Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Quem trabalha com marketing, comunicação ou design sabe como é importante abrir horizontes, ir mais longe no universo da imaginação e não se centrar em uma área específica. Esse é aliás o objetivo do Hypeness: mostrar que a inspiração pode vir de qualquer lugar, mesmo daqueles que você não imaginava e que não têm nada a ver com o seu trabalho. Por isso, curtimos tanto a forma como Alex McDowell pegou no conceito de “criação de mundos” e concebeu o projeto RILAO.
A criação de mundos é uma prática interdisciplinar na qual você não cria apenas a história, mas desenvolve um mundo mais amplo, do qual pode depois retirar pequenas histórias. É uma forma de criar uma narrativa mais complexa, de poder trabalhá-la em diferentes plataformas, mas também de abrir o leque de possibilidades, o que vai te ajudar no processo criativo.
Alex McDowell é professor da escola de cinema da University of South California (USC), fundador e diretor criativo da 5D Global Studio, e criou o RILAO, um projeto em que ele aplica esse conceito de criação de mundos e que consiste em uma cidade artificial, que une características do Rio de Janeiro e de Los Angeles. Para o projeto, foi criada toda uma mitologia em volta dessa “cidade”, entre histórias, referências do lugar, imagens, cultura, tecnologia ou mesmo paisagens.
O RILAO foi apresentado no Science of Fiction 2014 Congress, entre os dias 24 e 26 de outubro de 2014, na USC, e envolveu a participação de diversas instituições do mundo inteiro. Uma vez que estamos falando de uma cidade virtual inspirada no Rio, era fundamental ter presentes elementos da cultura carioca. E o que há de mais característico no Rio que o seu Carnaval, uma festa iniciada na cidade ainda no século XVIII? O Carnaval do Rio é conhecido mundialmente e movimenta anualmente a indústria da cidade – pensando nisso, 10 estudantes de graduação em administração da ESPM Rio criaram o Carnaval de RILAO. Afinal, todo mundo precisa de um pouco de entretenimento, certo?
Rilao Trailer from WbML on Vimeo
O curso de graduação em administração da ESPM Rio possui foco em marketing e entretenimento, o que está alinhado à vocação do RJ como polo de entretenimento e cultura. A economia criativa foi considerada um dos cinco setores estratégicos de desenvolvimento econômico da cidade, o que prova a importância de formar profissionais nestas áreas.
Se quiser saber mais sobre esse curso, que pretende formar gestores com visão criativa e multidisciplinar, capazes de gerenciar experiências com marcas e conteúdos utilizando o entretenimento como linguagem, vale a pena clicar aqui.
Publicidade
Reverb - Se na vida real uma improvável parceria entre o rapper canadense Drake e os Beatles seria impossível, pelas...
O TED lançou um evento, o Ads Worth Spreading, que reúne 10 grandes lições passadas pela publicidade. São...
A decoração é uma das coisas mais legais do Natal. É uma verdadeiro ritual, que certamente fez parte de algum...
A febre do gin veio para ficar e trouxe boas novas para os amantes dos drinks. A marca Tanqueray, líder no segmento no...
Potterheads desse Brasil, uni-vos! Chegou a hora de comemorar! Se você é fã da saga Harry Potter, sabe muito bem que...
Foi dada a largada para o Cannes Lions. Simultaneamente ao Festival Internacional de Criatividade, uma exposição...
A coelhinha Mimi nasceu surda, com apenas três patas e sem orelhas. Mesmo assim, você dificilmente verá algum...
As mulheres se vestem para si mesmas ou para os outros? A resposta para esta pergunta parece óbvia, mas está longe de...
Quem vive com vários animais de estimação sabe bem que os bichos, como qualquer outro membro da família, disputam...