Inovação

Projeto transforma antigas estações de metrô de Paris em baladas, jardins e centros esportivos

19 • 11 • 2014 às 07:03
Atualizada em 19 • 11 • 2014 às 09:50
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Ao longo dos 214 km de metrô que cortam Paris, algumas estações subterrâneas estão abandonadas. Fechadas após a entrada da França na Segunda Guerra Mundial, esses espaços são subutilizados e permanecem esquecidos pelos parisienses. Contudo, Nathalie Kosciusko-Morizet, ex-candidata à Prefeitura da cidade e ex-ministra do meio ambiente, tem um projeto para mudar isso e dar nova vida a essas estações.

Em parceria com os arquitetos Manal Rachdi, do OXO Associates, e Nicolas Laisné, ela desenvolveu um plano para transformar estações de metrô abandonadas em boates, galerias de arte, jardins, piscinas e restaurantes. “Transformar uma antiga estação de metrô em uma piscina ou um ginásio poderia ser uma forma de compensar a falta de complexos esportivos em algumas áreas da cidade“, comenta Rachdi.

Ao utilizar os espaços subterrâneos para a criação de boates, por exemplo, vizinhanças teriam bem menos problemas com barulhos, ao mesmo tempo que teriam mais opções para o lazer noturno – além de que, cá entre nós, não seria demais curtir a noite em uma balada subterrânea? Já a criação de jardins, que seriam iluminados com um sistema de luzes especiais, permitiria aos parisienses aproveitar melhor a natureza, principalmente em dias chuvosos – e nós bem sabemos que o tempo em Paris não é dos mais ensolarados.

Muitas das antigas estações de metrô estão fechadas, mas algumas ainda têm serventia. É o caso da estação Saint-Martin, utilizada como abrigo para sem-tetos e a Porte de Lilas e Arsenal, que não raro são locadas para a gravação de filmes ou treinamento de funcionários do metrô. Mesmo assim, o projeto poderia transformar esses locais em espaços públicos incríveis. Kosciusko não ganhou as eleições municipais de 2014, mas o projeto ainda tem chances de se tornar realidade. Confira algumas das propostas:

estacoes-paris1

estacoes-paris2

estacoes-paris3

estacoes-paris4

estacoes-paris5

Todas as imagens © OXO Associates

*Esse post é um oferecimento de SKYY VODKA Brasil.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness