Criatividade

Projeto cria cidade fictícia mesclando o Rio de Janeiro com Los Angeles

por: Redação Hypeness

Quem trabalha com marketing, comunicação ou design sabe como é importante abrir horizontes, ir mais longe no universo da imaginação e não se centrar em uma área específica. Esse é aliás o objetivo do Hypeness: mostrar que a inspiração pode vir de qualquer lugar, mesmo daqueles que você não imaginava e que não têm nada a ver com o seu trabalho. Por isso, curtimos tanto a forma como Alex McDowell pegou no conceito de “criação de mundos” e concebeu o projeto RILAO.

A criação de mundos é uma prática interdisciplinar na qual você não cria apenas a história, mas desenvolve um mundo mais amplo, do qual pode depois retirar pequenas histórias. É uma forma de criar uma narrativa mais complexa, de poder trabalhá-la em diferentes plataformas, mas também de abrir o leque de possibilidades, o que vai te ajudar no processo criativo.

Alex McDowell é professor da escola de cinema da University of South California (USC), fundador e diretor criativo da 5D Global Studio, e criou o RILAO, um projeto em que ele aplica esse conceito de criação de mundos e que consiste em uma cidade artificial, que une características do Rio de Janeiro e de Los Angeles. Para o projeto, foi criada toda uma mitologia em volta dessa “cidade”, entre histórias, referências do lugar, imagens, cultura, tecnologia ou mesmo paisagens.

O RILAO foi apresentado no Science of Fiction 2014 Congress, entre os dias 24 e 26 de outubro de 2014, na USC, e envolveu a participação de diversas instituições do mundo inteiro. Uma vez que estamos falando de uma cidade virtual inspirada no Rio, era fundamental ter presentes elementos da cultura carioca. E o que há de mais característico no Rio que o seu Carnaval, uma festa iniciada na cidade ainda no século XVIII? O Carnaval do Rio é conhecido mundialmente e movimenta anualmente a indústria da cidade – pensando nisso, 10 estudantes de graduação em administração da ESPM Rio criaram o Carnaval de RILAO. Afinal, todo mundo precisa de um pouco de entretenimento, certo?

RILAO1

RILAO2

Rilao Trailer from  on Vimeo

O curso de graduação em administração da ESPM Rio possui foco em marketing e entretenimento, o que está alinhado à vocação do RJ como polo de entretenimento e cultura. A economia criativa foi considerada um dos cinco setores estratégicos de desenvolvimento econômico da cidade, o que prova a importância de formar profissionais nestas áreas.

Se quiser saber mais sobre esse curso, que pretende formar gestores com visão criativa e multidisciplinar, capazes de gerenciar experiências com marcas e conteúdos utilizando o entretenimento como linguagem, vale a pena clicar aqui.

RILAO_ESPM3

artigo_patrocinado

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pabllo Vittar invade festa de fim de ano e canta em karaokê