpa suficiente para alimentar lâmpadas LED e permitir que os passageiros recarreguem seus celulares em duas portas USB instaladas em um banco.

Toda vez que alguém pisa na placa, o material, feito 100% com borracha reciclada, se curva levemente, criando cerca de 7 watts de energia cinética convertida, que é armazenada em pequenas baterias embutidas no piso e pode ser utilizada em até 72 horas.

Gerar energia solar ou eólica é mais prático, mas nem sempre viável em grandes centros urbanos. Embora um passo na placa a Pavegen crie energia suficiente apenas para manter uma lâmpada acesa por alguns segundos, basta pensar em quantos passos as pessoas dão por dia para entender o potencial dessa tecnologia.

pavegen1

pavegen2

pavegen3

pavegen4

pavegen5

Todas as fotos © Pavegen

Publicidade


Bruna Rasmussen
Bruna escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Adora gatos, inovação e é curitibana – fala “duas vinas”, mas dá “bom dia” no elevador.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
9 pessoas foram fotografadas antes e depois de ver a pessoa amada e o resultado fala por si